Uma enorme bola de gás gira ao redor de nossa galáxia

Por , em 6.08.2016

Quer saber de algo que vai fazer você se sentir como um micróbio? Nossa galáxia, a Via Láctea, uma grande coleção de centenas de bilhões de estrelas e planetas, é apenas um pequeno núcleo enterrado profundamente dentro de uma enorme bolha de gás com milhões de graus que está girando a uma velocidade assustadora de 640 mil quilômetros por hora.

Via Láctea é MUITO MAIOR do que pensávamos

Os astrônomos sabem há algum tempo que a nossa galáxia está situada dentro de um nimbo feito de um difuso material de formação de estrelas chamado plasma. Mas, até agora, achávamos que este plasma extra-galático era estacionário. Não é bem assim, de acordo com um novo estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, que usou dados de arquivo do telescópio XMM-Newton, da Agência Espacial Europeia, para medir como a luz desta névoa gigante ao redor de nós tem se curvado e distorcido ao longo dos milhões de anos-luz que ela viaja para alcançar nossos olhos.

Estamos sozinhos na Via Láctea?

Ao examinar as mudanças no comprimento de onda dos átomos de oxigênio, os pesquisadores foram capazes de mostrar que a nossa bolha galática não só está girando, como está girando insanamente rápido, e na mesma direção que a Via Láctea. Isso nos dá uma pista importante sobre a forma como a nossa galáxia foi formada. “Isso (a descoberta) nos diz que essa atmosfera quente é a fonte original de uma grande quantidade de matéria”.

Os ventos de 3 milhões de km/h da Via Láctea