Fumar maconha aumenta a taxa de infecções e câncer

Por , em 6.12.2010

Segundo um novo estudo, fumar maconha pode suprimir o sistema imunológico do corpo, e isso faz mal para o organismo. Por exemplo, essa descoberta explica porque os fumantes de maconha são mais suscetíveis do que os não-fumantes a certos tipos de câncer e infecções.

Este efeito da maconha é devido a substâncias químicas presentes na droga, que aumentam a produção de certas células do sistema imunológico no corpo, chamadas células supressoraas derivadas de mielóide.

A maioria das células do sistema imunológico tem função protetora, ou seja, combate infecções e tumores para manter uma pessoa saudável. Porém, essas células suprimem o sistema imunológico, assim suprimindo a função imunológica, tornando os usuários da maconha mais suscetíveis a infecções e alguns tipos de câncer.

Os pesquisadores focalizaram o estudo nos canabinóides, compostos encontrados na planta cannabis, usada para fazer a maconha. Eles utilizaram o composto delta-9-tetrahidrocanabinol (THC), conhecido por aliviar a dor.

Para verificar como esses compostos afetam a supressão imunológica e o crescimento do tumor, os pesquisadores injetaram THC em um grupo de ratos, e os comparou com um grupo de controle, que não recebeu a substância. Os ratos injetados com THC produziram mais células imuno-supressoras do que os ratos que não receberam THC.

Os pesquisadores descobriram que a maconha desencadeou a produção de um grande número de células supressoras derivadas de mielóide, o que levou a supressão imunológica e ao crescimento do câncer.

Segundo os cientistas, os pacientes com câncer têm mais destas células do que as pessoas saudáveis. As células supressoras podem até mesmo atrapalhar o tratamento contra o câncer e promover o crescimento do tumor.

Sendo assim, concluem os pesquisadores, os compostos da maconha chamados canabinóides representam uma faca de dois gumes: eles podem causar aumento da susceptibilidade ao câncer e infecções, mas também podem abrir as portas para o tratamento de doenças em que um sistema imunológico enfraquecido é benéfico, como artrite, esclerose múltipla, lúpus e hepatite. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 2,00 de 5)

38 comentários

  • Gustavo Muñoz:

    eeeee para os grandes alienados, pesquisas mostraram que maconha e a unica, repito a unica substancia que pode regenerar neuronios, nenhuma outra substancia natural ou sintetica consegue fazer o mesmo

  • Mendonca Zaratustra:

    Natasha Romanzoti
    presta atencao no que vc esta fazendo…
    nao seja superficial demasiada superflua…

  • Mendonca Zaratustra:

    respeitem o que foi criado pela natureza…lide melhor com seus pobres conceitos….da o dedo pra igreja…
    vai atras,estude,conheca,faca a experiencia,nao tenha medo.
    sai dessa realidade transvalorada,rompa os paradigmas,esqueca os dogmas,evolua,eleve-se, harmonize…equilibre se…
    Voce por acaso sabe que tem diafragma!?!?Ja respirou pelo diafrgma hj?nao?entao é melhor rever seus conceitos…
    de como vc se tornou o que voce é?!
    Sai da matrix pessoas…descobre o que é matrix…
    se precisarem de mim estarei aqui….
    abrajos..

  • Mendonca Zaratustra:

    Se planta for droga a criacao era a droga em si!
    enteogenos nao sao drogas….
    drogas sao essas pobres cabecas…
    droga é quando os bosta vao la na nossa mata,pega nossa planta,sintetiza,patentia e vende a droga pra voce.
    Droga é esse sistema,droga é esse governo e estado que quer ver voce doente mental,sem volume racional…o governo quer ver voce como GADO,ruminando…vegetando…ASNOS.
    Visao pobre de mundo…

