10 vídeos espetaculares vídeos do mundo microscópico

O microscópio é uma ferramenta maravilhosa que nos permite ver o que de outra forma não conseguiríamos. Os vídeos a seguir fazem exatamente isso: nos levam para um passeio em um mundo desconhecido e invisível, mas maravilhoso e encantador.

10 vídeos incríveis do nosso mundo sob um microscópio

10. Euglena viridis


Euglena viridis é um protista unicelular encontrado em quase todos os lugares do mundo. Podem se concentrar aos milhões em poças, chegando a tornar a água verde. Cada um deles tem apenas cerca de 0,02 milímetros de largura, aproximadamente o tamanho de um comprimento de onda de infravermelho. É incrível que sejamos capazes de visualizá-los mesmo assim. No vídeo acima, você pode ver os plastídios (organelas da célula) carregados de clorofila no interior de um desses protistas, que ficam verdes conforme são iluminados. Os cloroplastos permitem que E. viridis crie açúcares na luz solar. Ele também pode se alimentar por fagocitose.

9. Sangue


Nosso sangue é vivo. Embora geralmente só pensemos nele como aquela coisa gosmenta vermelha que sai de feridas, dentro do nosso corpo ele é algo que se move freneticamente, recheado de plaquetas, glóbulos brancos e vermelhos, através de um líquido transparente composto principalmente de plasma. Neste vídeo, você confere duas gotas de sangue humano, alternadamente vistas em ampliações de 40, 400 e 1.000 vezes.

8. Pele


Com sua reputação de maior órgão do corpo humano, não pensamos na pele como um dos mais diversificados também. Entre suas funções estão proteção, regulação de calor, absorção e excreção de resíduos (seu suor também contém ureia, como a urina). Pelo que é mais conhecida, nossa pele ainda é responsável pelo nosso sentido do tato. No vídeo acima, um zoom panorâmico vai penetrando os abismos da camada externa da pele, até o coração da epiderme. Isso foi feito através de uma combinação de vários vídeos, mas as imagens microscópicas são todas de pele real. Esse efeito visual impressionante mostra algo que só conhecemos em uma capacidade intelectual – todas as células na camada mais externa da pele já estão mortas.

7. Floco de neve


A maioria dos flocos de neve não são as estruturas cristalinas delicadamente simétricas que você imagina. Enquanto essas belas celebridades são as estrelas dos flocos de neve, quase todos na verdade são irregulares e se aglutinam em uma bola bizarra antes de derreter. Sob as condições certas, no entanto, aparecem os superstars, as fusões perfeitas da ciência e elegância, como o exemplo mostrado no vídeo acima. Essa visão microscópica nos deixa ver como cristais de floco de neve se formam, primeiramente permanecendo em um estado líquido abaixo do ponto de congelamento, até um par de moléculas criar um arranjo original. Essa fundação inicia uma reação em cadeia que puxa mais moléculas de água para dentro do arranjo, fazendo com que o cristal de gelo aumente de tamanho a partir da mesma forma pela qual se originou.

6. Esperma e óvulo


Milhões de espermatozoides nadam em direção a um único óvulo, mas não é exatamente o primeiro a chegar que ganha a corrida. Longe de uma disputa onde só um cruza a linha de chegada, os espermas ficam em torno do óvulo até alguns se chocarem com ele. O vídeo mostra espermatozoides de ouriço do mar fertilizando um óvulo. Em vez de um único espermatozoide chegar primeiro e acabar com a graça, dezenas de pequenos nadadores alcançam a parede externa do óvulo e começam a cavar freneticamente. No caso, um vai conseguir entrar. Nos seres humanos, de cerca de 200 milhões de espermatozoides que entram na vagina, apenas cerca de 100 chega até a segunda metade da trompa de Falópio. O resto se perde no meio do caminho e morre.

5. Poça de água e seus habitantes


Euglina viridis é um habitante comum da água de lagoas, mas não mora sozinho; milhares de criaturas lhe fazem companhia. De pulgas-de-água a larvas do mosquito, este vídeo captura a incrível diversidade que vive na água doce. Sem querer te desanimar, mas é bom avisar que muitos destes organismos vivos podem sair das lagoas e chegar felizes em sua água potável. Essas imagens certamente oferecem uma visão de alta definição do que pode estar no seu copo de água nesse momento.

4. Microscópio 3D


Microscópios oferecem visões surpreendentemente claras de um mundo invisível, mas têm suas limitações. Geralmente, as amostras são colocadas em uma lâmina plana, o que significa que só vemos uma representação bidimensional do que está ali. Por exemplo, no vídeo com os espermas, o óvulo parece um disco, mas é esférico na vida real. O microscópio digital foi lançado no Japão em 1986, e abriu o caminho para novas técnicas que podem permitir aos pesquisadores ver uma amostra microscópica em três dimensões. Ainda não dominamos esta técnica, de forma que o vídeo acima não captura a profundidade de uma célula em detalhes, mas mostra o que um microscópio pode fazer com uma cabeça rotativa simples, que deixa a lente circundar o objeto sendo observado.

3. Células T matam célula cancerosa


Tratamentos típicos para o câncer, como quimioterapia e radioterapia, visam reduzir o tamanho dos tumores. No entanto, o próprio corpo também combate ao câncer ativamente, como visto no vídeo acima. Nele, células T, ou linfócitos T (em verde) destroem uma célula cancerosa (em azul). Essa espécie de glóbulo branco procura células perigosas no corpo, as cerca e excreta um coquetel de substâncias químicas para as matar. Ironicamente, também podem se tornar canceroso, uma condição conhecida como linfoma de células T.

2. Ácaros


Os ácaros são um dos flagelos da civilização moderna, já que nossos ambientes quentes são a casa ideal para estes pestinhas. Até 19.000 ácaros podem viver em um único grama de poeira, mas, amém, provavelmente apenas cerca de 500 vivem por grama de poeira em sua casa. Neste vídeo, vemos não só os ácaros, mas sua matéria fecal também. Fezes de ácaros contém enzimas digestivas que desencadeiam uma série de reações alérgicas em humanos, causando asma e eczema em crianças. Infelizmente, não há nenhuma maneira de se livrar deles. Ainda que ácaros adultos morram se a umidade cair bastante, as larvas podem entrar em hibernação até que um ambiente mais úmido faça sua alegria, deixando-as viver em sua fronha, colchão e tapete.

1. Protozoário e diatomácea


Protozoários são alguns dos organismos mais comuns que analisamos em microscópios. Existem cerca de 30.000 espécies de protozoários diferentes, a maioria com 10 a 50 micrômetros de tamanho. Um dos mais diversos organismos do planeta, protozoários são encontrados em todos os lugares, desde em temperaturas abaixo de zero da Antártida a areias escaldantes dos desertos. Neste vídeo, vemos um protozoário lutando por sua vida contra uma diatomácea. Diatomácea é um tipo de alga que, como os protozoários, se move através da água com auxílio de minúsculos “pelos” chamados de flagelos. A diatomácea nesta filmagem é essa espécie de “palito verde” furando o protozoário, rasgando sua película e causando sua morte. Essa situação nos faz pensar nas bilhões de lutas que acontecem a todo minuto em nossa volta, e dentro de nós, em um mundo muito pequeno para nossos olhos perceberem. [Listverse]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

Uma resposta para “10 vídeos espetaculares vídeos do mundo microscópico”

Deixe uma resposta