Moralidade animal: 7 vídeos incríveis

Por , em 3.11.2011

“O pouco que sabemos agora sobre o comportamento moral dos animais nos leva a concluir que é muito mais desenvolvido do que nós lhe demos crédito”, disse Marc Bekoff, professor de ecologia e biologia evolutiva. “Não somos os únicos ocupantes da arena moral”.

No mundo científico, acumulam-se evidências que sugerem que muitos animais são seres morais. Comportamentalistas animais têm observado muitos casos em que eles exibem um senso de certo e errado, e geralmente tratam uns aos outros com bondade, justiça e reciprocidade – mais do que nós podemos nos gabar. Veja algumas das provas nesses vídeos incríveis:

7 – Hipopótamo e impala

Em um exemplo surpreendente de altruísmo entre espécies, um hipopótamo resgata um impala jovem da morte pelas garras de um jacaré, e ainda parece tentar ressuscitar o animal.

6 – Cão culpado

Neste divertido vídeo, o proprietário de um cão volta para casa e descobre seu lixo espalhado por toda parte, e a tampa da lata de lixo presa na cabeça de seu cão. O animal apresenta linguagem corporal de culpa (muita culpa), e especialistas dizem que ele provavelmente entende que se comportou mal, quebrando uma regra posta em prática pelo membro alfa de seu “grupo” – seu dono.

5 – Pinguim ladrão

No vídeo, pinguins-de-Adélia são vistos reunindo pedras para construir seus ninhos. Um deles furtivamente rouba uma pedra do ninho do seu vizinho toda vez que ele vai pegar uma nova. Mas será que o pinguim ladrão sabe que suas ações secretas são moralmente erradas?

Os cientistas acreditam que não, porque dentro do grupo social dos pinguins, não há punição ou tratamento diferente para aves que roubam. Entre os corvos, por outro lado, existem consequências sociais para as aves que roubam. Os cientistas pensam que isso instila neles um senso de certo e errado.

4 – Esquilo de luto

Neste vídeo, um esquilo jaz morto na estrada, enquanto outro luta com os corvos que vêm para comer a carcaça. O esquilo vivo parece ter um impulso emocional ou moral de proteger o corpo de seu companheiro.

3 – Cão pedindo resgate

Nesta filmagem um pouco famosa, feita logo após o tsunami no Japão, um cão parece tentar chamar a atenção e obrigar a equipe de filmagem a resgatar seu companheiro ferido. Ele se recusa a deixar para trás o cão ferido, e parece confortá-lo.

2 – Elefantes resgatam filhote

Numa demonstração enorme de compaixão, elefantes trabalham juntos para resgatar um filhote do afogamento.

1 – Cachorro tenta salvar companheiro

Um cão resgata o outro companheiro que havia sido atropelado e estava ferido, arrastando-o pela movimentada pista de uma rodovia, arriscando seu próprio pescoço.

Além desta cadela que salvou um bebê humano recém-nascido que havia sido abandonado no frio congelante cientistas descobriram que cães possuem uma forma rudimentar de empatia.

[Life’sLittleMysteries, HypeScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

56 comentários

  • Mario:

    os animais usam o bom senso os homems já o perderam.

    • Ezio José:

      Hoje ví um pitbull matar um luluzinho que passeava com uma madame pela calçada. Foi uma cena triste. Ainda bem que matou o Luluzinho branquelo e se não fosse seria a madame que já é de idade.
      Aceese o link do youtube e veja uma cena necessária:
      http://www.youtube.com/watch?v=ydvKMsyorI8

  • CAIPIRÃO:

    …Enfiaram a bíblia no meio,o negócio é a ‘Moralidade Animal,ô turminha mediocre!!!!!!!!

    • Jonatas:

      Deixa, esse livro milenar distorcido por traduções e deduções sem sentido é tudo que eles tem em suas vidas vazias como concepção da verdade… Escolha deles.

    • Duda:

      Não sei o que vc considera “sentido” pra vida nem o que vc entende por concepção da verdade,o que aliás deve ser um expert, mas por favor para de falar asneira por conta de um simples comentário que o cara fez do video, te garanto que certos animais tem muito mais noção de amizade do que o homem, principalmente quando estes não sabem o que falam!!!

