Índia anuncia regulação ambiental para indústrias

Por , em 25.07.2011

A Índia deseja fazer uma mudança completa no processo de concessões ambientais para indústrias.

Recentemente, tem havido uma série de controvérsias sobre licenças ambientais de alguns grandes projetos no país. O Ministério do Meio Ambiente da Índia se envolveu em polêmicas sobre como equilibrar o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente.

Em janeiro, o Ministério do Meio Ambiente declarou um resort particular construído em uma colina no estado de Maharashtra ilegal.

Por outro lado, algumas decisões recentes do Ministério têm sido criticadas pelos ambientalistas, incluindo o sinal verde para a construção de um novo aeroporto de Mumbai (Bombaim) e uma estação de energia nuclear em Maharashtra.

Agora, um “regulador ambiental” deve assegurar o cumprimento das “normas verdes” por parte das indústrias.

Ao anunciar a criação da Avaliação Nacional do Meio Ambiente, o país espera uma mudança completa no processo de concessão de licenças ambientais.

Essa atitude já segue o impasse de vários projetos industriais e de mineração. O Ministério do Meio Ambiente recusou-se a liberá-los, sob o argumento de que o crescimento econômico deve atender às preocupações ambientais.[BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Amigo:

    Enquanto isso no Brasil, vivemos de acordo com a politicagem. Ou seja, indústrias altamente poluidoras tem aval de governos para continuar atuando sem nenhuma punição.

  • Luiz Baron Neto:

    Que óptima essa iniciativa,espero que realmente exista esse interesse por parte de um Pais tao grande.Quem sabe outros sigam o exemplo.

Deixe seu comentário!