A galáxia Andrômeda

Por , em 11.05.2009

Andrômeda é a grande galáxia mais próxima de nossa Via Láctea. Astrônomos pensam que nossa galáxia se pareça muito com Andrômeda. Juntas estas duas galáxias dominam o grupo local de galáxias.

Andrômeda está tão distante que leva cerca de dois milhões de anos para sua luz chegar até nós (por isso dizemos que ela está a dois milhões de anos-luz de distância), portanto estamos olhando para dois milhões de anos no passado. Lembre-se que o objeto mais distante já encontrado está a cerca de 13 bilhões de anos-luz de distância.

A luz difusa desta nossa vizinha é gerada pela união de centenas de bilhões de estrelas que a compõe. As diversas estrelas distintas que estão ao redor da imagem de Andrômeda são em realidade estrelas da nossa galáxia que estão bem em frente ao objeto.

Muito sobre Andrômeda permanece um mistério, inclusive como conseguiu o seu centro de dupla-espiral.

Baixe a imagem em alta resolução. [APOD]