Gelo do mar ártico está no nível mais baixo já registrado

Por , em 21.09.2010

O gelo do Mar Ártico reflete a luz solar e mantém o frescor na região polar, moderando as condições climáticas globais. O gelo do mar vem derretendo mais nos últimos anos, com o aumento da temperatura média global. Menos gelo significa que o oceano aberto é mais exposto à luz solar, absorvendo-a mais, e aquecendo as regiões polares.

É por isso que os últimos anos têm sido tão preocupantes. Segundo dados do National Snow and Ice Data Center (NSIDC), nos Estados Unidos, a cobertura de gelo no mar Ártico parece ter caído a sua menor medida. O nível é o terceiro mais baixo registrado desde 1979, continuando a tendência de longo prazo de diminuição do gelo no verão.

Os dados de satélite revelaram apenas 4,76 milhões de quilômetros quadrados de gelo cobrindo o Mar Ártico. Apenas os anos 2007 e 2008 apresentaram níveis tão baixos de gelo do mar nos últimos 31 anos.

Esta é apenas a terceira vez nos registros de satélite que a extensão do gelo caiu abaixo de 5 milhões de quilômetros quadrados, e todas as ocorrências têm sido nos últimos quatro anos.

Esse “recorde de nível baixo” aconteceu apesar de um início tardio da temporada de degelo este ano. Os pesquisadores ainda vão analisar melhor os relatórios, mas, de acordo com os dados do NSIDC, se os níveis atuais de gelo relatados são verdadeiramente os mínimos da temporada, esse ano irá marcar o mais rápido derretimento de gelo de todas as temporadas. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Uma dúvida que sempre existiu desde a comprovação do aquecimento da Terra. Esse aumento de temperatura marca uma nova Era ou é provocado pelo ser humano? Pode até ser os dois fatores juntos influenciando na temperatura global.

  • ira:

    HISTORIA.

    A palavra historia é o OBVIO ULULANTE.
    Significa o conhecimento presente de eventos do passado.

    O presente (hoje)será historia do futuro ou amanhã.

    Resumo: Quem não aprende com o passado não tem futuro.
    ,ou seja,um povo ou planeta sem passado é um povo sem futuro.

    Ninguem está querendo aprender,assim como no passado da historia da humanidade,a ÂNSIA,a Ganancia e uma infinidade de mazelas inerente apenas ao humano,fará se completar mais uma vez um evento para ficar como historia do futuro, presente amanhã.

Deixe seu comentário!