Guepardo robótico bate recorde de velocidade

Por , em 6.03.2012

Existe algo mais assustador do que um guepardo correndo atrás de você? Sim, um guepardo robótico sem cabeça vindo atrás de você em velocidade recorde. Esse pesadelo é agora uma realidade, graças ao DARPA’s Cheetah robot (robô guepardo da DARPA, agência americana), que alcançou 29 quilômetros por hora (km/h), recorde de velocidade para uma máquina com pernas robóticas.

O robô, desenvolvido pela Boston Dynamics, usa a tecnologia M3 (DARPA’s Maximum Mobility and Manipulation program), que permite a máxima mobilidade do guepardo robótico. O projeto principal da empresa é desenvolver robôs de combate que possam fugir e escapar de seres humanos a pé.

O recorde anterior para robôs com pernas era 21 km/h, e foi estabelecido em 1989 pelo robô MIT Leg Lab’s stick-figurish Planar Biped (do Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Guepardos de carne e osso podem correr muito mais rápido do que o novo robô, entretanto, podendo chegar até 112 km/h.

O guepardo sem cabeça robótico é apenas um entre o zoológico de robôs que está sendo projetado. Beija-flores, peixes e cães são alguns dos outros animais que estão sendo desenvolvidos pela empresa Boston Dynamics. Vários desses robôs estão sendo feitos para aplicações militares.

Isso ainda não é assustador o suficiente para você? Pois a Boston Dynamics está construindo um robô humanoide chamado Atlas, que será capaz de andar e movimentar-se de pé, apertando e agarrando coisas com seus dois braços robóticos – e assim como os outros animais, sem cabeça.

A empresa diz que, para além das aplicações militares, os robôs podem ser usados para fins humanitários também, como para resgates de emergência em desastres. Aposto que é o que disseram sobre o Skynet também. [MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • levita:

    Na minha opiniâo !! já existem grandes maquinas secretas criadas por governos tando para o uso militar e domestico, acho que só o que esta faltando para vir a tona é os cientistas descobrirem uma celula de força que dure por muito tempo! se não fica dificil uma maquina dessa rodando por ai com uma bateria de 4 horas.

  • yuri:

    o futuro robotico esta bem proximo

  • bruno bardog:

    ” empresa diz que, para além das aplicações militares, os robôs podem ser usados para fins humanitários também” AAHHH…..fala sério, já imaginei na minha mente este robo em larga escala, cheio de granada nas costas, nos campos de batalha……quem imaginou o mesmo , fala ai…

  • Octavio:

    esse robô esta parecendo que anda de marcha a ré.
    Estranho, muito estranho…

    • A.:

      Eu acho que ela só não tem pés, seria mais uma articulação e precisaria de garras, só eles mesmo pra saber o porque. Mas enfim, se você tentar ver ela correndo para a esquerda, com uma cabeça (que ela também não tem) pontada pra esquerda e pés (sob as pernas do jeito que estão) na mesma direção, é possível perceber. A pata de trás teria duas articulações a do tornozelo, que nunca toca o chão, e a linha dos dedos, que daí toca o chão. É mais fácil perceber isso se você tem cachorro!

    • Matheus Matos:

      kkk’ Gostei do comentário !

Deixe seu comentário!