Ladrões roubam 300 mil litros de água e a Austrália parece o mundo de Mad Max

Por , em 21.12.2019

Ladrões furtaram cerca de 300 mil litros de água do estado australiano Nova Gales do Sul, na costa leste do país. A região está sofrendo uma das piores secas da história do país, com temperatura recorde e incêndios florestais cada vez mais numerosos.

O roubo aconteceu no estado mais populoso da Austrália, Nova Gales do Sul

A polícia deste estado relatou que um fazendeiro da pequena cidade de Evans Plain teve a água roubada de duas cisternas em sua propriedade. O fazendeiro notou o roubo no último domingo (15), mas o crime pode ter acontecido dias antes, já que a última vez que ele havia checado sua reserva tinha sido no dia 9 de dezembro.

Roubo de grandes quantidades de água têm se tornado cada vez mais comuns na Austrália conforme o clima fica cada vez mais extremo. No começo do mês de dezembro, ladrões roubaram 25 mil litros de água do hidrante do aeroporto da cidade de Murwillimbah. A água roubada foi vendida.

Mapa de regiões que sofrem com a seca na Austrália entre agosto e novembro de 2019. Em vermelho claro, secas sérias; em vermelho intermediário, secas severas; em vermelho escuro, secas recordes.

Nesta semana, a média da temperatura nacional bateu em 41,9ºC, o terceiro dia consecutivo de recorde de temperatura no país todo. O estado de Nova Gales do Sul declarou estado de emergência pela segunda vez em menos de 30 dias, por conta de dezenas de incêndios descontrolados que já mataram seis pessoas e destruíram centenas de construções.

“No momento existem muitas pessoas no estado de Nova Gales do Sul que precisam de água. Esta é provavelmente a pior seca que já tivemos desde que o país começou como o conhecemos hoje. E sem chuva, os tanques ficaram secos”, diz o administrador da pequena cidade, Troy Green, em entrevista à radio australiana CBC.

Este cenário está cada vez mais parecido com uma distopia de ficção científica, fazendo muitos se lembrarem da famosa cena da luta pela água do filme Mad Max: Fury Road.

[Gizmodo, rádio CBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (21 votos, média: 4,86 de 5)

Deixe seu comentário!