Em vinte anos, precisaremos de um segundo planeta

Por , em 19.10.2010

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) é taxativo: devido à excessiva exploração e poluição, precisaremos de um novo planeta Terra até 2030 se mantivermos as mesmas taxas de danos à natureza. Metade de nossa população de 6,8 bilhões de pessoas, segundo a ONG internacional, vive em desacordo com os padrões sustentáveis de estilo de vida. Isso sem falar que a estimativa da organização leva em conta as estimativas de crescimento populacional feitas pela ONU, que segundo eles estão abaixo do que realmente deve acontecer.

O cálculo que os levou a fazer tal afirmação diz respeito à poluição. Daqui a 20 anos, precisaremos do dobro da capacidade atual em capacidade de capturar CO2. Sem isso, haverá um inevitável desequilíbrio nas taxas de recursos naturais do ecossistema, e (ponto para os apoiadores da teoria de aquecimento global) no clima do planeta.

O cálculo ainda dá uma grande alfinetada nos norte-americanos: eles afirmam que, se o mundo todo tivesse a mesma taxa de consumo da população dos EUA, não precisaríamos apenas de mais um planeta Terra até 2030, e sim de quatro Terras e meia. O relatório indica que tivemos uma queda média de 30% na biodiversidade no mundo. Considerando apenas os trópicos, essa taxa é de 60%.

A receita para evitar que precisemos de um novo planeta (já que dificilmente teremos) já é conhecida: sustentabilidade. Investir em meios de manter o mesmo nível de qualidade de vida explorando menos os recursos naturais. Em suma, o desafio é garantir o uso destes mesmos recursos para as próximas gerações sem precisar diminuir o nosso próprio. [USA Today]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

33 comentários

  • Geraldo Laurindo:

    Falar..Comentar só não basta! Precisamos agir,,,todos!!

    • Geraldo Laurindo:

      Vejamos: Descobrirão o BRASIL.E acabaram com ele..!Até hoje está assim…só enganação e roubalheira.Hoje continua…a mesma coisa.

    • Cesar Grossmann:

      Descobrirão ou descobriram?

  • Kauawillian Arauajo Ribeiro:

    caraka pessoal vamos cuidar do planeta somos a unicas pessoas qua podemos fazer isso e se continuar assim nos vai ter que mudar para outro planeta mais nao podemos ir para outro planeta por que a terra tem agua. animais.carne.e outras coisas entao so qual nossa vontade nos vai conseguir viver por muitos anos

  • Maria Calheiros:

    Só temos essa casa, vamos dela cuidar!

  • jodeja:

    Não se assustem. Jamais seremos destruídos, pois somos eternos e em constante evolução. Já passamos por muitos planetas e ainda passaremos por muitos outros.

  • David Freire:

    Balela, conversa fofa, isso aí é teoriazinha dos Illuminati para causar sentimento de culpa na humanidade e justificar a tão sonhada proposta deles para que a população mundial encolha e que eles possam ter com mais facilidade o controle inconteste de todo o ser que habite esse planeta. É a mesma farsa do aquecimento global. Se houver aquecimento na Terra, assim também haverá em todos os outros do sistema solar, pois nesse exato momento o sol encontra-se na época de maior atividade já registrada pela ciência, e mais: se o sol diminuir sua atividade , haverá glaciação, da mesma forma que houve noutras épocas! Prestem bem atenção ao que a mídia fala, não acreditem em qualquer conversinha que essa mídia (que pertence aos grandes grupos financeiros) sai publicando por aí para que o povo engula tudo goela abaixo!

  • Eldo Cunha:

    Hum!!! estamos ferrados ! só tem um jeito. É se juntar com DEUS e ir para um lugar acima do terceiro céu.

  • Luhyris:

    Bem, isso é meio “hilario”, em 20 anos precisaremos de um novo planeta, como se houvesse um planeta, a nossa disposição, quanto mais quatro Terras e meia, e o custo que teria essa operação? 6,8 bilhões de pessoas na Terra, será que todos iriam conhecer o “novo” planeta? Ao invés de ficarmos pensando nisso deveríamos nos preocupar com o planeta em qual habitamos, manter o estilo de vida, mais sem acabar com o planeta!

