Guepardos robôs dão um salto para a robótica

Por , em 1.06.2015

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, nos EUA) construíram guepardos robóticos que podem ver e saltar sobre obstáculos de forma autônoma.

Para obter um salto com corrida, o robô planeja seu caminho da mesma forma que um corredor humano: conforme detecta um obstáculo se aproximando, estima a altura e a distância do objeto. O robô, então, mede a melhor posição para saltar e ajusta seu passo para pousar um pouco abaixo do obstáculo, antes de exercer força suficiente para se empurrar para cima e pular sobre ele.

Com base na altura do obstáculo, o robô, em seguida, aplica uma certa quantidade de força para pousar com segurança, antes de retomar seu ritmo inicial.

Em experimentos com uma esteira em uma pista coberta, o robô chita foi muito bem com os obstáculos de até 45 cm de altura e atingiu uma velocidade média de corrida de 8 km/h.

Ver, correr e saltar

Em setembro passado, o grupo demonstrou que o guepardo robótico era capaz de correr sem o uso de câmeras ou outros sistemas de visão. Agora, com a utilização de um radar de laser – sistema visual de bordo que usa um laser de reflexões para mapear terreno -, o robô pode “ver”.

A equipe desenvolveu um algoritmo de três partes para planejar a trajetória do robô. Tanto a visão e sistema de planejamento de rota estão a bordo do robô, dando-lhe um controle autônomo complementar.

O algoritmo

Este “algoritmo de ajuste de abordagem” é executado em tempo real, otimizando o progresso do robô a cada passo.

Quando o robô atinge o ponto de partida, o terceiro componente do algoritmo assume para determinar sua trajetória de salto. Com base na altura do obstáculo e na velocidade do robô, os pesquisadores elaboraram uma fórmula para determinar a quantidade de força de motores elétricos que o robô deve exercer para se lançar com segurança sobre um determinado obstáculo.

Confira os experimentos no vídeo abaixo e veja como esses robôs representam um verdadeiro salto para o desenvolvimento de projetos robóticos: [Phys]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!