A galáxia Andrômeda

Por , em 11.05.2009

Andrômeda é a grande galáxia mais próxima de nossa Via Láctea. Astrônomos pensam que nossa galáxia se pareça muito com Andrômeda. Juntas estas duas galáxias dominam o grupo local de galáxias.

Andrômeda está tão distante que leva cerca de dois milhões de anos para sua luz chegar até nós (por isso dizemos que ela está a dois milhões de anos-luz de distância), portanto estamos olhando para dois milhões de anos no passado. Lembre-se que o objeto mais distante já encontrado está a cerca de 13 bilhões de anos-luz de distância.

A luz difusa desta nossa vizinha é gerada pela união de centenas de bilhões de estrelas que a compõe. As diversas estrelas distintas que estão ao redor da imagem de Andrômeda são em realidade estrelas da nossa galáxia que estão bem em frente ao objeto.

Muito sobre Andrômeda permanece um mistério, inclusive como conseguiu o seu centro de dupla-espiral.

Baixe a imagem em alta resolução. [APOD]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (8 votos, média: 4,75 de 5)

1 comentário

  • Rone100theone:

    Linda Galáxia. Interessante a matéria pois as estrelas na frente da imagem são mais proximas. São de nossa própria Via Láctea. Isso mostra que por outro lado, ” atras de Andromeda do nosso ponto de vista podem existir uma ou mais galaxias e nós nunca há veremos ou então em alguns minhares de anos quando os movimentos de nossa galaxia e de Andromeda permitam isso. Que coisa maravilhosa pra refletir! E ainda dizem alguns que tudo surgiu por acaso, sem propósito. A reflexão sobre a grandiosidade do Universo nos leva a questionar o porque disso tudo. Aqueles que são humildes terão uma eternidade para observar estudar e que sabe visitar galaxias como esta…

Deixe seu comentário!