Sonda Curiosity faz sua primeira grande descoberta em Marte

Por , em 1.10.2012

Durante análises feitas por meio da nave Curiosity, cientistas da NASA confirmaram uma antiga suspeita: houve, sim, água em Marte em algum momento da história. E não estamos falando de lagoas rasas, mas de fortes correntes, possivelmente à altura da cintura de um adulto.

As evidências foram encontradas no solo da Cratera Gale. Investigando a área, a sonda encontrou pedras e cascalhos que só poderiam ter sido desgastados por intensas correntes de água. Detalhes como formato e orientação sugerem que esse material foi transportado por uma longa distância, a partir da borda da cratera, onde a água atravessava o canal Peace Vallis. Como há outras “entradas” desse tipo, os pesquisadores acreditam que essas correntes de água eram contínuas ou, ao menos, que ocorriam com certa periodicidade.

“Pelo tamanho das pedras que carregava, podemos interpretar que a água se movia a 0,9 metros por segundo, com uma profundidade entre o tornozelo e a cintura [de um adulto]”, apontou o cientista William Dietrich, em pronunciamento oficial da NASA. “Muitos artigos foram escritos sobre os canais de Marte e com muitas hipóteses sobre correntes. Esta é a primeira vez em que estamos realmente vendo material transportado por água em Marte”.

O próximo passo da equipe é usar o “laboratório portátil” da Curiosity para analisar as composições das pedras encontradas e, assim, descobrir mais a respeito daquele ambiente que, há muito tempo, esteve repleto de água.[io9]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

18 comentários

  • Hercules Lima:

    Simples tentativas de esconder o real objetivo da exploração em Marte. Esqueçam essa história de que a estão pesquisando se tem água, oxigênio ou qualqeur outra coisa inorgânica. O que vocês acham que a sonda anterior Spirit encontrou? Pesquisem e saberão que foram achados dezenas de crânios extraterrestres, artefatos alienígenas e restos de contruções em Marte. Duvidam? Então, pesquisem nas imagens do Google sobre Cratera Victoria em Marte. A mim a Nasa não engana …

  • Andre Luis:

    E que venham grandes descobertas neste planeta vermelinho, pois o projeto não foi nada barato!

  • Julio Souza:

    acho q ainda vem mais por-ai….

  • Ewerton SA:

    O mais interesse como alguém da área de ciencias ver como certos cientistas fazem um desserviço ao mundo criando teorias infundadas baseadas em achismos.
    O pior que geram afirmações que geram mais perguntas ainda, mas perguntas que não estão preocupados em responder. Cientistas estes que não sabem nem de onde vem a agua de nosso planeta … Tudo bem que se deve buscar evidencias em favor da verdade , mas sem usar mentiras.

  • Paulo Galliza:

    Onde encontraremos água em Marte? Alta probabilidade no sub-solo.

  • Renato Almeida:

    Que diferença vai fazer se descobrirem que teve agua em marte ja que hj em dia nem tem mais , alguem vai la levar agua o planeta vermelho esta com sede

  • Christovam Cesar da Veiga Pessoa Neto:

    Aos poucos, vamos descobrindo vestígios de água em Marte, até encontrarmos a própria e líquida água, a qual deve estar em canais subterrâneos. É uma questão de tempo!!! Acredito piamente na exitência de algum tipo de vida microbiana nas cavernas Marcianas, onde poderemos encontrar água. O Metano existênte na atmosfera avermelhada de MArte pode ser um Sinal de Vida. Torçamos muito.

  • Glauco Ramalho:

    Só eu percebo que essas marcas não podem ter mais do que alguns milhares de anos? O clima em Marte é terrível, furacões rasgam a superfície desse planeta desde sempre, esses locais deveriam ter simplesmente sido apagados se a água tivesse estado lá a mais do que algumas centenas de milhares de anos.

    Ou vocês acham que é pura coincidência esse robozinho ter caído bem do lado de um lugar que por obra do destino se manteve intocado por tanto tempo??

    • Carlos Henrique:

      Sério mesmo que vc acredita que a sonda foi lançada ao espaço a pura revelia, e que não foi feito nenhum projeto e mandaram uma sonda à marte sem saber exatamente o ponto de pouso?

      ou vc acha que a Curiosity é a primeira sonda enviada no planeta vermelho?

      nunca ouviu falar da viking? oportunity?

    • Glauco Ramalho:

      Você não entendeu meu ponto de vista.

  • JLKLEIN:

    CLLARO QUE OUVE AGUA EM MARTE, NOS DESTRUIMOS AQUELE PLANETA, COLONIZAMOS A TERRA E ESTAMOS DESTRTUINDO ELA TAMBEM, SIMPLES ASSIM! AGORA QUERREMOS COLONIZAR NOVAMENTE, O VELHO VERMELHÃO E SEGUE SE O CICLO.

    • Gargwlas Gargw Gargwlas:

      qqqqqqqqqq???????????

  • Julio Oliveira:

    …então, o correto seria dizer que houve algum tipo de fluído em Marte.

  • Hugo:

    Talvez seja dúvida de quem é muito leigo, mas como que eles sabem que foi água? Analisaram apenas questçoes físicas, como desgaste, material carregado por uma corrente, etc. Isso poderia ser feito por qualquer líquido, não?

    • Cesar Grossmann:

      Boa pergunta, Hugo.

      Acredito que seja por causa da região que o planeta ocupa no espaço. Não poderia ser metano líquido ou outro líquido por causa da temperatura e da composição do ambiente. Pelo menos é o que eu acho.

  • Orlando Rios:

    Não existe nada provado, existem apenas vagas evidencias que ainda não provam absolutamente nada.

    E ainda confirmar a existencia de “fortes correntes” e a “à altura da cintura de um adulto”. putz. Que piração !.

    Logo a Nasa que já “descobriu” vida em meteoritos e que tá a mingua de pires nas mãos a procura de dinheiro para seus mirabolantes projetos. A Nasa provou que mente muito e não dá para acreditar.

  • Murilo Mazzolo:

    Agora sim!!!
    Mas realmente resta saber a composição dessa “água” que existiu em Marte. ou se ainda existe, como tem algumas teorias que indicam que toda essa água pode estar congelada na parte inferior do Solo!!
    Mas essa não é a primeira prova da existência de água em Marte… Li um artigo aqui, a um tempo atrás que dizia ter sido descoberto neve de Gelo Seco nos Polos do Planeta!! E isso é se não me engano, é Carbono com água ou carbono liquido(algo assim!! kk’)

  • Raphael Saunders:

    Magnífico! Adoro astronomia e essa notícia é simplesmente fantástica, estão chegando bem perto de possíveis provas de água em Marte.

Deixe seu comentário!