Jedicon – PR 2013

Por , em 6.10.2013

Mais que uma simples reunião de fãs de uma franquia de ficção científica ou de fantasia, o JediCon se traduz hoje como um encontro de pessoas fantásticas que admiram as fantásticas possibilidade humanas, onde a imaginação ocupa seu real papel que é a de ser o motor fundamental da criatividade.

E nesse viés que Albert Einsten aponta que a imaginação é mais importante que o conhecimento.

Foi um dia extremamente prazeroso onde pudemos confraternizar com pessoas do Brasil todo que se reuniram em torno da ideia principal que é a de se abstrair do cotidiano intranscendente e viver a fantasia e a ficção como uma oportunidade de ampliar seu ponto de mirada. Ampliar seus horizontes.

Um evento que reuniu além de fãs, colecionadores e consumidores de cultura, reuniu também intelectuais do porte do escritor André Carneiro e do Dr. Bertoldo Scheneider Jr, apenas para citar alguns, proporcionou momentos de entretenimento, debate e reflexão.

Organizado pelo Conselho Jedi do Paraná, ocorreu no último 05 de outubro nas dependências do Shopping Omar, em Curitiba que cedeu o espaço para a montagem de dezenas de estandes, contendo as mais diversas atrações. Desde o comércio de itens de coleção, camisetas, kits e brinquedos até a exposição de um valiosos acervo de memorabilia temática.

E é claro muitos livros.

Além evidentemente da presença de meu livro “A Cor da Tempestade” que festeja a sua segunda edição (que foi comercializado a preço de custo no evento) podemos citar orgulhosamente outros sucessos de venda, tais como a saga Senhores de Castelo de Gustavo Brasmann e Gustavo Norris e o lançamento do “Crônicas do Viajante no Tempo” de nosso confrade Marcos Migliorini, aliás livro que tenho a honra de prefaciar.

O sucesso da saga Star Wars, a meu ver, que reúne no mundo todo mais de 40 milhões de fãs, se deve principalmente a universalidade de sua linguagem, que atinge tanto adultos quanto crianças.

Como abordei em meu artigo da semana passada, o cerne dessa saga bebe nas mesmas águas do que há de mais exaltado e belo em nosso senso comum.

Independentemente do tempo e do espaço, a noção de heroísmo permanece límpida e arquetípica com ponto preponderante em nosso mais precioso senso de humanidade.

E é gratificante ver pais e filhos reunidos em um evento cultural que ao mesmo tempo que diverte, instrui e convida à reflexão, como foi possível comprovar nas três palestras proferidas durante o evento:

“A Ciência da Galáxia de Star Wars”, realizada pelo Dr. Bertoldo Scheneider Jr que abordou a plausibilidade dos mundos presentes no Universo Star Wars, do ponto vista físico, biológico e bélico e seu paralelo com a nossa realidade.

A autoexplicativa palestra “Referências sobre Star Wars na Cultura Pop”, realizada pela expert Anna Rita Ribeiro e a palestra “Mito do Herói” por mim realizada que buscou promover uma reflexão, a exemplo do que tenho feito em meus artigos aqui no HypeScience, afinal o que há de herói e de vilão em cada um de nós.

Tenho que agradecer em especial ao Valter Cardoso pelo convite e parabenizá-lo pela organização.

Só posso dizer que foi um honra participar desse evento que foi organizado por voluntários que graciosamente doaram o seu tempo para nos proporcionar mais uma oportunidade de pensarmos cultura no seu viés mais pop, mais científico e mais literário.

Que minha “nerdice” não se revele, mas com certeza foi um dia em que “A força esteve com cada um de nós”.

Mais uma vez parabéns a todos.

-o-

Marcos Migliorini e suas "Crônicas do Viajante no Tempo"

Marcos Migliorini e suas “Crônicas do Viajante no Tempo”

Nossa "livraria"
Nossa livraria (detalhe)

Nossa livraria (detalhe)

Nossa "livraria" (detalhe)

Nossa “livraria” (detalhe)

Nossa "livraria" (nosso outdoor)

Nossa “livraria” (nosso outdoor)

IMG_2662
Memorabilia

Memorabilia

Cosplay Ashoka

Cosplay – Ahsoka

Memorabilia

Memorabilia

Memorabilia

Memorabilia

Uma de nossas "loxinha"

Uma de nossas “loxinha”

Memorabilia

Memorabilia

André Carneiro e um fã

André Carneiro e um fã

[Leia os outros artigos de Mustafá Ali Kanso]

 

LEIA SOBRE O LIVRO A COR DA TEMPESTADE do autor deste artigo

À VENDA NAS LIVRARIAS CURITIBA E ARTE & LETRA

Navegando entre a literatura fantástica e a ficção especulativa Mustafá Ali Kanso, nesse seu novo livro “A Cor da Tempestade” premia o leitor com contos vigorosos onde o elemento de suspense e os finais surpreendentes concorrem com a linguagem poética repleta de lirismo que, ao mesmo tempo que encanta, comove.

Seus contos “Herdeiros dos Ventos” e “Uma carta para Guinevere” foram, em 2010, tópicos de abordagem literária do tema “Love and its Disorders” no “4th International Congress of Fundamental Psychopathology.”

Foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional de Contos da Scarium Megazine (Rio de Janeiro, 2004) pelo conto Propriedade Intelectual e com o sexto lugar pelo conto Singularis Verita.

3 comentários

  • Rodolfo Andrello:

    olá mustafá. adoro esse tipo de evento. nesse último anime friends comprei um sabre de luz e uma máscara do Darth vader e já comecei a encomendar as peças que faltam pro cosplay com uma costureira. o sabre tem os mesmos efeitos luminosos e sonoros e to vendo um cara que faz cosplay de jedi pra bolarmos uma apresentação do uso da força. resumindo… sou o tipo de fã que se o censo no Brasil tivesse a opção, estaria eu assinalando como praticante da religião jedi.
    que a força esteja com você!

  • aguiarubra:

    MARAVILHA!!!

    Esse tipo de evento é realmente inspirador!!!

  • Cristiano Bernardo Milek:

    Equipe do Hypescience: não estão aparecendo na home page os novos artigos. Estou utilizando o navegador Firefox e a última matéria é “As 14 mais espetaculares imagens de astronomia do último ano”. Att.

Deixe seu comentário!