    • Jonatas:

      S-e-i muito bem o que falo. Todos os meus comentários são elaborados e muito bem pensados, pode discordar mas não chamar de “as-nei-ra”. A bíblia, que tanto acreditam fonte inquestionável da verdade, está repleta de contradições e falta de SEN-TI-DO. Mas fora isso, vou só pela falta de veracidade, estórias contadas até numa casa são modificadas pelas versões de quem conta, e a bíblia é milenar. As traduções e deduções, as vezes por acaso e as vezes por in-te-res-se, mudaram palavras e conceitos ao longo de milênios. daimon , que significava originalmente “espírito protetor” teve seu formato alterado para de-mô-nio, figura do mau a se temer. A célebre frase de cristo “Mais fácil um CAMELO passar por um furo de agulha que um rico entrar no reino dos céus” um distorção acidental da tradução de “fio de costura”, que naquela época era feita de pêlo de camelo. Funções bíblicas distorcíveis e adaptáveis a in-te-res-ses permitiram a bíblia ser o fundamento dos cri-mes da santa inquisição, da escravidão, das guerras, da destruição das culturas indígenas, e dos sacrifícios de animais como esses da reportagem…

    • Jonatas:

      Esse livro milenar já aprovou sacrifício desses animais.

    • Maria Emília:

      Jonatas, como você quer ser respeitado se não respeita o que para nós é tão importante?
      Você tem noção do que se chamava agulha, naquela época? Não, por isso disse besteira mesmo.
      Naquela época havia um tipo de trava na entrada do lugar onde colocavam os camelos para, quando eram recolhidos, esta trava impedia que eles saíssem. Era muito difícil,praticamente impossível que passassem por este buraco.
      Quanto ao rico entrar no céu, não é impossível, mas difícil, pois todo rico normalmente é apegado a seus bens. O que na realidade precisamos é sermos apegados a Deus.

    • Jonatas:

      Maria Emília, vocês querem vir aqui e questionar a veracidade da ciência sem que tenhamos o direito de questionar a veracidade da religião? Santa paciência.

  • gloria:

    Há certas ocasiões na vida q sinto vergonha de ser humana e pertencer a raça q destroe mesmo ñ sendo p\ sobreviver.Mas…ainda existem humanos inrracionais q agem como esses animais dos vídios, porque os q são racionais , o são demais… praque ajudar outro ser se sou racional?Logo penso tenho razão em ñ ajuda-lo!Encontra sempre uma justificativa p\ sua razão.Gosto + de bicho q de gente!

    • Ezio José:

      No continente africano tem as savanas. No Brasil temos o Pantanal Sul Mato Grossense. Bons lugares de se viver para pessoas que pensam assim. Tenta pra ver, quem sabe será melhor.

    • Maria Emília:

      Onde colocavam os camelos para contagem, descanso, em fim, era mais ou menos como como um potreiro, onde se coloca o gado.

    • Maria Emília:

      Você está enganado Jonatas, em nenhum momento questionei a ciência, apenas defendi o que acredito.
      Acho, que você é muito desrespeitoso com seus comentários sobre algo que para nós é precioso.

  • claudemir da silva:

    como é interessante esses videos isso serve as vezes d lição q no reino animal existem também compaixão, amor e proteção com as suas especie videos legais gostei

  • José Calasans:

    Gostei dos vídeos,a Natasha mandou bem.É isso ai,os ditos animais irracionais estão aprendendo a se virar,tá caindo a ficha,descobriram um pouco tarde é claro,que não adianta esperar ajuda dos ditos racionais pois os donos do mundo não estão ligando nem para os seus semelhantes quanto mais…

  • Jonatas:

    Quem sabe os “cabeças de bagre” especialistas notaram que o respeito do cão vem de seu treinamento de obediência desde filhote, sabendo que quem o alimenta e o cuida merece o respeito e a liderança.
    Mas tudo bem, lembre da superioridade do homem sobre o cão quando estiver frente a frente com um pit bull, vams ver se ele se importa com isso.

  • jane:

    Os ditos irracionais agem assim com tanta generosidade.
    Sentimento de empatia,consciencia da situação do outro.
    E pessoas dizem que eles são irracionais.
    Não penso assim, e quando agem com dita “ferocidade,maldade” seria por motivo de sobrevivencia.
    Um animal não tem consciencia da sua própria morte nem do semelhante.Então nos casos ai eles tentam ajudar alguém em apuros, necessitando ser ajudado pra não sofrer.