  • Mendonca Zaratustra:

    o que podemos esperar de um povo que acha que a corrupcao é normal…que a opcao sexual da pessoa ao lado diz respeito a ele…que quer ir contra algo que a natureza criou…que elege lula,que vota em tiririca,que aceita o maluf, o collor…pallocis,barbalhos,sarneys…
    o que podemos esperar ver no comentario dessas pessoas que sabem o quanto os politicos as roubam,o quanto paga de imposto,o quanto trabalha nesse pais de quinto mundo…
    elevem se meus caros….
    sitiozinho preconceituoso…vcs mal se conhecem galera…vcs mal conhecem onde vcs habitam…bando de vegetais…
    vai toma um acido,poe um pouco de fumaca de cannabis sadia nessa cabeca oca sua,vai danca pelado no meio do mato…
    sai dessa bolha determinista tartufa de voces galera…
    sai desse mundinho cheio de arrogancia de egoismo no qual voces estao inseridos…vao descobri o que é paradigma antes…inuteis…

    • emersonrg7:

      bom eu só tenho uma objeção Mendonça você criticou a população de um modo geral como se todos fossem uns “asnos” você esta errado nesse aspecto meu caro ! não é bem Asim que funciona Asim como você tem outras centenas de pessoas que pensam “Mais ou menos” assim a respeito de drogas de política, sim o brasil ainda tem muito o que descobrir ou melhor falando de uma forma simplificada “abram os olhos meu povo” bom opinião é que nem cu cada um tem o seu né tenho uma ideologia própria e não sustento nenhum tipo de preconceito mais criticar pessoas de uma forma geral só por acha que seu ponto de vista cabe julgar a todos os “asnos” de mente fechada sem pensar que sua critica atingirá também aqueles que “observa” é meio errado não acha ? … fica dica nem todo mundo é igual ! .

  • Maconheiro:

    Palhaçada isso!

    maconha é remedio natural

    esses ” mais potentes q vcs dizem” são tudo quimicas.. feitas em laboratorios… que prejudica muito mais o organismo!!

    abree o olhooo!!!!!

    • Carlos:

      Abre o olho maconheiro, e pinga alguma coisa porque deve estar vermelho! Fumante idiota….

    • alexandre:

      então, o “maconheiro” falou certo, porém de jeito errado. A maconha realmente muitas vezes é mais eficaz que remédios com quantidades de elementos químicos muito, mas muito mais prejudiciais que a erva, não devemos fazer esse tipo de julgamento ou crítica, óbvio que o modo que o “maconheiro” abordou o tema é inapropriado, mas, pra que tanto moralismo? Você deveria ler um pouco mais sobre o tema e as vantagens também da maconha como medicamento e como droga recreativa, já que é bem menos prejudicial que várias drogas legais. Na nossa cultura é normal ter este tipo de atitude, já que a política antidrogas demoniza a erva.

      Cabeça fraca não é quem usa maconha, e sim quem não procura saber sobre nenhum assunto acaba indo com a multidão, em prol de um julgamento inútil, que só faz mal a sociedade, mais mal do que a própria maconha.

    • Solano:

      vantagens da maconha como medicamento e como droga recreativa ..? onde fica esse paraíso ? aqui no Brasoil os caras queimam esse fumo lascado é prá pipocar azeitona na cabeça da polícia ou pra pegar 300/hora na avenida…

  • lucas:

    Pesquisa feita onde mesmo??? quais são as fontes??? quanto senso comum!

    • Solano:

      vc tem razão..os maconheiros das bocas pesquisaram muito antes de queimar até os bagos..

  • Gomes J.:

    Fumo Maconha a 10 anos e naum me lembro de nenhum mal q ela me causou, nem me lembro de um bem q ela causou!

    Afinal naum me lembro de nada ela me tirou a memoria!

