Incenso é ligado a câncer no sistema respiratório

Por , em 25.08.2008

Exposição a incensos por longos períodos aumenta o risco de desenvolver câncer na parte superior do trato respiratório, mostrou um novo estudo.

Um dado intrigante: a prática não aumentou a taxa geral de risco de câncer de pulmão.

Os resultados são apoiados por inúmeros estudos experimentais que mostram que o incense é um poderoso produtor de partículas e que a sua fumaça contém substâncias carcinogênicas. “Eu acredito que incenso deveria ser usado com cuidado”, disse o autor do estudo Jeppe Friborg, do departamento de pesquisa epidemiológica do Statens Serum Institute em Copenhague, Dinamarca.

Como Reduzir seus riscos de câncer de mama?

“O uso freqüente em recintos onde as pessoas vivem deveria ser minimizado, ou ao menos deveria haver ventilação suficiente. Em nosso estudo descobrimos maior risco de câncer presente em indivíduos que informaram uso freqüente de incenso por muitos anos, portanto, exposição repetida por anos provavelmente ser evitada.”

A American Lung Association irá adicionar o incense como um fator de risco para doenças respiratórias. “Não é nada perto do risco de fumar uma carteira de cigarros por dia durante 20 anos, mas é um risco”, disse o Dr. Norman Edelman, chefe da organização.

Especialista em câncer alerta contra celulares

Quando o incense queima ele produz partículas de material que contém possíveis carcinogênicos como hidrocarbonetos poliaromáticos, carbonila e benzeno.

Queimar incense quase dobrou o risco de desenvolver carcinomas no trato respiratório superior incluindo nariz/sino, língua, boca e laringe. Houve maior risco tanto em fumantes quanto e não fumantes, apontando um efeito independente da fumaça do incenso.

Câncer e hidratantes: Estudo chega a resultado alarmante

Queimar incensos também pode colocar pessoas com doenças cardíacos ou respiratórios, como asma, em risco, pois as partículas que emitem já foram ligadas a problemas cardíacos e respiratórios. [LiveScience, USNews, ScienceDaily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,50 de 5)

3 comentários

  • RICARDO:

    TODOS DEVEM TER DIREITO AS INFORMAÇOES,CADA UM USA TABACO, INSENSO SE QUISER. TRISTE É QUANDO SE FICA NA INOCENTE IGNORANCIA SOBRE POTENCIAIS MALEFICIOS.

  • Michele:

    Nossa…ahh bem, tudo que é queimavel nesse planeta de fim de mundo deve causar cancer…afinal de contas, todos tem particulas…mas até aiii…bemmm
    Isso está parecendo mais um golpe de “Teoria da Conspiração”…rsrs
    Mas fazer o que…
    Se bem que meu caso com minhas rinites e tambem minhas alergias diminuiram com o uso de insensos…mas deixando isso para la…
    Tabaco é Cancerigeno, Maconha, pois é…daqui a pouco seremos proibidos de respirar…
    Será que a sociedade do futuro teremos que usar bombas de oxigenio para respirar???…

  • Rodrigo Knack – jornalista:

    Por que esses pesquisadores não se ocupam em procurar alternativas para reduzir a emissão de poluentes das fábricas e automóveis, que são muito mais cancerígenos do que um incenso?

    Daqui a pouco vão dizer que o incenso deixa “doidão” e vão querer proibir…

Deixe seu comentário!