Foto: veja a Terra nascente sobre o horizonte lunar

Por , em 8.05.2014

A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, vê a Terra “nascer” 12 vezes ao dia. Recentemente, a nave aproveitou uma excelente oportunidade para capturar essa imagem incrível do nosso planeta.

Normalmente, a câmera da LRO aponta para baixo sobre a superfície lunar. Mas, neste caso, os cientistas da NASA tiveram que lançá-la para a frente quando se aproximava do polo norte da lua, permitindo que a grande angular registrasse a Terra elevando-se acima da cratera Rozhdestvenskiy, com 180 quilômetros de diâmetro.

Curiosamente, a imagem é uma composição colorida de vários quadros em tons de cinza, que podem ser vistos nesta animação:

hepqsg4hfrjw5sixqaz9

No momento de processar a imagem, no entanto, cientistas da NASA e da Universidade Estadual do Arizona (EUA) escolheram comprimentos de onda que combinam bem com o olho humano, de modo que as cores desta fotografia estão muito próximas da verdade, ou seja, isto é o que uma pessoa, no geral, realmente veria se estivesse nessa posição.

Além disso, o brilho relativo de cada objeto está em uma escala verdadeira. Como você pode observar, a Terra é consideravelmente mais brilhante que a lua. [io9]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • Francisco Assis Gurgel Gurgel:

    o brilho da terra na parte escura da lua é superior o brilho da lua cheia na terra é o que afirmaram astronautas que lá estiveram missão apolo década de 70 e conforme fotos e documentos pouco parece com esta

  • Andre Luis:

    A Terra é muito bonita vista de fora!

    • Tiago Cunha:

      A Terra é bonita vista de qualquer ângulo

Deixe seu comentário!