Fotos bizarras do planeta Marte: sinais de vida, ou sinais de que a internet ficou louca?
Há anos, teóricos da conspiração perspicazes vasculham fotos da NASA e “descobrem” objetos misteriosos que eles dizem ser prova da existência de atividade extraterrestre em Marte.
Enquanto a maioria de nós não vê nada mais do que um deserto e algumas rochas, há quem aponte para um mundo de lagartos, sereias, semáforos, donuts e até uma estátua de Barack Obama coexistindo nas planícies empoeiradas do planeta vermelho.
É para levar a sério essa foto do planeta marte?
Um cientista da NASA diz que há uma explicação perfeitamente boa para estes avistamentos.
“Temos câmeras HD neste rover [Curiosity] que excedem em muito qualquer coisa já enviada para o planeta antes, mas, ainda assim, a fim de ver melhor essas coisas que enganam o seu cérebro a pensar que é uma sereia ou um iguana, você tem que aumentar o zoom onde é só uma espécie de sombra difusa nesse ponto”, explica Ashwin Vasavada, que trabalha no projeto Mars Rover, à CNN.
Vasavada faz alusão a um fenômeno chamado pareidolia, que é quando o cérebro reconhece um objeto familiar, mesmo que esse objeto não esteja realmente lá. Isso explica porque as pessoas veem homenzinhos na lua, Jesus em uma torrada, ou formas nas nuvens. Nosso cérebro, que está sempre em busca de padrões, se esforça para entender imagens de forma que sejam reconhecíveis, o que resulta em enganos.
Explica essa!
Por exemplo, a mulher-fantasma vista em uma colina é de uma fotografia tirada em um lugar que a equipe do Curiosity estava estudando. “Um lugar que chamamos de ‘contato geológico’, onde há uma grande quantidade de arenito ao lado da lama que se formou no fundo de um lago antigo”, conta Vasavada.
“Agora, três bilhões de anos após, pequenos montes de areia estão seguindo para baixo do morro. Quando você aumenta o zoom e olha para luzes e sombras, [esses montes] se parecem com uma pequena figura de uma mulher”, ele admite. “Mas ela teria apenas alguns centímetros de altura e não se moveria em meses, por isso não acho que seja isso”.
E o que dizer do rato espacial que tão obviamente se agacha no meio dos escombros nesta foto? Vasavada estraga a festa novamente.
“Não temos nenhuma evidência de iguanas ou ratos marcianos neste momento”, diz. “Uma das melhores coisas que descobrimos é que o planete Marte poderia suportar a vida, mas só algo como a vida microbiana seria possível neste momento. Coisas como ratos e iguanas estariam mais acima na cadeia alimentar do que pensamos que Marte um dia já chegou”.
Calma, gente
Para finalizar, embora Vasavada tenha descartado todas as teorias dos internautas até agora, ele afirma que está tão esperançoso quanto todos de que a NASA encontre evidências de vida inteligente no planeta Marte.
“Não existe nenhum grupo que ficaria mais feliz em ver uma coisa dessas do que os 500 cientistas de todo o mundo que trabalham no rover Curiosity”, conclui.
Mas é preciso ter paciência. [CNN]
1 comentário
Caracas!!! não sabia que na primeira guerra mundial tinha minas terrestres capazes de lançar o capacete de um soldado até Marte.