  • Guilherme:

    Que governo tirar o alcool e a nicotina, isso não tem nada a ver, mas na verdade, a maconha só não é liberada no Brasil pelo simples motivo, de que com a liberdade da maconha, muitos parariam, e tentariam algo relativamente mais forte, como aconteceu a um tempo atras, com o grande aumento de usuarios da maconha, fez com que alguns parassem, para tentar algo relativamente mais forte, que foi o caso do crack 😀

  • vitor:

    acho os anti-maconha poderiam procurar artigos mais detalhados e significativos sobre o assunto, assim como quem fuma.

  • Daniel Araujo:

    Solano,

    Claro.. A sua ideologia está certa cara..

    A maconha era medicamento, há muitos tempo atrás, muito tempo mesmo. Hoje com o avanço da medicina, a solução que a maconha oferecia foi descartada. Criaram medicamentos mais eficientes, etc. e tal, por isso foi proibido em quase todos países.

    Enfim, vai aqui a minha sugestão: Se vc nunca fumou, e não tem vontade de fumar, ótimo! Maravilha! Então nem queira conhecer.

    Agora se vc tem, aquele pingo de curiosidade, cara.. se prepare e tenha consciência do vai fazer.

  • Solano:

    Daniel, claro que o modo de escrever não dita hábitos, mas … interessante como certos sinais sempre coincidem…e esse seu Santo remédio aí tá mais prá bandido do que prá Santo, seria mais prático e inteligente vc se prevenir das consequencias do que só pensar nelas …
    Optando por fabricantes e fornecedores idoneos de mortadela, chocolate, esfiha, bala de hortelã, quindim, miojo, etc.. pelo menos vc terá o crivo da Vigilãncia Sanitária e/ou Ministério da Agricultura..
    Mas se vc preferir bancar o moderninho descolado puxando fumo, é uma outra escolha, … essa fiscalização, teria quem sabe o Marquinhos VP ou o Pezão …
    Certas difilcudades são mesmo difíceis de entender, prá me remediar de qualquer mal eu prefiro mesmo é remédio aprovado e registrado pela Anvisa…

  • Daniel Araujo:

    Belo discurso SOLANO! (palmas..)

    Ta bom, se não é para se comparar “alho” com “bagulho”, então não vamos comparar Analfabetização, com uma situação, meio irracional, de uma pessoa comer, mascar, beber ou fumar algo e de repente “escrever” errado.
    Até porque você não vai comer uma mortadela, e vai decidir fugir da escola. Para mim essa situação, deve ser uma consequência de uma série de outras situações que a pessoa deve ter enfrentado, e eu não acho que seja a mortadela, a água ou a droga que ele usou que influenciou muito nessa decisão.

    A maconha para mim, é um santo remédio para momentos certos. É claro que eu vou ter que pensar nas consequências que ela vai me deixar depois, e é claro que eu não apoio à legalização da mesma, justamente porque temos que pensar nas consequências que as outras pessoas vão enfrentar quando começar a usar esta droga. Assim como deveríamos ter pensado no álcool ou cigarro..

    Mas também tudo isso é uma jogada de política né.. “Distribuo galinhas para o povo pobre que passa fome, e ganho votos!” ^^

  • Solano:

    Aí sr. Zezinho rondonia, pelo visto o teu “probrema” é tentar de todo jeito justificar prá vc mesmo essa sua fraqueza que tá gerando dependência, .. sei não, vc tem “probrema” até com teu estado prá escreve-lo com letra minúscula …devem ser os vermes da sua água, troque-a por maconha então..
    Interessante tua comparação, já comi “motadela”, masquei “xiclete” ..mas não fiquei dependente.
    Será que é por causa da “motadela” ou do “xiclete” que escrevo assim táo diferente..?
    Aqui no sul os caras costumam chamar de idiotas geralmente os burros e ignorantes que comparam alho com bagulho ..
    Se ligou ..?

