Assistir a um eclipse sem proteção nos olhos pode causar cegueira?

Por , em 6.01.2011

Todo o mundo já ouviu falar que assistir a um eclipse pode cegá-lo. Será que isso é verdade? Bom, certamente não é motivo para você perder tal evento tão bonito. O primeiro dos quatro eclipses solares parciais programados para ocorrer em 2011 foi dia 4 de janeiro. Se você mora ou estava na Europa, Ásia ou África, deveria ter assistido o evento; só não se esqueça de atender aos conselhos dos especialistas: não olhe diretamente para o eclipse.

Segundo os oftalmologistas, não é o eclipse em si que é uma a ameaça; quando você olha para o sol diretamente, por mais de alguns segundos, isso pode causar danos permanentes nos olhos.

O que acontece é que o fascínio de um eclipse dá às pessoas uma razão para olhar diretamente para a estrela de fogo. Olhar para o sol durante um eclipse pode levar a uma condição conhecida como “cegueira por eclipse”.

Quando os olhos desprotegidos olham para o sol por um período prolongado de tempo, a intensa luz visível pode danificar ou mesmo destruir células bastonetes e cone, sensíveis à luz, dentro da retina.

Os oftalmologistas afirmam que olhar diretamente para o sol vai “acabar” com a alta resolução das imagens, e um pouco da visão das cores. Cerca de 10 minutos olhando para o sol pode causar algum grau de cegueira permanente. Da mesma forma que as células do cérebro, cones e bastonetes não regeneram; o tanto com que uma pessoa nasce é o tanto que ela tem para o resto de sua vida.

Você ainda poderia se perguntar: quem passaria 10 minutos olhando para o sol? Alguém sob efeito do LSD, por exemplo. De acordo com um estudo de 1973, o LSD produz um grau elevado de consciência de imagens visuais. Como resultado, os usuários de LSD tendem a se atrair para objetos brilhantes e coloridos. O LSD também dilata a pupila, e isso pode resultar em uma maior concentração de luz absorvida.

A pesquisa chegou a essa conclusão a partir do estudo de dois casos, sendo que em um deles, uma menina de 15 anos que tinha ouvido uma palestra sobre os perigos do uso de drogas alucinógenas e olhar para o sol pensou que “seria uma coisa boa queimar as retinas”, tomou LSD e ficou olhando para o sol por um período indeterminado de tempo. Embora ela não seja capaz de ler claramente depois disso, conseguiu recuperar sua visão plena após dois meses.

Para assistir a um eclipse com segurança, aqui vai duas dicas: em primeiro lugar, absolutamente não use drogas alucinógenas. Depois, óculos de sol não são eficientes. É melhor comprar óculos que ofereçam proteção adequada em lojas de suprimentos de solda, alguns fabricados especialmente para a observação solar. Ou então, fabrique você mesmo uma câmera pinhole usando uma caixa de sapatos. [LifesLittleMysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 2,00 de 5)

9 comentários

  • Caio Luna:

    Eu me esqueci de outro detalhe. O Sol só é amarelo daqui da Terra, por causa da atmosfera, a cor verdadeira é branco.

  • Caio Luna:

    Eu fiz login no Facebook só para comentar isso aqui: o Sol não é uma estrela de fogo. E sim, de plasma. Ele é formado de hidrogênio a uma temperatura muito alta que se transforma em hélio numa fusão nuclear. Ele é formado de plasma que é quando um gás é superaquecido. corrige ai no texto porfavor.

  • Rodrigo Paim:

    Bom avisar mesmo ….

    Só falta rolar processo por causa disso …

    Depois da Nasa ter que fazer um site especial só para pessoas preocupadas com 2012 não duvido mais de nada

  • jullian:

    interesante, foi bom avisarem, pois qndo houver um eclipse ake no brasil estaremos preparados para ficar cego =)

  • Felipe2:

    pri,

    vc deve ficar linda de qualquer jeito 😀

    BJOS!!!

  • victor:

    sheik
    amanhã vou no SUS pegar uma chapa

  • Gil:

    A forma mais segura de observação solar ainda é por projeção da imagem do astro num anteparo. Existem filtros muito utilizados por astrônomos profissionais ou amadores, como o filtro Baader (é caro e não é fácil de encontrar no Brasil), que deve ser colocado sempre na frente da objetiva e nunca na frente das oculares, quando da observação do astro feita com instrumento óptico de aumento (binóculos, lunetas e telescópios). Com esse tipo de filtro é possível fazer óculos que serverm para observar o Sol, durante o eclipse. Jamais utilize instrumento para observar o Sol sem orientação de especialistas!!! O preço pode ser a perda definitiva da sua visão com a queimadura instantânea da retina. Altamente perigoso…

  • pri:

    imagina eu com uma caixa de sapato na cara? linda né?

  • Sheik:

    E usas aquelas radiografias?

Deixe seu comentário!