    • cristian:

      comcordo mas se a população da terra continuar cresendo
      desse jeito com as pessoas cada vez vivemdo mais.
      hoje em media 63%das pessoas estao vivendo até os 90 95 e100 anos cientistas calculam que no ano de 2070 não avera ALIMENTOS para suprir a nesecidade de TODOS
      mas eu acho q não precisa chegar ate 2070 para ver que o mundo ta uma verdadeira BOSTA.
      A FOME MISERIA ESTAM EM TODAS AS PARTES DO MUMDO
      oque devemos fazer e aquilo que um homem emsinol a 2000 mil anos atras ajudar os mais prosimos e nesecitados

  • Rodrigo Paim:

    Podemos ser ecologicamente corretos o quanto quisermos, enquanto a população mundial continuar tão alta ( e subindo ), a situação irá se tornar cada vez pior.

    Controle da natalidade mundial é uma questão que deve ser resolvida urgentemente pelos países sub-desenvolvidos

  • rycardo santos:

    gostei da idéia da(o) ninja…temos bastante espaço no mar, não seria possível, construir cidades no fundo do oceano, ou quem sabe até sobre ele…..se o homem consegue inventar bombas atomicas e outras armas de auta destruição, poderiam dar um jeito de colonizar os oceanos também….

  • leonardo miranda damacena:

    mudar para outro planeta essa e boa so se for pra lua vcs se preocupam em conquista outros planetas em vez de cuidar do nosso vamos ficar igual andorinhas imigrando de planeta em planeta

  • miqueias charles:

    Muito boa a sua opiniam José,pra onde o homem for ele depreda,polui,toma na base da força e mata seus semelhantes e qualquer coisa que ficar na frente em nome de um suposto progresso baseado numa ciencia que está envenenando o planeta com gases tóxicos que eles inventam e depois não controlam sua expansão no meio ambiente,nos somos destruidores de nossa própria espécie…

  • Felipe:

    É tudo culpa dos Esquilos do Mar do Atlantico Sul da Parte Norte do satélite

  • crazydogg:

    não seria mais facil reduzir a população mundial?
    1 bilhão de pessoas a terra consegue suportar mas não 7 bilhões ou mais!

  • Jorginho:

    Olá moderadores do HS, aprove meu comentário de uma vez!
    …antes que o mundo se acabe!!!

  • Ninja:

    Vamos começar a colonizar o mar pessoal, é mais fácil que ir pro espaço.

  • osTresPaletas:

    Concordo com a Elizabeth. A luta é aqui, temos que preservar aqui.
    Infelizmente acho que nao chego a tal idade, mas espero que um dia haja algum tratado ou algo do genero e tomemos uma atitude adequada para pararmos de ser um “virus” para o planeta, ou para os futuros planetas, se houver chance de colonizarmos outros.

  • Anderson:

    E assim agente vai mudando de planeta feito uma praga de gafanhotos.

  • Elizabeth:

    É… e tem gente que ao invés de aprender a preservar o planeta onde vive, fica pensando em conquistar outros planetas… quanta falta de consciência!!!
    Esse é o preço que pagamos quando as pessoas só pensam em progresso, em crescimento econômico, em ser uma grande potência… acabam destruindo o planeta onde vivem… grande vantagem!!!

  • Genivaldo:

    Esta estatistica tá errada, pois a quantidade de seres humanos serão mortos pela fome em varios continentes, a pesta e outros tipos de doenças solaparão vidas, as catastrófis da natureza fará o resto. Os países que fazem parte da Sociedades Secretas já tem preparado o exterminio de milhões de humanos, além do catacrisma vindo do espaço com quedas de meteoros gigantes e medio porte levará a um caos o planeta terra, já cogita entre países de primeira potências uma guerra que levará a atômica no globo, só não esperão que as forças oriundas do Criador combaterão as atuais forças dos seres caídos que fizeram guerra além das extremidades das galáxias antes da criação dos humanos, sendo eles expulsos de lá vinheram para a Via Lacta e transformou a vida dos humanos num atual inferno que a sociedade humana esta passando, mas, é chegada o fim deste pandemônio que estamos passando, serão expulso daqui com seu exercitos e a grande maioria que se juntaram a eles. Eu e inúmeros messiânicos conhecemos a verdade que se torna loucura para a maioria e serão pegos de surpresa como um terremoto que inesperadamente acontece, que nos chamem de doidos ou sejamos até barrado em qualquer site em comentarios mais, é um alerta para a humanidade. Que o bom D´us toque nos corações de muitos para que vejão a verdade aqui exposta. Amém. ggcelest@hotmail.com