  • zezinho rondonia:

    vou dizer pra vcs para quen a maconha faz mal. pessoas que ja tem probrema nos pulmões,sempre tem viroses,gastrite,peneumonia,bronquite e asma.se vc nao tem nem umas dessas doença .pode fumar sem desajerar.lembrando se ela for pura sera melhor claro que se vc comprar ela de quem vc nao conhece terá um pouco de algo mais misturado e ai pode faser mal. agora vai uma mensagen para o fulano que disse que a maconha faz mal sem saber ele nunca fumou e sai por ai detonando . vc ja foi ver como a fabrica faz motadela que vc deve comer quase todos os dias,vc ja foi ver como que eles fazen a farinha ,o xiclete que vc mastiga ,meu amigo tudo faz mal. se vc sair detonando tudo que faz mal a saude vc nao precisa comer mais nada, morra de fome e sede , se até a agua tem verme. idiota?

  • Solano:

    Essa cambada puxa-puxa só cantam de macho no virtual protegidos pelo anonimato, justificam sua fraqueza com demagogia fuleira, depois no real se fazem de certinhos e de santinhos por pura hipocrisia e comodidade, igualzinho a muitos artistas e “celebridades” por aí que financiam o tráfico e depois se vestem de branco em passeatas distribuindo flor.
    Estão cercando prá caramba os cigarros, por política interna muitas empresas não contratam fumantes, e prá se livrar de bebum é uma questão de tempo, quem acusa de preconceito acaba fazendo discurso na praça ou na padaria …
    Então, prá que liberar mais uma porra de droga que pelo menos conseguiram segurar ..? prá que ..? começar tudo de novo prá que ..? a vida já me provou o que preciso saber ..mas não concordo com a liberação, legalização, autorização e sei lá mais o que de concessão de uso da maconha, não quero vê-la rodando livremente em nossa sociedade, não quero vê-la na mão da moçada como se fosse um picolé ou um cachorro quente…
    Em países tropicais como o nosso se destaca o clima de alegria, música, dança, bebida e … esse (…) é o que mais aguça os oportunistas pela fraqueza humana (traficantes, prostituidores, etc) e os caras se aproveitam dessa alegria encima dos carentes de auto-satisfação existentes em locais turísticos e com muita, muita pobreza.
    Simpatizantes e usuários com alguma formação sempre são de ciências humanas (advogados, economistas, administradores, professores de história, etc…) nunca são de ciências médicas..? Já viram algum médico, biólogo, ou cientista RENOMADO apoiar a liberação da canabis como fumo ?
    Foram muitos e muitos anos para impor normatizações cercando o cigarro comum (proibido em locais fechados) e o álcool (lei seca no transito), e vem agora essa cambada de intectualóides metidos a besta agora LUTAR pela liberação de mais uma droga furtiva e ilícita, acusando o povo de “falta de informação”….não tenho dados de Oxford, Harward ou da Vila Xurupita para contestar, mas será válida prá vcs a humilde argumentação de, em nome da saúde pública, evitar que mais uma droga que causa dependencia seja liberada ?
    TOTALMENTE SEM NOÇÃO os “depoimentos” de quem tem 20 e poucos anos dizendo que puxam desde os 14 e não tem problema algum até hoje, …que VASTA experiência !! … isso é PREGUIÇA DE PENSAR. O mal da fumaça no organismo é CRÔNICO, eu fumava cigarro de nicotina desde os 14 também, parei aos 25, tive amigos que não pararam …. “tive”, OK ?
    Será que a experiência e informação com álcool e nicotina prá vcs não valem de nada como prevenção..? só para garantir o “relax” dos chapados a sociedade tem que pagar com as conseqüências ? ..acham que os usuários vão ser moderados, não vão praticar abusos, não vão curtir as “viagens “ dos excessos …?
    Soquem as cabeças e vejam o que vamos deixar pros nossos …
    Quase todos os dias vemos os efeitos da nicotina e do álcool legalizados …. redução ocorreu somente após a restrição e a repressão social ao uso …
    Maconha liberada, ….é isso que vc e os demais simpatizantes querem deixar pra turminha de amanhã..? responsabilidade esquisita..
    Claro que como causa mortis a canabis não vai constar em diagnósticos clínicos, assim como nunca houve diagnóstico tipo “morreu por causa do cigarro”….ou “morte atribuída á cerveja”.. mas tá lá em relatórios policiais de “machos sociais”, figuras suburbanas se vangloriando tipo …”me chapei e dei um teco …” ..”tava fumadão, então queimei o cara..” …”queimei um e chumbei o sujeito..” ..”puxei um tôco e amoleci o dedo..”
    Esse negócio que tudo que é natural nunca faz mal é MITO…tem gente aí que já morreu entrando nessa …. até com bronzeadores
    Os maconheiros dos mictórios públicos pelo menos são mais autênticos pois sabem que estão na merda e convivem com isso, não cobram conhecimento de ninguém, bem diferentes daqueles que maquiam suas mazelas com demagogia barata … isso é que não faltou por aqui…
    Mas fala sério, .. vcs vão esnobar mesmo essa razão tão próspera para suas famílias ..? ficar sempre divulgando que a maconha não faz mal, ao invés de lutar por saúde, educação, segurança …?
    Tuas vidas devem ser um mar de paisagens ….