    Linda lição eles nos dão!!!

  • >.:

    Me emociono muito e oque o fernando disse esta certo ” o pior

    animal é o homen

    quem se amociono da positivo *_*

  • Leyde:

    Os irracionais se respeitam mais do que os racionais.
    Por que será hem?

    • Ezio José:

      Cada um sabe do seu limite. Já visitou ou conviveu com presidiários?

  • Guivas:

    Que legal.

  • luciana:

    Já que o assunto evoluiu para o comportamento humano, parece que o homem não é mais solidário com outros homens porque os costumes mudaram. Os valôres morais da sociedade estão profundamente desvalorizados. Há muitos exemplos na política em que a corrupção não é castigada, e, até é valorizada. Quando um cheirador vai prá cadeias imundas e animalescas, ou um ladrão de supermercado fica aguardando mêses na delegacia por um julgamento, o resto voces já sabem…

  • Z3hr0_C00l:

    Unica diferença entre nós é o cerebro, que nos fez desenvolver a escrita e aperfeiçoar o conhecimento, fora isso, moralmente falando, somos muito inferiores aos animais ditos como irracionais.

  • dieux:

    tomara q os humanos tb fossem assim!!!!

  • Opiniática:

    Ao que defende os “textos bíblicos”, o mesmo Deus que teria dito: “o justo importa-se com a alma do seu animal doméstico”(Provérbios, 12:10), é o mesmo que ordenou o extermínio de todos os primogênitos do Egito, inclusive, muitos milhares de inocentes crianças e até primogênitos de todos os animais (Êx.,12:29). Se Deus é justo e se foi ele próprio que endureceu o coração do Faraó para que não permitisse a saída dos israelitas (Êx. 11:10),por que ordenaria tal chacina????
    A “Bíblia”, seus “simbolismos”, e o que é pior: suas contradições absurdas, das que ridicularizam e subestimam o intelecto humano…

    • Bovidino:

      Como você sabe que é o mesmo Deus?
      Provérbios e Êxodo abrangem contextos bem diferentes e certamente os deuses espelham os conteúdos humanos dos seus criadores.
      Se você sabe que a Bíblia é um livro de ‘simbolismos’, porque você acredita nela literalmente?
      A ridicularização do intelecto humano fica patente quando tentamos contrapor e justificar simbolismos com contradições absurdas.

    • Pica da Galáxia:

      Parabéns, ao menos uma pessoa consciente no meio de tantos leitores/comentaristas insanos. do restante, tenho vergonha alheia.

  • Introspectivo:

    esse texto me lembra a música: Mundo Animal, dos saudosos Mamonas Assassinas

    “Totalmente beautiful
    As baleias no oceano
    Nadando com graça
    Fugindo da caça
    Dos homens humanos
    O homem é corno e cruel
    Mata a baleia que não chifra e é fiel.”

  • Alexandre Semmer:

    um dos motivos de eu ser vegetariano =)

    • Ezio José:

      Daquí alguns séculos não sobrará nem capim para os herbívoros.

  • 3dx:

    castor deve ser porque se fosse vc q visse alguém morrendo ou morto na sua frente vc não ajudaria, já os animais sim, pois eles são mais racionais, inteligentes do q vc

  • Marco Antonio Papalardo:

    Seria um bom exemplo para os Homo-Sapiens-(Se bem que nem todos são assim ruins, são bem piores……………..

  • ira:

    Realmente,no planeta o homem diz e desdiz,ou seja,lança seus próprios conceitos e afirmações mas,sempre em beneficio próprio.
    Com uma breve pergunta no ar e nosso discernimento(INATO EM TODA A VIDA ANIMAL,SIM,TAMBEM SOMOS ANIMAIS) nos proporciona a resposta do racional ou não.
    OK=Em que época de todas as civilizações(sim,civilizações)milhares aqui ja passaram,ouvimos ou ficou gravado sobre uma GUERRA OU TERRORISMO ANIMAL ???????////////////

    • Ezio José:

      Os peixes da bacia pantaneira no Brasil estão diminuindo com a proibição de caças aos jacarés. Os jacarés estavam diminuindo com a excessiva caça humana aos jacarés. Leis são feitas para atender momentos e tirar proveitos eleitorais diante uma sociedade mal instruída. Sou contra a caça aos jacarés, porém, que ela exista com moderação. Afianl de conta o homem também tem que fazer parte do equilíbrio biológico da natureza.