  • lord:

    não há como, em relação a marte daria muito trabalho … O homem tem que investir em como viajar + rápido pelo espaço, procurar um planeta em um desses sistemas extra solares e começar as edificações … that’s all

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Temos que reduzir a população mundial. Quanto mais habitarmos o planeta, mais o desgastamos. É uma coisa lógica. Veja Singapura, por exemplo; era um país de pobreza e miséria e se transformou no país com mais milionários do planeta. Basta não praticarmos a demagogia política e religiosa e adotarmos a vontade de acabar com a miséria, que nada constrói, apenas elegem políticos e sustenta as igrejas. Liberemos o aborto, a vasectomia a ligadura, com despesas do governo.Paremos com a idiotisse de crescei e multiplicai. Sejamos inteligentes como os paises de 1º mundo que adotaram o aborto e não foram punido pelos Deuses. As mortes por aborto não assistidos não é muito diferentes de partos assistidos.

  • Scriptum Est:

    Não são capazes de sobreviver na Terra e “acham” que poderão viver em qualquer outro lugar ! ! !
    .
    Não se preocupem !
    .
    Daqui a 20 anos não existe mais ninguém em nenhum Planeta ! ! !

  • Regasoni:

    só tem uma forma de resolver isto!

    chame pelos thundercats !!!!

  • Bruno Lourenço:

    Bom,estive analisando algumas coisas e descobri que não vai acabar em vinte anos, por que todos estão tomando uma iniciativa para melhorar o planeta, pode ser que acabe em quarenta ou cinquenta anos mas não em vinte.
    Não é só a natureza também tem o cunsumo inscessivo de água.

  • big bang:

    Não adianta nem reclamar, nada vai mudar. O futuro e incerto, imagino mais ou menos como no filme Mad Max, um caos sem ordem onde os mais fortes sobreviverão por algum tempo com os restos de uma civilização q ruiu. Ganges errantes esfomeadas, antropofagia, doenças sem controle, colapso geral de energia, ou seja, o fim mais provável, a humanidade vai se consumir qdo terminar de consumir o planeta.

  • Jorginho:

    (Retificando): Os cientistas vão tentar arrumar um meio de nos dá uma morte o mais natural e honrada possível:
    Estão tentando um meio de fazer o LHC se transformar em uma máquina ímpar para destruição planetária (certamente vai aparecer alguns dizendo que eles sabem o que estão fazendo!)kkkkk

    Antes que apareça algum defensor, digo que eles estão especulando milhares de resultados incertos e na verdade até então, nada encontraram que justificasse a grana aplicada!
    Aliás, já pensam em criar outra muito mais poderosa até 2030… se chegarmos lá!!!

    Devemos ter confiança… afinal eles sabem o que é melhor para nós! hihihiahahahahahahohohohoho!(riso diabólico)

    Contudo, se não conseguirem uma forma mais criativa…
    Podemos morrer pela queda de um asteróide… como ”se deu com nossos pais dinossauros!kkkkkkkkkk
    Podemos morrer aos berros,clamando via rádio: ”SOS,SOS,SOS…
    Terra chamando irmãos interestelar: Precisamos de ajuda urgente! Conseguimos fuder nosso planeta e precisamos nem que seja de um planetinha com a metade da Lua, mesmo que o oxigênio seja rarefeito e com temperaturas em média de 70C…Urgente! Ah, que haja vegetação,nem seja só capim…(fazendo injustiça com os pobre jumentos. Tadinho!)