  • Daniel Araujo:

    criancinha.. acho q vc encontrou sua solução..

    A maconha pode causar depressão.. So não sei se vai te mata..^^

  • criancinha:

    Prefiro morrer de depressão a ter que usar qualquer porcaria pra eu aprender a sorrir pra algúem, ficar calmo, filosofar, proteger a natureza…que seja!

  • Vivi Reis:

    Então, meu namorado fuma quase todos os dias. Eu, muito raramente. Mas tenho procurado entender que temos o livre arbítrio, e tento não me incomodar.Tudo tem os prós e contras, maconha pode causar mal, mas também coisas boas. Gosto da sensação de relaxamento, ou das crises de riso, mas sinto que fico com dor de garganta com mais frequência. O que agrava é sair do equilíbrio, com qualquer coisa na vida, qualquer coisa. O importante é estarmos no controle de tudo, e não deixar que nada nos controle. 🙂

  • Hugo:

    Vamos por partes…este “estudo” foi feito pelo Dr.Prakash Nagarkatti da universidade de Carolina do Sul(um dos estados mais conservadores dos EEUU.
    Qual foi a duração e extensão de este?
    Quantos pacientes foram analisados e de que forma para chegar a esta conclusão?
    Qual e o objetivo real da publicação de este tipo de “pesquisas”.
    Abra o olho a internet é uma faca de dois gumes..reflita sobre as informações apresentadas.

  • Regasoni:

    Concordo plenamente com seu ponto de vista Josias,sua opinião é muito parecida com a minha, tbm penso desta maneira,mas de outra forma tbm respeito quem pensa o contrario, somos livres para termos as opiniões que quizermos,mas ter opinião diferente não quer dizer ofender, como o nosso ämigo Miqueias ¨abaixo acho que nesta aula ele deve ter faltado ou dormido kkkkkkk se é que ele teve alguma na vida ! =p

  • Josias:

    Primeiro, a maconha que é vendida nas ruas deve sim causar problemas de saúde, não pela maconha em si, mas sim pelo fato de ser ilegal e não ter um controle de qualidade. Não sabemos que tipo de substâncias são misturadas na maconha ilegal até chegar ao consumidor final. Por que não permitir que cada um plante sua própria maconha? Assim acabaria com o tráfico e também com o problema de saúde que citei acima. Claro que, neste caso, deveria haver uma regulamentação, como por exemplo proibir o consumo em lugares públicos.
    Segundo, o problema descrito na matéria, vai causar mal ao próprio consumidor. Cada um tem o livre arbítrio de decidir se consome ou não, mesmo sabendo que pode fazer mal. Já uma pessoa sob o efeito de álcool, por exemplo perde o controle e pode causar o mal a diversas outras (acidentes de carro, violência doméstica).
    Maconha não faz mal a mais ninguém, não sejam preconceituosos. Abram suas mentes!

