Gás do efeito estufa é convertido em combustível

Por , em 22.04.2009

Cientistas do Instituto de Bioengenharia de Singapura conseguiram descobrir o potencial do dióxido de carbono (o gás do efeito estufa) – converteram-no em combustível.

Eles usaram um processo conhecido como organocatálise, ativando o dióxido de carbono para produzir metanol – um combustível já usado na indústria. A reação que transforma um em outro pode ser feita no ar que respiramos, não são necessárias condições especiais.

Tentativas anteriores de transformar o dióxido de carbono em produtos mais úteis e menos poluentes precisavam de mais tempo e mais energia. Também são processos mais caros, inviáveis para serem usados em larga escala. Outras pesquisas no Instituto estão sendo feitas para buscar maneiras cada vez mais práticas e baratas de se transformar o dióxido de carbono – já que o foco é o uso dessas técnicas nas indústrias.

A idéia é que seja usada a química ecológica junto da nanotecnologia para que formas sustentáveis de energia sejam geradas. Com essa idéia, o aquecimento global seria controlado, o uso de combustíveis não-renováveis diminuído –tudo em uma opção viável para indústrias. [Science Daily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,33 de 5)

3 comentários

Deixe seu comentário!