Exoplanetas: astrônomos descobrem 50 novos

Por , em 12.09.2011

Graças a um telescópio no Chile, astrônomos descobriram 50 exoplanetas que até então completamente desconhecidos.

Os novos exoplanetas

Os novos mundos incluem 16 “super-Terras”, que são planetas com uma massa maior do que a nossa, mas abaixo dos gigantes gasosos como Júpiter.

Uma dessas super-Terras orbita dentro da zona habitável, uma região em torno de uma estrela onde as condições poderiam ser favoráveis à vida.

“Descobrimos uma população excepcionalmente rica de super-Terras e planetas semelhantes a Netuno, hospedados por estrelas muito semelhantes ao nosso sol”, disse o autor principal do estudo, Michel Mayor, da Universidade de Genebra, na Suíça. “Os novos resultados mostram que o ritmo de descoberta está se acelerando”, afirma.

Das novas descobertas, um total de cinco planetas têm massas menores do que cinco vezes a da Terra. “Estes planetas estão entre os melhores alvos para telescópios espaciais procurarem sinais de vida na atmosfera, buscando assinaturas químicas como evidência de oxigênio”, disse Francesco Pepe, do Observatório de Genebra.

Um dos novos exoplanetas descobertos, chamado HD 85512 b, é estimado para ter apenas 3,6 vezes a massa da Terra. Ele está localizado na borda da zona habitável, a estreita faixa em torno de uma estrela onde a água líquida pode estar presente na superfície de um planeta. A água líquida é considerada essencial para a existência da vida.

Além disso, as observações permitiram aos astrônomos chegar a uma melhor estimativa da probabilidade de que uma estrela como o sol ser a anfitriã de planetas de baixa massa como a Terra (ao contrário de gigantes como Júpiter). Eles descobriram que cerca de 40% de estrelas como o sol têm pelo menos um planeta menos massivo do que Saturno.[BBC]

• Everaldo B. Cunha:

Amigos, os Exoplanetas são a prova da existência não oficial de vida extraterrestre. Quanto a nós, seres humanos, teremos que evoluir muito, deixar de lado a ganância por poder e dinheiro e cuidar de nosso mundo, pois de nada adianta descobrir planetas habitáveis, se destuirmos nosso mundo antes de termos a chance de chegarmos a esses exoplanetas habitáveis. Nos tornamos o câncer do planeta Terra! Os dinossauros fizeram bem menos e foram banidos, será que teremos que ser banidos também, para que outra espécie evolua e seja realmente “racional”??????

• LIPP:

Aos poucos estamos caminhando para a descoberta de vida em outros mundos. Isso é inevitavel. Tenho certeza de que a vida é uma verdadeira “praga” no universo. Uma descoberta tão incrivel dessas vai mudar muitos conceitos criados pelos humanos no decorrer da nossa história. O de miss universo, por exemplo… rsrsrsr

• interplanetario:

PERCA AS ESPERANÇAS, DE TER VIDA EM OUTROS PLANETAS E VAMOS CUIDAR DO NOSSO A TERRA!

• chuvadenovembro:

Este tipo de descoberta, da margem para os avistamentos de ovni e buracos de minhoca…mas eu também faço uma comparação igual o colega acima falou…até descobrir outro continente, outra civilização, o que será que pensanvam naquela epoca?

• Profeta de Outros Mundos:

opa, como vai flappy jack? *se for assim que se escreve, hehehe

• EB:

Novos planetas para habitar…poluir, desmatar e no final partiremos para outro… aff humanos.

• Profeta de Outros Mundos:

Acho que estes planetas estão a salvo, vou explicar porquê: Se a humanidade não superar esse tradicional comportamento invasivo e poluidor, acabará extinta antes da tecnologia evoluir a ponto de viajar até esses planetas. Mas se a humanidade evoluir, ser capaz de desenvolver uma vida sustentável entre as sociedades e a natureza, a evolução tecnológica prossegue e assim como os pássaros levam sementes até ilhas desertas surgidas pelos oceanos, a humanidade levará sementes de vida até outros mundos. Só espécies inteligentes evoluídas socialmente e mentalmente chegam a se tornar capazes de explorar o Universo, as raças destrutivas acabam se auto-destrindo em guerras e poluição antes de atingirem um grau tecnológico considerável. De uma forma ou de outra, esse planetas estão a salvo.

