Algo incrível rodeia esta galáxia

Por , em 6.08.2016

Conheça o Olho de Hórus, um sistema de galáxias recém-descoberto que esconde algo incrível nos redemoinhos nebulosos de luz que o circundam: uma lente gravitacional que nos permite observar galáxias ainda mais distantes e antigas.

Hubble flagra quasares funcionando como lentes gravitacionais

O novo sistema de galáxias foi descoberto pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão usando o telescópio Subaru no decorrer de uma pesquisa maciça do espaço profundo. Durante uma sessão para estudantes de astronomia, a galáxia foi identificada por sua aparência incomum. Além da galáxia que você pode ver no centro da imagem acima, na verdade existem várias galáxias que aparecem como luzes ao redor do centro da principal galáxia.

Galáxia recém-descoberta é tão grande que funciona como lente de aumento

Nós podemos ver as galáxias mais distantes devido ao efeito de lente gravitacional. É o mesmo fenômeno responsável por nos fazer ver as imagens de aglomerados de galáxias no espaço profundo através do telescópio Hubble. A forte gravidade de múltiplos aglomerados de galáxias torna o espaço ao seu redor curvo, o que significa que a luz ao seu redor também dobra. Isso cria uma “lente zoom” para o espaço que podemos combinar com o poder de telescópios como o Hubble para enxergar de forma incrivelmente profunda e distante no espaço.

Galáxias individuais