Índia planta 50 milhões de árvores em menos de 24 horas

Por , em 20.07.2016

Na última semana, 800 mil voluntários ocuparam áreas ao lado de rodovias e estradas de ferro no estado indiano de Uttar Pradesh para plantar 50 milhões de árvores. A operação aconteceu em apenas um dia, para que o país entrasse no livro Guinness dos Recordes.

O país que detinha o recorde por árvores plantadas em um único dia até agora era o Paquistão, com 847.275 mudas plantadas em 2013. Auditores do livro ainda estão confirmando a contagem de mudas na Índia, mas é bastante provável que o recorde seja superado.

Isso não significa que todas as mudas sobreviverão ao transplante. Edward Parson, professor da Universidade da Califórnia, estima que 60% delas vão morrer, seja por falta de irrigação ou por pragas.

“Você não pode simplesmente plantar as mudas. Claro que é ótimo plantar 50 milhões de árvores, mas você tem que adotar procedimentos para cuidar delas e protegê-las”, explica ele.

O responsável pelo projeto na Índia, Sanjeev Saran, garante que os locais onde a operação foi realizada serão acompanhados com a ajuda de fotografias aéreas.

Além do livro dos recordes

A iniciativa da Índia faz parte de várias ações para melhorar a qualidade do ar do país. Seis das dez cidades com pior qualidade do ar estão na Índia. “O mundo percebeu que esforços sérios precisam ser realizados para reduzir a emissão de carbono e diminuir os afeitos da mudança climática. Uttar Pradesh começa a agir neste sentido”, afirmou o ministro-chefe do estado indiano, Akhilesh Yadav, aos voluntários.

A ação foi aplaudida pelo Centro para o Desenvolvimento Global. “A maior contribuição desse projeto é, além do livro dos recordes, focar em problemas importantes. Ele se dirige aos maiores problemas da Índia: poluição, desmatamento e uso da terra”, diz Anit Mukherjee, representante da organização.

A Índia planeja investir US$ 6,2 bilhões no reflorestamento nos próximos 15 anos. O país também tem se destacado na geração de energia limpa, com o primeiro aeroporto com energia 100% solar. Esse tipo de energia recentemente se tornou mais barata do que o carvão na Índia. [Science Alert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Dinho01:

    Esperando que isso se repita aqui…

  • Alexander Denarelli:

    Muito Positivo !!! 🙂

  • Jader Pereira:

    Sao muito muito bom os esforços para fazer isto porque o tem de gente devastando este planeta por estupides e arrogancia e ganancia parabens

  • Tibulace:

    Melhor q Índia e Paquistão briguem, um c/ o outro, com mudas de árvore, que com artefatos nucleares.Boa notícia, Tio Sam deveria participar!

  • José Eduardo:

    Uma atitude que deveria ser comum. Principalmente nas grandes potências poluidoras mundiais…
    Não podemos pagar pelo poluição dos vizinhos!

Deixe seu comentário!