Você já conhece o Hygge, o segredo da felicidade dinamarquês?

Por , em 26.12.2018

Você conhece o segredo da felicidade dinamarquês, o Hygge? Bom, antes de saber mais sobre este conceito e como podemos colocá-lo em prática no verão brasileiro, aperte o play na playlist abaixo para curtir uma música Hygge e já entrar no clima:

A palavra Hygge é um adjetivo, pronome ou até verbo. Você pode usá-la para dizer coisas como: “que casa hyggelig você tem!”. Ou, “foi tão hyggelig te ver”. Como verbo, a palavra pode ser usada da seguinte forma: “Hygge com os amigos é uma coisa casual”.

Hygge é o “conforto da alma”, “a arte de criar intimidade”, é o ambiente simples, limpo e confortável na companhia de pessoas queridas, com as quais você se sente bem. É também o momento solitário em uma longa caminhada pela natureza ou uma leitura gostosa acompanhada por um chá ou taça de vinho.

Quanto às refeições, é uma mesa com utensílios e decoração simples mas caprichada, para reunir os amigos para várias horas de conversa. Os pratos não são rebuscados e há poucas opções, mas os ingredientes são locais e sazonais.

É basicamente a valorização dos momentos simples, a gratidão por objetos básicos que trazem conforto e pela companhia de pessoas queridas. É descansar com a intenção de descansar, sem o peso na consciência ou ansiedade tão comuns para quem tem cobranças o dia todo.

Esta ideia é praticada pelos dinamarqueses, mas tem se tornado mais popular no mundo todo pela simplicidade e baixo custo. Como a temperatura na Dinamarca costuma ser baixa e os dias são escuros, normalmente um ambiente Hyggelig envolve mantas macias e quentinhas, velas, lareira e meias de lã. Mas o verão também merece o Hygge:

Como colocar o Hygge em prática no verão


Você pode aproveitar um picnic em um parque, praia, ou até no quintal de casa. Basta escolher uma toalha bonita, frutas da estação, lanchinhos leves e refrescantes, um espumante ou água saborizada, e você estará Hygge com os amigos.

Uma noite morna pode ser aproveitada com um jantar no quintal. Você pode colocar um tapete no chão com almofadas grandes e móveis de jardim. Um churrasco com acompanhamento de salada e uma sobremesa que envolva bastante frutas cai muito bem. Você tem pouco trabalho para preparar a refeição e menos louça para lavar.

Pode aproveitar a natureza nas montanhas, praia, zona rural ou parque. Até jogar futebol com os amigos é considerado Hygge. A natureza tem uma característica especial de nos deixar calmos e contentes. Melhor ainda se der para deixar o celular em casa para aproveitar o mundo lá fora.

Já a decoração da casa no verão inclui flores de época, fruteira com fruta sazonais e um xale fresquinho para o sofá. Vale até acender umas velas ou colocar umas luzinhas de LED para deixar o ambiente mais aconchegante. Tigelas de madeira podem ser usadas na decoração, em jantares no quintal ou em picnics. O importante é ser minimalista e não ter muitos objetos nas mesas e estantes.

Agora que você já aprendeu muitas coisas sobre o Hygge, resta aprender a pronunciar a palavra corretamente. Confira no video abaixo:

[Self, Amara, Hygge Life]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (19 votos, média: 4,11 de 5)

Deixe seu comentário!