Google libera ferramenta que sugere termos para a sua busca

Por , em 27.08.2008

Depois de mais de quatro anos em desenvolvimento uma nova ferramenta que sugere os termos da pesquisa enquanto você a digita foi inserida no site de busca Google.

O ‘Google Suggest’, que a empresa começou a desenvolver em 2004, objetiva ajudar os usuários a formular melhor os termos de sua pesquisa, reduzindo os erros de digitação e permitindo menos uso do teclado, segundo um artigo do blog do Google de segunda-feira.

Uma versão da ferramenta já funcionava no site de vídeos Youtube e agora está no ar no Google versão inglês.

“Nós descobrimos que ao fazer sugestões de antemão nós podemos ajudar as pessoas a pesquisar de maneira mais eficiente e conveniente”, escreveu Jennifer Liu, gerente de produtos do Google. Quando você começa a digitar sua pesquisa como, por exemplo ‘car’ você recebe diversas opções de pesquisas com este prefixo e o volume de resultados de cada uma (imagem acima). Se você não lembra, por exemplo, do título de uma música ou do nome de uma pessoa, pode deixar o Google ajudar você a pesquisar.

Opine: você acha que essa ferramente será útil ou demasiadamente invasiva tornando a sua busca tendenciosa?

A nova opção, criada pelos desenvolvedores do Google Labs também irá corrigir erros de digitação automaticamente eliminando o “Você quis dizer?”. Além do Google Suggest estar disponível no Google.com, já estava disponível no Google Labs, Toolbar, Maps, Youtube e em outros serviços.

A nova característica não baseia as sugestões em pesquisas pessoais de usuários, mas sim na popularidade relativa de pesquisas mais comuns para dar uma nota para suas sugestões. A ferramenta mostra, ao lado de cada sugestão que aparece sob o campo de pesquisa, o número de resultados da mesma.

O Yahoo lançou uma ferramenta similar chamada “Serach Assist tool”, em outubro passado, segundo Danny Sullivan, blogueiro que escreve sobre buscadores. Ele também disse que no Microsoft Live Search há uma ferramenta mais sofisticada que, apesar de não fazer sugestões enquanto você digita, mostra as “Buscas relacionadas” em forma de links no topo direito dos resultados da busca, em alguns casos.

Não foi dada nenhuma previsão sobre o Google Suggest na versão brasileira do buscador. [The NY Times, BetaNews]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

4 comentários

  • Carlos:

    Acho uma droga ter sugestoes. Parece que vc é um retardado que tem que ser ajudado sempre em uma busca.
    Se eu quiser sugestões eu peço!
    Isto é mais para forçar a “barra” do que ajudar.

  • PcSaudavel.com:

    Muito interessante este artigo, parabéns pelo Blog.

    Um Abraço

    Roberto

  • Alex Keher:

    Sugestões baseadas em popularidade perdem o significado justamente pela sugestão. É óbvio que as opções ‘sugeridas’ aumentarão sua freqüencia em detrimento das que são digitadas normalmente.

    Será ‘Teoria da Conspiração’ demais, imaginar que a maioria das sugestões quase sempre serão tendenciosas ao apontar para serviços e produtos que podem ser oferecidos pelos anunciantes?

    Imagine que você quer contratar um Estudio de CG. Você poderia digitar detalhes envolvendo mais especificamente o tipo de CG que busca e acabar num stúdio pequeno e mais especializado como manufaturadigital ou ser direcionado para um dos grandes que é anunciante.

  • Davi Camelier:

    Bom, na ferramenta de busca pelo google do mozilla já existe essa opção há tempos… ele te dá diversas sugestões mesmo, não só de coisas que você já digitou antes (coisa essa que não é novidade) e outras sugestões totalmente novas que nunca escreveu… Ajuda bastante.

Deixe seu comentário!