Gritar palavrões ajuda a diminuir a dor

Por , em 3.05.2011

Xingar não leva a nada, mas faz você se sentir melhor quando passa por uma situação de dor. E essa afirmação é científica: segundo uma nova pesquisa, o palavrão realmente ajuda na amenização da percepção da dor.

Durante o estudo, os participantes tiveram que escolher cinco palavras que eles provavelmente usariam se acertassem seu próprio polegar com um martelo. A primeira palavra listada seria o “palavrão” que normalmente viria a cabeça. Eles também listaram cinco palavras “entediantes” (as que usariam para descrever uma mesa, por exemplo).

Em seguida, os participantes colocaram suas mãos em um recipiente com água gelada, e tiveram que as manter lá – enquanto “xingavam” repetidamente – o maior tempo que pudessem.

Antes e depois de mergulhar as mãos na água fria, a frequência cardíaca de cada participante foi registrada. E logo que eles decidiam que não conseguiam mais suportar a baixa temperatura, eram convidados a avaliar a quantidade de dor que sentiram.

Os pesquisadores achavam que “xingar” faria com que a água fria parecesse muito mais fria, diminuindo a tolerância dos participantes para a dor e aumentando a sua percepção dela. Na verdade, o contrário ocorreu: as pessoas resistiram a fortes estímulos dolorosos por mais tempo se ficavam repetindo um palavrão do que se falassem palavras normais.

Os cientistas acreditam, a julgar pelas taxas cardíacas dos participantes, que eles ativaram sua resposta de “luta ou fuga” (uma resposta ao estresse), porque o palavrão amplifica os sentimentos de agressão (é a mesma situação de jogadores adversário se provocando antes de um jogo importante).

Curiosamente, as mulheres relataram sentir menos dor depois de xingar. Sexo frágil, então? Hilariamente, os pesquisadores disseram que os palavrõesb não aumentou a tolerância à dor em alguns homens com tendência a “catastrofizar” (uma maneira britânica educada de dizer que alguns dos garotos eram totais rainhas do drama).

E você, o que acha? Que o palavrão realmente tem poder analgésico?

[MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

Deixe seu comentário!