    • jodeja:

      Já houve civilizações mais evoluída que a atual e, quem sabe se elas não deixaram algo gravado que não sabemos e nem temos como reproduzir? Aqueles que dizem que foram à Lua deixaram lá gravações em fita cassete, que hoje é difícil encontrar aparelhos pra reproduzir, e daqui alguns milênios, como será, alguém conseguirá entender a mensagem lá deixada?

  • Jonatas:

    Elefantes são muito fortes e poderiam facilmente tirar um peso de dentro da água, mas se tratando de um filhote foram muito caltelosos e calmos, e inteligentes, o que garantiu a sobrevivência do filhote. Muito legal a reportagem. Gostei mais da sexta.

  • Dru:

    Quanto mais eu conheço dos animais, mas eu abomino os homens!!!

    • Mendana:

      Não “QUANTO MAIS CONHEÇO AS PESSOAS MASI GOSTO DOS ANIMAIS”

  • Bovidino:

    E eles não tem computador, nem televisão, nem video game, nem escola, nem igreja, nem laboratório, nem bíblia.
    Graças a Deus.

    • Jonatas:

      E sem falar que a sociedade das formigas é muito mais organizada e próspera do que a nossa.

    • Guivas:

      Das abelhas também e dos cupins também.

    • Ezio José:

      Oh! Se não fosse o Baygon, a bateria dos vagalumes não teriam descarregada.

  • Pica da Galáxia:

    Mas há quem não gosta muito deles, dá uma olhada qual será
    o destino dos nossos dogs:

    Ficarião de fora os cães, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e cometa a mentira. Apocalipse 22:15

    Papai do céu não quer nossos animaizinhos de estimação.
    Canalha!

    • Panqueca:

      Pegar um texto da Bíblia a esmo para contestar não é nada inteligente, especialmente pegando um texto de um livro conhecido por suas simbologias. Óbvio que a palavra “cão” neste texto não se refere ao animal. Não fosse assim, Deus não teria criado os animais, e nem diria que “O justo importa-se com a alma do seu animal doméstico.” Provérbios 12:10.

    • Ezio José:

      Pode-se sim pegar um texto isolado! Não é assim que é feito nas Igrejas?

    • CASTOR:

      que 1D10T@

    • Bia:

      Pelo que diz aí, ele será um eterno solitário…

    • Rev:

      “Ficarão de fora os cães” ? E você entendeu isso no literal ? Como sendo Cães de estimação ? Fique tranquilo que “Burros” não ficarão de fora só por serem burros. Há uma esperança para você brother. Procure entender porque está escrito “Cães” e seu significado no contexto cultural judaico da época e entenderá. Ou talvez seja um sarcasmo ignóbil da sua parte ! De qualquer forma, vá estudar !

    • Pica da Galáxia:

      Bíblia e suas interpretações: Há mais de dois mil anos fazendo dos crentes os seres mais inteligentes do planeta!
      huahuahauhauhauhauhauh

    • Don Piconne:

      Bíblia e suas interpretações: Há mais de dois mil anos fazendo dos cristãos os seres mais inteligentes do planeta!

  • Henrik:

    huahauhauahu olha o video do pinguim safadinho aos 59 seg dando aquela disfarçada olhando pro chão depois que o outro vira p/ trás ahuahuah q engraçado… cara de pau parece meus amigos

  • juniorbrma:

    Realmente ainda dizem que ser “humano” é racional,quando a professorar tava explicando que nois seres humanos é racional eu começei a rir

    • Ezio José:

      É que nois começa a rir de nois mermo. A fessora talí pra acordar a ciência desnatada na cabeça noissa oca de cada dia.

  • André:

    E ainda tem gente que diz que os animais não sabem o que fazem, que eles não têm sentimentos. Está provado que alguns são muito mais racionais do que muitos humanos.

    • Fernando:

      Isso ai
      Pior animal que existe realmente e o homen.

    • Ezio José:

      Maternidade e proteção de território é nato em qualquer ser vivente e desponta por instinto por natureza do ser e do existiri.

Deixe seu comentário!