• Tsemog:

Assim é q se fala !!! Evolução é Consciência de Valor e preservação responsável do Planeta em q se vive!

• Tirago ribeiro:

kkkkkkkkkkkkkkk então quer dizer que se comprovarem que existe um planeta habitavel so vai quem for consciente pelo amor de DE DEUS VOCE VIVE EM QUE MUNDO ACORDA CAPITALISMO……..

• Tirago ribeiro:

E SE TIVEREM NOVOS HABITATES ANALISAREMOS SE FOREM UMA INTELIGÊNCIA avançada vão querer povoar e se forem de inteligência primitiva vão ser colonizados como diz umdos madamentos de maquiavel
      1- Zelai apenas pelos vossos próprios interesses.

2- Não honreis a mais ninguém além de vós mesmos.

3- Fazei o mal, mas finge fazer o bem.

4- Cobiçai e procurai obter tudo o que puderes.

5- Sede miserável.

6- Sede brutal.

7- Lograi ao próximo toda vez que puderes.

8- Matai os vossos inimigos e ,se fôr necessário, os seus amigos.

9- Usai a força, em vez da bondade ao tratares com o proximo.

10- Pensai exclusivamente na guerra

• Someone:

Dúvido que iriam migrar o planeta terra inteiro para outro mais novo antes que o nosso mundo seja abandonado!

Planetas como a terra hoje, num futuro, serão utilizados como prisões, favelas ou depósitos.

Só as classes mais ricas poderão desfrutar de outros planetas mais “limpos” e evoluídos tecnologicamente.

Se já é assim hoje em dia com a divisão dos terrenos, condomínios de classe alta, mansões, estados, países, continentes, quanto mais quando chegarmos a uma divisão de planetas!

Imagina só como seria a comunicação entre os habitantes dos diversos planetas:
      Eu moro no Planeta X e, portanto, sou classe alta, já você, mora na velha TERRA que já teve tudo quanto é coisa ruim e só deixou memórias tristes e ainda por cima está poluído e abandonada, portanto, você é pobre.

• Jairo Wilson Muller:

Imagino que muitos outros planetas estejam bem pertinho de nós, mas invisíveis… nem tudo no infinito é exatamente igual o que pensamos… usem a imaginação meus amigos.

Astrônomos descobrindo novos planetas, assim como antigos navegadores descobrindo novos continentes, “Terra à vista!!!”. Explorar águas desconhecidas é simplesmente maravilhoso. E a frase clímax da expedição de descobrir planetas ainda poderá ser exatamente a mesma: “Terra à vista!!!”

Não necessariamente né, mas “terra” sempre será o nome do nosso belo e abençoado planeta!!

;D

Logo teremos que achar outros nomes pra tanto planeta. os de deuses já estão quase acabando.

A tá! E HD 85512 b é nome de deus de qual mitologia???

é uma designação provisória, até o planeta ser batizado.

é HD 85512 b porque a estrela é HD 85512, uma designação em catálogo. Na verdade não sei como serão nomeados planetas pela galáxia à fora, mas acho que seus descobridores mereceriam fazer essa escolha.

• Aldair:

O planeta é maior que a terra.. É High Definition!!! kkkkk

Em “terras a vista!” só usei um tom poético, já que os planetas só são chamados de superterras pelo tamanho e massa calculados, de resto nada sabemos sobre eles.

Droga, eu pensando que era novos outros 50…

Somente na nossa galáxia deve existir uma quantidade incrível de planetas. Imagine então nas outras centenas de bilhões de galáxias. É simplesmente maravilhoso!