Cientistas explicam porque atletas negros são mais rápidos

Por , em 13.07.2010

Dos últimos 38 recordistas mundiais nos 100 metros rasos, 28 são atletas negros. Cientistas acham terem encontrado as razões pelas quais eles foram mais rápidos.

O estudo feito na Universidade de Howard mostra que há uma diferença entre negros, asiáticos e brancos na questão do comprimento dos braços e pernas e que o centro de gravidade do corpo dos negros seria mais alto, dando mais estabilidade na corrida.

Desde 1968 os recordes na prova de 100 metros rasos foram quebrados por atletas negros. Isso aconteceria pela diferença que cada raça tem na sua estrutura física – então o atleta poderia ser africano, brasileiro, jamaicano, canadense ou alemão: se ele for afrodescendente, independente de sua cultura, ele terá mais chances de ser mais rápido por seu físico.

Os negros tendem a ter membros mais longos, mas com uma circunferência menor. Isso afetaria o centro de gravidade de seus corpos, que seria mais alto do que se comparado com um branco ou asiático da mesma altura.

Segundo os pesquisadores, as diferenças são pequenas e não as notamos apenas no olhar: foi só medindo e comparando os membro de atletas que os cientistas chegaram a essas conclusões.

O estudo analisou as medidas de soldados de 17 nações diferentes. Como os militares medem a maior parte do corpo de seus recrutas com exatidão, eles são uma fonte confiável. Depois fizeram as comparações e perceberam que as pessoas mais rápidas possuem membros longos, centro de gravidade mais alta, e que essas características são mais comuns em negros.

Em contraste, os brancos possuem o tórax mais largo, tendo a vantagem em esportes aquáticos.

Usain Bolt (foto), jamaicano, é atualmente o homem mais rápido do mundo, tendo completado a prova de 100 metros rasos em 9,85 segundos. [Life’s Little Mysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,17 de 5)

24 comentários

  • Katiuscia Sanabria:

    Asiáticos não são “puramente” inteligentes, são dedicados e disciplinados! Só acho…

    • Joao Emanuel:

      Oque eles têm de inteligência falta em outras coisas. KKK

  • Diogo Rosset:

    O tempo do Bolt está errado!
    Eu tenho estudado atletas há muito tempo.
    Os Negros têm diferenças fisiológicas, no que diz respeito à freqüência cardíaca e membros mais longos e troncos curtos.

  • Murilo Mazzolo:

    Nem precisa todos sabem dessa superioridade, principalmente dos Asiáticos!! kkkkk
    Mas o estranho é que li uma vez que os Judeus são o povo mais Inteligente do mundo… Estranho!! kk

  • João Figueiras:

    “Esses cientistas realmente não tem nada pra fazer”

    Na realidade este estudo foi bastante importante. Para além de confirmar as vantagens evolutivas das diferentes etnias (nao concordo com o termo raça), irá permitir que os outros atletas possam adaptar o seu treino para uma competição mais favorável para si, para além de permitir que negros façam o mesmo e assim obtenham melhores desempenhos.

    E ao contrário do que alguns desinformados estão a afirmar, nós somos mesmo diferentes! Temos caracteristicas diferentes por alguma razão! Se no início as nossas caracteristicas nos permitiram uma excelente aptidão a diversos ambientes, agora permitem-nos uma competição a nível social (e não só) que nos favorece ou prejudica.

    “não acredito nisso, acho que tem mais negros em corridas devido a condição social, eh muito mais facio para uma pessoa branca nadar pois tem uma condição naturalmente melhor que a de um negro, as pessoas julgam-nos pela aparência e só depois vem o caráter.”

    Contradizes-te: primeiro afirmas que nao concordas com a publicação porque negros têm uma vantagem social nas corridas e depois vens com o argumento fenotipico para os brancos. Não é lógico.

    Abraços.

  • Alexandre Söldann:

    Ah, e o fato de os atletas de raça negra destacaram-se em corridas, a despeito de brancos e asiáticos, deve-se, como o confirma a pesquisa, a dons naturais, e não por causas externas ou sociais!

    Se assim fosse, então por que diabos os asiáticos, que tanto treinam (vejam o caso da China) não conseguem superar os brancos na natação, cuja caixa torácica é maior, nem os negros na corrida?

