Grupo asiático acusa Brasil de ter matado 300 mil tubarões

Por , em 3.08.2010

Segundo o grupo de ambientalistas, uma empresa brasileira teria matado as criaturas para atender à demanda por sopa de nadadeira de tubarão na Ásia.

Depois disso o Instituto de Justiça Ambiental brasileiro acusou o exportador de frutos do mar Siglo do Brasil Comércio de matar ilegalmente cerca de 300 mil tubarões. De acordo com as autoridades, a matança pode ter danificado nosso ecossistema – já que os tubarões estão no topo da cadeia alimentar.

E o pior: os tubarões eram jogados novamente no mar depois de terem suas nadadeiras retiradas – pouco se aproveitava de sua carne e, normalmente, o animal ainda está vivo quando retorna ao mar.

A separação das nadadeiras das carcaças dos tubarões para o comércio é contra a lei no Brasil. No entanto, o alto preço que restaurantes asiáticos pagam pela iguaria encorajam comerciantes a matar os peixes ilegalmente.

Em maio o Ministério do Meio Ambiente já havia feito buscas nas instalações da Siglo do Brasil e encontrou nadadeiras de tubarão sem documentação que explicasse sua origem.

O valor da multa que a exportadora terá que pagar está estimado em 790 mil dólares. Segundo o Instituto de Justiça Ambiental, os tubarões eram mortos na costa Nordestina e exportados através de portos no Rio Grande do Sul. [BBC]

4 comentários

  • cleiber:

    ah , o jeitinho brasileiro somado a sabedoria oriental(que mata e come tudo porque tudo e afrodisiaco e todo orienttal e brocha)so podia dar nisso mesmo

  • ira:

    Ao Alexandre e Danubia,nota 1000 com muitas estrelas.
    Uma coerência de 1ª grandesa.
    O Brasil é o país das 1001 leis,uma fábula,quanto ao cumprimento e as reprimendas aos que burlam as leis é
    00000000,quando não, é de uma insignificancia tal que,
    chega a ser uma hilaridade,quando não trágico.

  • Alexandre:

    Incrível… A justiça no Brasil realmente funciona ¬¬:
    “No entanto, o alto preço que restaurantes asiáticos pagam pela iguaria encorajam comerciantes a matar os peixes ilegalmente.”
    Legal… Aí vem um imbecil, e estipula uma multa de menos de 3 dólares por tubarão morto.
    Concordo com a Danubia: Cadeia!!! E sem fiança, sem regime especial, sem regalias, sem condicional, sem nada!!! Pão e água.
    Enquanto estes sanguessugas não começarem a pagar (de verdade e não piadas como esta) nossa ambiente vai pagar caro pela ganância de alguns.
    Lamentável… É de chorar de vergonha.

  • danubia:

    essa multa eh irrisoria em comparacao aos danos causados por uma empresa desta estirpe! cadeia!! esse crime eh inafiancavel

Deixe seu comentário!