Índio Apache seria o responsável pelo nome da missão que matou Bin Landen

Por , em 3.05.2011

A morte de Osama Bin Laden ainda está envolvida em muitos mistérios que a Agência Central de Inteligência (CIA) e o governo dos EUA vão revelando aos poucos. Um dos detalhes da operação comandada pela CIA e os Navy Seals da Marinha americana divulgado foi o codinome usado por eles para se referir à operação contra o terrorista: Geronimo. No momento em que a unidade especial cumpriu sua missão, uma mensagem foi enviada por rádio: “Geronimo – EKIA”, sigla para Enemy Killed in Action (inimigo morto na ação).
Mas, por que Geronimo?

Geronimo foi um líder indígena norte americano, da etnia Chiricahua Apache, que viveu entre os anos 1828 e 1909. Ele participou de diversas batalhas contra o México e os EUA que tentavam invadir o território Apache durante o combate, conhecido como as Guerras Apache, que durou décadas.

Ainda não se sabe se o codinome tem relação com o nome do famoso índio guerreiro, mas ele se encaixa no episódio por várias razões: Geronimo se tornou uma lenda por sua bravura e fugas incríveis durante as batalhas contra os dois países e a operação da Marinha americana, um ataque surpresa, foi considerada mais perigosa que bombardear à distância o local onde Bin Laden estava. “Geronimo” também é a palavra que os paraquedistas das forças armadas americanas gritam quando eles saltam de um avião, e os Seals saíram de um helicóptero para chegar ao complexo onde o líder da Al Qaeda estava.

Na verdade, Geronimo não é um nome. O índio Apache nasceu chamado “Goyahkla”, que significa “Aquele que boceja”. Foram os mexicanos que passaram a chamá-lo de Geronimo depois de um confronto onde ele derrotou diversos soldados armados com facas e armas de fogo e os botou para correr chamando por São Jerônimo.
Depois de dedicar sua vida para salvar seu povo, Geronimo morreu de pneumonia, com 79 anos, como prisioneiro dos EUA, em Oklahoma. [LifesLittleMysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

15 comentários

  • thew lima:

    uma coisa é certa ninguem sabe de nada

  • claudemir da silva:

    em toda história sempre teve um vilão

  • Mario:

    quando os italianos vem buscar o terrorista deles que os ptistas estão dando casa,comida e roupa lavada?

    • Giselle Hannah:

      Concordo com você, a Itália deveria vir buscar o aquele terrorista daqui. Não me importo se um acordo de paz vai ser quebrado ou não. Aquele cara tem que pagar pelo que fez.

  • Marte:

    Um palpite é fácil de chegar:

    Quando a cavalaria vence, é grande vitória.
    Quando os peles-vermelhas ganham, é terrível massacre.

    A História se repete.

  • Tendrilion:

    Uma operação para nos livrar dos Terroristas que estão em Brasília poderia ter codinome de “Operação Zumbi dos Palmares”.

    • Matheus 15 anos:

      BOOOOOOOAAA!!!!!!!

  • delzo:

    Como disse amigoa acima, sem corpo nao ha morte, apenas boatos, juridicamente é impossivel acusar alguem pelo feito sem o corpo……

  • delzo:

    Bom dia gente, mas quem disse a verdade? Bin Laden morto, veja a foto divulgada pelos jornais e tv’s que é uma montagem de duas fotos pelo fotoshop…. quem terá vantagens com esse momento? O presidente dos EUA, que está com a imagem abaixo do crítico junto com os EUA… vamos repensar direito se realmente o Bim laden morreu de korte natural ou foi assassinado?

  • Glauco:

    Sem corpo não há morto, como a vovó já dizia.

    Esse Gerônimo era o cão pelo visto!

  • MAX:

    KKKKK…VAO MENTIR LA NO INFERNO… ESSA HISTORIA DE MORTEDE BIN E MAIOR FURADA… O CARA JA MORREU ANOS… SO BESTA ACREDITA NESTAS NOTICIAS MENTIROSASSSSSSSSSSS

  • S@abia:

    Realmente há um certo paralelo entre as duas histórias (Jerônimo e Bin Laden), porém, a de Jerônio é muito mais romantica e heróica, enquanto a de Bin Laden é a de um covarde que mandava os outros para a morte enquanto ele mesmo se escondia como um covarde.

    • POOL:

      Bin laden não era covarde era guerriheiro e que mesmo rico preferiu as arguras da guerrilha do que a vida boa da elite arabe a qual fazia parte. mas sem defender esse ou aquele ideal voce acha que os generais americanos tambem vao trocar tiros no afeganstao e no iraque rsrsrs bobinho

  • Jessica:

    QUE GRANDE MISTÉRIO =/

  • D3lta:

    Acho que Gerônimo era o apelido do falecido, segundo eu li. ^-^

Deixe seu comentário!