  • Regasoni:

    Miqueias palhaços são imbecis estupidos como gente feito voces , se fumamos não não vem a calhar pois este topico é em relação aos maleficios da substancia, se digo que uso, não quer dizer que estou me gabando, mas simplesmente dando uma ideia de que não tem sido assim, agora sejamos sinceros, todo ser humano tem algum tipo de vicio, o meu é maconha sim, e o seu qual é ? alcool,calmantes,frituras,talvez navegar em site homosexuais, este ultimo deve ser bem a sua cara ! estas coisas inocentes que tbm não deixam de ser droga, mas antes de chamar de palhaços viciados va procurar se informar, por que a ignorancia de gente como você, é o nosso divertimento!

  • Daniel Araujo:

    Com certeza nenhuma droga faz bem, assim como a maconha. Ela tem seus aspectos positivos e negativos.
    Fumo maconha há 2 anos, e recentemente tenho percebido problemas relacionados com o citado no texto, claro não é nenhum câncer, pelo menos acho que não.
    Mas estou resfriando já faz um bom tempo, e claro fumo maconha quase todos os dias. Mas isso aconteceu só agora, 2 ANOS!
    Vou fazer um teste.. ficar um tempo sem fumar para ver se passa.
    Eu tenho um raciocínio também sobre a maconha, ela aumenta a sensibilidade, absorve mais substancias.. E se vc toma um remédio, um chá, frutas, se alimenta adequadamente, isso seria benéfico, não?

  • miqueias charles:

    Olha só a grandeza dos atos desses tres palhaços…dizem (eu fumo maconha desde tal data)vejam como isso soa péssimo…Ainda se acham os intelectuais da maconha.São uns viciados e mais nada..

  • Leo:

    Duvido!

  • Carlos:

    Fumo maconha desde os 16 anos e hoje tenho 46…
    Eu penso que a maconha……………
    Deixa pra lá tá, esqueci do que eu ia falar…

  • Felipe:

    ja usei vários tipos de drogas, e todas que eu via que me fazia mal, eu parava, fumo maconha a 3 anos, esse último ano fumei praticamente diariamente, e até agora ela não me trouxe nenhum malefício, se algum dia me trouxer eu paro.
    mas eu posso afirmar com toda certeza que o alcool e o cigarro traz bem mais malefícios que a maconha, só que a maconha é alvo de grande preconceito por ser ilegal.

  • Robson:

    Eu fumo maconha desde os 13 anos de idade e nunca tive problema com isso. nao estou icitando o uso da maconha mais so acho q se ela fosse legalizada naao teria sei la esqueci do q eu quero falar.

  • Regasoni:

    Fumo maconha a 10 anos,não vejo mal em mim, mas isto depende de organismo para organismo, lembremos tambem que o cigarro comum tbm é causador de cancer assim como o proprio alcool !

  • Jardson:

    Olha é o seguinte, sou formado em quimica pela UECE, estou terminado o meu mestrado em educação pela UFC. Uso maconha desde que entrei para a faculdade, e num vejo diferença alguma dos problemas causados por ela em relação aos do cigarro comum… o q faz desta droga um problema para a sociedade é o fado de ela ser uma droga ilicita… Haja vista que ela até agora num prejudicou minha vida em nenhum de seus aspectos…

  • Anderson:

    Por mim o governo proibiria o álcool e a nicotina tb. Pois tb são drogas; Destroem a saúde e as famílias.

  • Robson:

    é aos poucos pesquisas mostram o mal que essa droga causa. Infelizmente existem muitos maconheiros alienados que acham que por ser “Natural” não pode fazer mau.

Deixe seu comentário!