“Janpelo”: confira imagens desta campanha mostrando o progresso de mulheres que decidiram não se depilar

Por , em 8.01.2019

Hoje em dia, ainda que muitos de nós desejem se encaixar em um determinado padrão de beleza, todos parecem muito cientes de que ele existe e de que pode ser muito cruel.

E, para combater tais normas sociais, aceitação é a palavra de ordem. Por que não ser do jeito que você é, ao invés de buscar se encaixar em um molde pré-definido? Vamos combinar que já estamos todos de saco cheio da pressão para se conformar a modelos irrealistas.

Logo, onde quer que você olhe, tabus estão sendo desafiados, especialmente no que diz respeito à imagem corporal e expectativas culturais sobre as maneiras pelas quais (principalmente) as mulheres se apresentam em público.

No entanto, para os mais conservadores entre nós, essas mudanças estão acontecendo tão rapidamente que chegam a assustar. Por este e outros motivos, ativistas feministas têm criado campanhas e movimentos para conscientizar a sociedade sobre a nova onda de libertação dessas amarras sociais.

“Janpelo”

Por exemplo, a estudante britânica Laura Jackson criou uma campanha conhecida como “Januhairy”, ou, em uma tradução aproximada, “Janpelo”. O objetivo é que as mulheres deixem seus pelos crescerem livremente durante o mês de janeiro, para apoiar o programa Body Gossip.

O Body Gossip é uma instituição de caridade que combina arte e educação para capacitar cada corpo a ser a melhor versão de si mesmo, a criar sua própria marca de beleza. É tão chato que todo mundo queira ser do mesmo jeito, não é?

“Esta não é uma campanha raivosa direcionada a pessoas que não veem como os pelos do corpo são normais, e sim um projeto de empoderamento para que todos entendam mais sobre suas opiniões sobre si mesmos e sobre os outros”, escreveu Laura no Instagram.

Então, abandone seus pré-conceitos e confira abaixo belas imagens de diversas mulheres que aderiram à campanha: [BoredPanda]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (56 votos, média: 2,54 de 5)

Deixe seu comentário!