    Falando sério pessoal: Devemos mudar nossos hábitos de forma semelhante que se dar aos tratamentos de pessoas com câncer.
    A diferença nesse caso é que maioria de nós somos o próprio câncer.
    É preciso criar leis severas.

    Que tal àquela conversa que roda por aí de, ”Nova Ordem Mundial?”
    Ou àquela história (real?) dos “Illuminati”?

    Como prevalece o velho ditado: ”Para se fuder, não é preciso fazer muita força, pois o cosmo conspira contra nós!

    Aos finalmente: Ao menos tenho a fé que meu salvador vive!
    (Nesse momento sinto que alguns ateístas estão arrancando os cabelos de raíva!
    Fazer o quê, né?
    At

  • Jorginho:

    Os cientistas vão tentar arrumar um meio de nos dá uma morte o mais natural possível:
    Estão tentando um meio de fazer o LHC se transformar em uma máquina ímpar para destruição planetária(certamente vão aparecer alguns dizendo que eles sabem o que estão fazendo!)

    Antes que apareça algum defensor, digo que eles estão especulando milhares de resultados incertos e na verdade até então, nada encontraram que justificasse a grana aplicada!
    Aliás, já pensam em criar outra muito mais poderosa até 2030… se chegarmos lá!!!

    Devemos ter confiança… afinal eles sabem o que é melhor para nós! hihihiahahahahahahohohohoho!(riso diabólico)

    Contudo, se não conseguirem uma forma mais criativa…
    Podemos morrer pela queda de um astoroíde… como ”se deu com nossos pais dinossauros!
    Podemos morrer aos berros, clamando via rádio SOS,SOS,SOS…
    Terra chamando irmãos interestelar: ”Precisamos de ajudar urgente! Consiguimos fuder nosso planeta e precisamos nem que seja de um planetinha com a metade da Lua, mesmo que o oxigênio seja rarefeito e com temperaturas em média de 70C…Urgente!”

    Falando sério pessoal: Devemos mudar nossos hábitos de forma semelhante que se dar aos tratamentos de pessoas com câncer.
    A diferença nesse caso é que maioria de nós somos o próprio câncer.
    É preciso criar leis severas.

    Que tal àquela conversa que roda por aí de, ”Nova Ordem Mundial?”
    Ou àquela história (real?) dos “Illuminati”?

    Como prevalece o velho ditado: ”Para se fuder, não é preciso fazer muita força, pois o cosmo conspira contra nós!

    Aos finalmente: Ao menos tenho a esperança que meu salvador vive!
    (Nesse momento sinto que alguns ateístas estão arrancando os cabelos de raíva!
    Fazer o quê, né?
    At

  • José1:

    Quando vejo noticias desse tipo sempre me lembro do que ocorreu com os índios e outros povos primitivos aqui no planeta terra…

    Eles simplesmente chegam, matam os povos, destroem a cultura/costumes desses povos, roubam e destroem recursos e ainda ficam se vangloriando por isso…

  • Lucas:

    Esse relatório reforça que não devemos cuidar do planeta para nossos filhos, e sim para nós mesmos. Devemos também punir os poluidores, não com falas, cartas ou relatórios e sim com capital. Poluiu mais, menos dinheiro. Essa deveria ser a função da ONU, órgão que hoje pertence mais aos EUA, o que é errado. Também temos que mudar os nossos hábitos rapidamente.
    Não existe mais tempo para reeducar a população lentamente. Os governos devem rápido, ou todos pereceremos.

  • junio alves da silva:

    Para obter um segundo planeta,seria preciso uma nave com capacidade de recriar o nosso meio ambiente,ex:marte,mas como isso e impossivel,por ter idicios que marte teve agua,talvez fazendo uma cupula colocando sobre a superficie dp planeta,adicionando agua talvez pudesse reviviver os organismos existentes no local,se for comprovado,sera uma grande revoluçao…logico que o credito seria meu,ne…eu tive a ideia
    ….isso foi registrado no supremo tribunal de belo hotizonte…ate!!1

Deixe seu comentário!