Microscópio eletrônico mostra agulha fonográfica no vinil

Por , em 21.06.2015

O vinil pode ser uma mídia “das antigas” para muitas pessoas. Mas, independente de quando ela tenha sido criada e quando tenha exercido seu domínio no mercado, uma coisa sempre será fantástica: a mecânica da leitura de som no vinil.

Podem falar em MP3, MP4, MP5 ou MP1000. Nada vai ser tão surpreendente (pelo menos para mim) quanto uma agulha sendo capaz de ler sons, músicas e vozes em um pedaço de PVC.

Como a leitura é feita

Para você ver bem de pertinho como essa tecnologia será eternamente incrível, o vídeo abaixo mostra imagens capturadas por um microscópio de varredura de elétrons de uma agulha fonográfica lendo um vinil. Parece que ela está passando por uma superfície macia – ou por gesso.

Na verdade, se eu visse o GIF acima isoladamente, eu diria que ele se parece com muitas coisas, MENOS com uma agulha fonográfica lendo um vinil.

Enfim

Para fazer a varredura dar certo, foi preciso cortar um pedaço de um vinil para que ele coubesse no microscópio – já que a câmara desse equipamento costuma ser pequena.

O outro problema é que microscópios eletrônicos não conseguem captar imagens de materiais que sejam isolantes. Isso porque o microscópio trabalha (e funciona) disparando elétrons sobre a superfície que pretendemos observar de perto. Se um determinado objeto, então, for isolante de corrente elétrica, os elétrons ficam presos no material e não conseguimos ver nada.

Para arrumar esse problema, foi necessário colar os pedaços de vinil em um material condutor (pequenos cilindros de metal). E, a partir daí, deu tudo certo.[sploid]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

  • Cesar Grossmann:

    Exceto que aquela não é a velocidade com que a agulha percorre o sulco. Tiveram que diminuir isso também…

    De qualquer forma, fascinante.

Deixe seu comentário!