Índia planta 50 milhões de árvores em menos de 24 horas

Na última semana, 800 mil voluntários ocuparam áreas ao lado de rodovias e estradas de ferro no estado indiano de Uttar Pradesh para plantar 50 milhões de árvores. A operação aconteceu em apenas um dia, para que o país entrasse no livro Guinness dos Recordes.
O país que detinha o recorde por árvores plantadas em um único dia até agora era o Paquistão, com 847.275 mudas plantadas em 2013. Auditores do livro ainda estão confirmando a contagem de mudas na Índia, mas é bastante provável que o recorde seja superado.
Isso não significa que todas as mudas sobreviverão ao transplante. Edward Parson, professor da Universidade da Califórnia, estima que 60% delas vão morrer, seja por falta de irrigação ou por pragas.
“Você não pode simplesmente plantar as mudas. Claro que é ótimo plantar 50 milhões de árvores, mas você tem que adotar procedimentos para cuidar delas e protegê-las”, explica ele.
O responsável pelo projeto na Índia, Sanjeev Saran, garante que os locais onde a operação foi realizada serão acompanhados com a ajuda de fotografias aéreas.
Além do livro dos recordes
A iniciativa da Índia faz parte de várias ações para melhorar a qualidade do ar do país. Seis das dez cidades com pior qualidade do ar estão na Índia. “O mundo percebeu que esforços sérios precisam ser realizados para reduzir a emissão de carbono e diminuir os afeitos da mudança climática. Uttar Pradesh começa a agir neste sentido”, afirmou o ministro-chefe do estado indiano, Akhilesh Yadav, aos voluntários.
A ação foi aplaudida pelo Centro para o Desenvolvimento Global. “A maior contribuição desse projeto é, além do livro dos recordes, focar em problemas importantes. Ele se dirige aos maiores problemas da Índia: poluição, desmatamento e uso da terra”, diz Anit Mukherjee, representante da organização.
A Índia planeja investir US$ 6,2 bilhões no reflorestamento nos próximos 15 anos. O país também tem se destacado na geração de energia limpa, com o primeiro aeroporto com energia 100% solar. Esse tipo de energia recentemente se tornou mais barata do que o carvão na Índia. [Science Alert]
5 comentários
Esperando que isso se repita aqui…
Muito Positivo !!! 🙂
Sao muito muito bom os esforços para fazer isto porque o tem de gente devastando este planeta por estupides e arrogancia e ganancia parabens
Melhor q Índia e Paquistão briguem, um c/ o outro, com mudas de árvore, que com artefatos nucleares.Boa notícia, Tio Sam deveria participar!
Uma atitude que deveria ser comum. Principalmente nas grandes potências poluidoras mundiais…
Não podemos pagar pelo poluição dos vizinhos!