Jogar “Tetris” reduz memórias traumáticas

Por , em 21.11.2010

Segundo uma nova pesquisa de cientistas da Universidade de Oxford, jogos de videogame podem reduzir lembranças traumáticas nas pessoas.

Mas não é qualquer jogo que tem esse incrível poder. Alguns jogos não só não têm esse impacto, como pioram o efeito. Nesse quesito, ponto para o Tetris. O jogo tem a capacidade de reduzir “flashbacks” depois que as pessoas vêem imagens traumáticas.

Os pesquisadores compararam a eficácia do Tetris para reduzir flashbacks com a eficácia do Pub Quiz Machine 2008, um jogo de perguntas baseado em palavras. Eles descobriram que jogar Tetris reduzia os flashbacks traumáticos, enquanto jogar Pub Quiz aumentava.

No primeiro dos dois experimentos, os pesquisadores pediram que adultos saudáveis assistissem a um filme com conteúdo traumático. Trinta minutos após o filme, 20 voluntários jogaram Tetris por dez minutos, 20 jogaram Pub Quiz, e 20 foram instruídos a não fazer nada.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas do grupo que jogou Tetris relataram menos flashbacks das imagens do filme do que as pessoas que jogaram Pub Quiz ou não fizeram nada. No segundo experimento, o estudo estendeu-se a quatro horas, com 25 voluntários em cada grupo. Novamente, os jogadores de Tetris tiveram significativamente menos flashbacks.

Segundo os pesquisadores, os últimos resultados sugerem que Tetris ainda é eficaz desde que jogado dentro de uma janela crítica de seis horas após a pessoa passar por um momento estressante.

Enquanto as pessoas jogam Tetris, a ação pode reduzir as memórias do tipo flashback sem aniquilar a capacidade de dar sentido ao evento. Mas, como os cientistas já afirmaram, nem todos os jogos de computador ou videogame têm esse efeito benéfico, e alguns podem até ter um efeito negativo sobre a forma como as pessoas lidam com memórias traumáticas.

Os pesquisadores sugerem que um tratamento de vacina cognitiva poderia ser desenvolvido para ajudar a reduzir flashbacks na condição chamada de estresse pós-traumático. Embora este trabalho ainda seja experimental, e qualquer tratamento em potencial esteja muito longe, os pesquisadores afirmam que estão começando a entender de que forma as memórias intrusivas ou flashbacks são formados após o trauma, assim eles podem aprender como usar a ciência para explorar novos tratamentos preventivos. [DailyTech]

Prefiro Jogar MegamanX, X2, X3, X4….To zerando o X5…

• vinicius:

Eu jogo Resident Evil pra me acalmar… imaginando que meu chefe é um zumbi…

NOSSA PESQUISA INTERESSANTE….qdo estou nervosa “ha muito tempo” jogo o tetris pra me acalmar.coincidência !!!!!

• Raffael Chacon:

O que faltou dizer foi por que diabos esses ciêntistas tiveram a idea de colocar pessoas que assistiram imagens traumáticas para jogar tetris! ^^
    Tetris Forever! kkk

First.

Beleza… agora já sei que TETRIS diminui a memória de longo prazo.

PS: não jogar Tetris antes das provas…..