    Sinceramente, é-me difícil acreditar no que estou a ver aqui: pessoas negando o óbvio.

    É… nem sempre o óbvio é mesmo óbvio.

  • Alexandre Söldann:

    Eu fico a olhar os comentários das crianças que postam aqui, e o primeiro pensamento que me vem é: o que diabos tem-se ensinado a essas pequenos? Por Deus!

    Vejamos:

    “nos samos todos pesoas inguais nos devenos para caom o rasismo”.

    Por Deus! O que os professores de história têm colocado/vomitado na cabeça dessas crianças? É de doer o coração.

    Mesmo com uma pesquisa científica, as pessoas preferem manter sua arrogância e ignorância. É tal a lavagem cerebral que nem um fato as faz mudar o pensamento! Caramba!

    Filhos, ouçam: a estrutura óssea das diferentes RAÇAS HUMANAS é distinta, e isso é constatável tanto para um cientista como para um comum perito de polícia. É isso mesmo: raça não é só “cor de pele”. Parem de ser tão imbecis e simplórios! As raças são diferentes quanto à estrutura óssea, quanto ao tamanho do cérebro, quanto aos hormônios, quanto à organização muscular… são tantas diferenças que com um simples osso da mão pode-se saber à que raça pertence certo indivíduo. Por isso, não sejam idiotas, aceitem os fatos.

    Ah, uma coisa: não é raça humana! É espécie humana, e esta se subdivide em raças. Vão estudar um pouco e saiam do Facebook, crianças.

  • marcello:

    não acredito nisso, acho que tem mais negros em corridas devido a condição social, eh muito mais facio para uma pessoa branca nadar pois tem uma condição naturalmente melhor que a de um negro, as pessoas julgam-nos pela aparência e só depois vem o caráter.

  • Raquel:

    Este documentario n esta dizendo “brancos são melhores q negros” esta apenas constatando q negros tem mais facilidade com corridas e brancos com esporte aquatico.E eu acho q n tem nada de mal nisso.

  • MD:

    Esses cientistas realmente não tem nada pra fazer,
    realmente sou mutio bom em natação, certa vez fiqui preso em uma ressacana praia de copacabana. Papai, mamae, a praia inteira começaram a apontar pra mim, estava quase indo lá pra Africa, muito longe, coloquei pé de pato e consegui sair, o pé de pato foi emprestado por um surfista que acabou salvando minha vida e ele veio se estabacando em uma onda também, era branco também. Enfim chegamos salvos na orla, sem precisar dos acionamentos do jet-ski. Chegamos exaustos e preenchemos ficha de atendimento no posto.
    Minha infãncia e adolescência nadava até meus pulmoes quase estourarem… Tenho 117 de tórax sem malhar, sem tomar nada. Agora vamos a realidade, nao tenho carro e vou para o trabalho e para o lugares a pé hoje em dia… Enfim não desenvolvi meus dotes para natação, para desenvolver minhas pernas.

  • Rafael:

    Eu acho que não tem raça nos somos todos pessoas brancos ou pretos asiáticos não faz muita diferença não é?

  • lay:

    nos samos todos pesoas inguais nos devenos para caom o rasismo

  • Sr. Mansell:

    Caro Romero,

    Não há diferença muscular! Esses negões que você vê, que se acham fortões e tudo mais, ralam mais do que queijo ralado para ficar fortes. Se um branco ou asiático fizerem a mesma coisa, ficaram tão fortes quanto negros.

    • Dan:

      então nos poderiamos fazer comercial de desodorante

  • eduard:

    omg, orientais sao bom em ping-pong, mesmo com o olhinhos meio fechado. =P

  • squish:

    Negros são bons em corrida.
    Brancos são bons em natação.

    E os orientais?

    • Dan:

      os orientais são boms na corrida do sushi ^^

  • henrique pereira:

    Houve um erro aí
    O tempo do Usain Bolt é 9,58 não 9,85

    • Dan:

      na verdade foi 9,57 teve ym vilesimo de atraso para marcar

  • Daniel:

    Somos todos iguais…????

    • Dan:

      nem ferreando

  • Romero:

    Não haveria também uma diferença muscular?

    • Dan:

      sim o palito e a vareta

    • Denis da Mata:

      mais massa muscular de explosão, 3%-19% mais testosterona que brancos e asiáticos

Deixe seu comentário!