Jaqueta-airbag salva a vida de motoqueiros

Por , em 16.02.2009

As jaquetas são feitas da mesma forma que airbags de carros e inflam se o motoqueiro cai, ou é atirado, durante um acidente. Elas são presas nas motocicletas e, se receberem algum sinal de impacto, elas se desencaixam do veículo – acompanhando o piloto.

O departamento de Transportes do Reino Unido, onde a jaqueta foi desenvolvida, diz que não pretende, por enquanto, tornar o uso do equipamento obrigatório. No entanto, acha que a invenção veio em boa hora e fará campanha para promover seu uso, já que a vida de muitos motociclistas poderá ser salva.

No Reino Unido, apenas 1% dos usuários das vias é de motoqueiros – mas quando se trata de vítimas de acidentes, o número sobe para 20%.

As jaquetas protegem os órgãos vitais do usuário, o pescoço e a coluna. De acordo com as pesquisas, a maioria das mortes de motociclistas são devidas a ferimentos nessas regiões.

Há algumas variações nas jaquetas vendidas no Reino Unido, e elas custam, em média, duas vezes mais do que uma jaqueta normal.

O dublê Rob Hunt testou a invenção e aprovou. “É uma jaqueta bem justa, e que protege bem. Ela fez com que eu não rolasse no chão, ou caísse com muita força. Acho que o atrito com o chão em alta velocidade pode causar a maior parte dos machucados” explica.

Eu consigo ver a aplicação dessa tecnologia para muitos esportes radicais que quebram ossos todos os dias. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 2,33 de 5)

2 comentários

  • Annabela:

    Não sei não, hehehe…

  • Leemanash:

    Estava faltando mesmo algo para a proteção dos pilotos de motos, o capacete é insuficiente. Agora, daqui que essa tecnologia chegue por aqui… Além de que para algumas regiões como o Nordeste, terá que vir com Ar condicionado acoplado. [Risos]

Deixe seu comentário!