Imagens subliminares podem acabar com aracnofobia

Por , em 10.03.2011

Aracnofobia é a palavra usada para definir a fobia de aranhas. Mas não é o simples medo, é uma reação irracional de pânico por estar diante das criaturas de oito pernas peludas e até oito olhos, por menores que sejam. Mas, os dias de desespero destes “medrosos” podem estar contados. O pesquisador Joel Weinberger, da Adelphi University, de Nova Iorque, concluiu que expor as pessoas que sofrem desta fobia a imagens subliminares de aranhas os faz superar o medo.

Geralmente, o tratamento de fobias é realizado expondo alguém à situação que lhe causa medo. Ela é obrigada a “encarar de frente” o seu medo. Mas, Weinberger decidiu facilitar a vida dos fóbicos. Reuniu 23 voluntários que tinham medo de aranhas e os fez encarar, durante um tempo, um “X” em uma tela, enquanto imagens de 20 aranhas ou de paisagens eram projetadas. As imagens dos aracnídeos passavam muito rápido para serem percebidas.

Os voluntários que foram expostos às imagens subliminares de aranhas conseguiram, depois da experiência, abrir a tampa de um tanque cheio dos bichos. Aqueles que, sem perceber, viram imagens de paisagem, conseguiram apenas chegar perto do tanque.

A explicação sugerida pelo pesquisador é que, quando a pessoa é exposta a imagens relacionadas ao seu medo, sem perceber, o cérebro acaba ligando aquilo que desencadeia a fobia a situações não perigosas. A amígdala, região do cérebro que envolve memórias emocionais, passa a perceber as aranhas como inofensivas. “É impressionante que tal efeito possa ocorrer tão rapidamente sem a percepção do participante”, diz David Rakison, professor da Carnegie Mellon University, da Pennsylvania.
Apesar das controvérsias que envolvem o estudo de mensagens subliminares, é de se imaginar que os voluntários devam preferir olhar um X na parede a ter que enfiar a mão no tanque de aranhas! [NewScientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

17 comentários

  • Diego Alves:

    Nossa, um artigo que aracnofóbicos gostariam de ler e colocam a imagem de uma aranhona dessas, desci a pagina rapidinho!

  • Victória:

    Sou aracnofobica(também claustrofóbica)desde de que me conheço por gente.Acho um animal horrendo,começei a ter medo quando era pequena e começou a descer da parede uma aranha x e uma tarantula gritei tanto que tenho medo demais.Acredito que possa ajudar dependendo do tipo de pessoa e não esqueçam que aranhas não são isentos

  • Axys:

    Não sei porque ter medo desses bichinhos, eles são inofensivos se você não mexer com eles. Se uma aranha aparecer na sua frente e você se assustar e ficar desesperado, olha o seu tamanho para o dela! Quem se assusta mais é ela e não você. É claro que assim ela vai querer se defender.

    • RICARDO:

      Sem noção você hein! É claro que um relevante número de espécies de aranhas é inofencivo mas se puder ler um pouco mais a respeito deste assunto encontrará uma série de espécies que são letais ao homem.
      A aranha marrom é uma delas e se sua picada não for tratada em 24 horas… já era!

  • José Calasans:

    Eu particularmente gosto das aranhas cabeludas ou não.Deixando as brincadeiras de lado,devemos ter muito cuidado com insetos e animais peçonhentos,em se tratando de aranhas existem algumas que não representam perigos e podem ser até domesticadas porém,é bom que se tenha conhecimento para lidar com esses animais.

  • clara pastelone:

    eu acho aranha um bicho super nojento e medonho acho que se ver uma vou morrer de medo pois tenho pavor desses animais

  • Éverman:

    Não sei quanto às mensagens subliminares, mas eu perdi minha fobia de aranhas depois que comecei a criá-las …

  • Mario:

    aracnofobia – medo ou intolerãncia a aranha, será que é crime também?

  • Iuri Vasconcellos:

    Mais surpreendente q isso é a aranha não ser um inseto, pode ser que as imagens tenham sido bonitas e se fez um emparelhamento com as imagens e as aranhas levando os voluntários a verem as aranhas como algo mais tranquilo , claro que nao é tao simples

  • EDUARDO SOROCABA:

    inseto 6 patas aracnideos 8 patas
    ou seja aranha não é inseto

  • DIEGO:

    pode ser que as imagens tenham sido bonitas e se fez um emparelhamento com as imagens e as aranhas levando os voluntários a verem as aranhas como algo mais tranquilo , claro que nao é tao simples

  • Marinheiro:

    Sim, chinfor.
    Chama-se de amígdala a qualquer órgão do corpo em forma de amêndoa.

    -> Tonsilas palatinas, localizadas na garganta
    -> Amígdala cerebelosa, localizada no cérebro
    -> Amígdala faríngea, situada no tecto da rino-faringe
    -> Amígdala lingual, folículo situado na base da língua
    -> Amígdala, vilão da DC Comics, inimigo do Batman

  • EDUARDO -SOROCABA:

    EU JAMAIS CHEGARIA PERTO DE UMA ARANHA TENHO UM MEDO INCONTROLAVEL DESSES BICHOS SÓ EM PENSAR NISSO FICO ARREPIADO
    ESSA TESE NÃO FUNCIONARIA COMIGO

  • chinfor:

    Amigdala fica no cerebro???

  • Z3hr0_C00l:

    Escorpioes e aranhas, tenho medo dessas coisas.

  • O Holandês Voador:

    Mais surpreendente q isso é a aranha não ser um inseto!

  • Roberto:

    Duvido que qualquer tratamento, por mais revolucionário que seja, venha um dia acabar com o pânico de aranhas que tenho…

Deixe seu comentário!