Google receita

Por , em 27.02.2011

A empresa acabou de estrear um mecanismo de buscas para receitas. Você pode procurar as receitas de acordo com os ingredientes que tem na sua cozinha ou nas calorias que quer consumir. De acordo com o Google, ele quis facilitar a vida dos cozinheiros que acessava o site atrás de receitas.

O novo recurso vai aparecer na lista de opções do lado esquerdo da página de resultados. Ele vai oferecer até opções para refinar a busca como: “opções com curry” ou “receitas com menos de 300 calorias”. Como nas buscas comuns, as receitas não vão aparecer como resultado, mas sim, links para sites de receitas.

Mas a verdadeira inovação é que a busca será baseada em dados estruturais que os programadores colocam eu seus sites usando códigos remarcados que são úteis para a leitura feita pelas máquinas. É a chamada “internet semântica”. Nela, cada informação terá um significado bem definido, chamado de metadados, e não mais um mar de conteúdo. Você não vai mais ter que procurar o que quer em milhares de links, ela vai se comportar como um todo, e não mais como um monte de informação solta.

O “Google receitas” será o primeiro site de buscas construído inteiramente por páginas que usam dados estruturados, providos pelos criadores dos sites. È preciso que os programadores cuidem desta tarefa.
O diretor de busca de produtos do Google, Jack Menzel, acredita que apenas algumas centenas de sites de receitas estão publicando em metadados, mas alguns grande como o Food Network e o Epicurious já começaram. Ele espera que os outros sites sigam o exemplo. “Nossa intenção é tentar engatar o processo e criar este ecossistema”, disse Menzel. Mas ele não quer atarefar a vida dos programadores, ele deixa na mão deles refletirem se acreditam que a nova opção irá trazer mais tráfego em seu site. “Isto é mais uma resposta pragmática para o sonho da internet semântica”.

A nova ferramenta de busca do Google pode atrapalhar a vida dos programadores, mas vai facilitar muito a vida dos aspirantes a cozinheiros. [Wired]

Último vídeo do nosso canal: 4 dias infalíveis da ciência para dar o PRESENTE PER

5 comentários

  • julia:

    otimo assim mato minha fome kkkkkk
    assim e muito melhor do que ficar num
    site que vc nao sabe mexer

  • lele:

    agora posso cozinhar qualquer coisa !!!.

  • loba’s:

    agora qualquer coisa eu posso cozinhar !!!!!!!!!.

  • Gray:

    Sei não… O problema de se usar somente metadados é que fica fácil de enganar a busca

    Por exemplo, vc pode colocar um prato cheio de bacon tendo somente 300 calorias

    No começo da internet, muitos sites faziam isso. Independente do assunto, incluíam tags como carro, moto, e porno, termos muito procurados, para atrair visitantes

  • Webmaster:

    Finalmente será mais fácil achar aquela tão desejada receita! kkk

Deixe seu comentário!