O singular robô de origami

Por , em 10.08.2014

Se você acha que não faltava inventar mais nada nesse mundo, vai mudar de ideia quando conhecer o robô de origami inspirado em Transformers.

Ele não é um brinquedo que pode mudar por conta própria de forma, digamos, de um carro em um robô assassino. Mas chega perto.

Criação do estudante de engenharia Sam Felton e seus colegas da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (ambos nos EUA), o robô de origami é basicamente uma folha plana de papel capaz de se transformar em um robô parecido com um caranguejo com autonomia própria.

O objetivo dos engenheiros era “tornar os robôs e as máquinas em geral mais rápidos e menos custosos”. Uma das maneiras de se fazer isso era usar uma simples folha, material fácil e barato de se obter.

É possível imprimir circuitos eletrônicos em uma folha de papel plana. Então, ao usar algumas técnicas dobráveis inteligentes (com base na antiga arte da dobradura de papel chamada de origami), os pesquisadores puderam dobrar essas folhas em estruturas úteis – como um robô em forma de caranguejo que pode andar, ou um robô em forma de cisne que poderia voar.

O problema é que demora muito tempo para os seres humanos fazerem todas as dobras necessárias nestas folhas planas. “Nosso objetivo, então, era tentar fazê-los se dobrar sozinhos, a fim de economizar tempo”, explica Felton.

Ele e seus colegas anexaram um pequeno microprocessador no papel que dobra a folha nos lugares certos.

Para realizar essa dobra, os engenheiros utilizaram um brinquedo de criança chamado Shrinky Dink. Esses brinquedos são feitos a partir de folhas elásticas, polímeros que encolhem até a metade de seu tamanho original quando aquecidos.

Ao anexar o Shrinky Dink na folha, o microprocessador se transforma em um pequeno aquecedor eletrônico, fazendo com que o material encolha, dobrando o papel.

robo de origami

O próximo passo dos engenheiros é criar robôs dobráveis minúsculos, do tamanho de insetos, feitos de papel alumínio. [NPR]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Muleanous:

    Muito bem bolado juntar a dobradura do origami com juntas móveis para fazer um robo, assim o corpo dele fica uniforme e móvel ao mesmo tempo.

  • ROBERTO TAVEIRA:

    Será que existe alguma diferença entre Origami e Kirigami ou será que é tudo a mesma coisa?

    • Cesar Grossmann:

      Não sou expert no assunto, mas pelo que vi, origami usa dobraduras, e kirigami usa dobraduras e recortes.

Deixe seu comentário!