Futuro avião poderá substituir satélites
Imagine um avião tão “onisciente” que tornaria todos os satélites atuais sem utilidade. Este projeto existe, e tem mesmo essa pretensão: substituir com eficiência todos os satélites que existem. Este projeto está nos planos da empresa tecnológica Aerovironment (ambiente aéreo), na Califórnia.
O procedimento, basicamente, seria o seguinte: dois aviões não-tripulados, chamados de “Observadores Globais”, proporcionaram cobertura ininterrupta sobre o planeta. Vantagens: seria apenas uma fração do custo que existe para manter tantos satélites em operação, e os aviões podem trafegar 2.000 vezes mais perto da superfície terrestre. Sem contar o risco muito menor de acidentes. Estes aviões se revezariam no ar entre 5 e 7 dias.
E isso não é tudo: essa aeronave promete se sustentar no ar à base de combustível de hidrogênio. É a fonte de energia menos poluente da qual o homem detém a tecnologia atualmente, já que o único resíduo resultante é a água. Ainda não há previsão para a conclusão deste projeto, mas ele já está em fase de testes. Enquanto isso, ainda teremos dezenas de satélites vagando pela nossa órbita. [Gizmodo]
12 comentários
Se vai substituir todos os satélites que existem, como um sinal de um lado do planeta vai chegar ao avião quando este estiver do outro lado ?
Provavelmente com diversos aviões voando simultaneamente
Acho que eles poderiam usar (também) alguma espécie de dirigivel não-tripulado que fosse compatível com várias possibilidades de aproveitamento de energia (solar ou eolica). Aeronaves tipo dirigiveis possuem mais sustentação em velocidades bem menores. Creio que seria mais fácil encontrar o ponto de treansmissão e recepção de informações.
Já deveria ser asssim !
Mas como sempre tudo é feito primeiro do jeito mais dificil ! ! !
Estes aviões poderiam até usar paineis solares para captar energia do sol, fazer órbitas estacionárias e não precisarem de combustivel algum.
Fico triste, pois estariamos 3 MIL ANOS a frente se não existisse a religião paralisante de mentes.
Olá a todos !
Bem, quase 100% não é 100% !
Além do mais, mesmo que estejam fora das rotas comerciais, sempre haverá algo embaixo dele …
Torçamos para que nada aconteça e que estas aeronaves sejam usadas para bons propósitos.
Abraços a todos !
Como sou leigo nisso, vejo alguns problemas. Primeiro, satélites geoestacionários estão em pontos relativamente fixos em relação à Terra (ao solo da Terra).
Esse avião substituiria apenas satélites que não são do sistema de posicionamento global?
E qual seria a tecnologia para substituir todos os satélites em todo o mundo para um avião que pode até ser onisciente, mas não é onipresente?
Como as ondas chegariam nele?
Ele fará a órbita do Cinturão de Clark? Ele será geostacionário?
Seriam ondas do mesmo tipo? Ou ondas de luz?
Fica a análise.
ainda acho os satelites mais uteis, eles estão no espaço que e melhor para ver planetas asteroides e outras coisas que podem ameaçar o planeta…
OBs: Pela tecnologia de hoje ja era pra gente estar em Marte.
Isso mesmo Cesar, o aviao nao vai fazer rotas comerciais e também nao vai ter tripulantes, vai fazer a penas o trabalho dos satélites e fazer um trabalho muito melhor que os satélites.
Ana Paula, um avião voando na estratosfera está livre dos problemas atmosféricos (tempestades, ventos), o que diminui a chance de acidentes. Como estarão fora de rotas comerciais, o risco de colisão (que já é baixíssimo) reduz-se a zero. Como ele vai ficar dias e dias em vôo, sem pousar ou decolar, diminuem mais ainda as chances de acidente aéreo.
Não será 100%, mas serão os aviões mais seguros, com certeza.
E caindo-nos em cima,de vez em quando.Mas quem diz que os ditos aviões não irão cair também?