Leões atacam mais humanos quando a lua começa a minguar

Por , em 24.07.2011

Os dias de lua cheia são, supostamente, os momentos em que os lobisomens partem para o ataque, mas um novo estudo descobriu que há outros predadores noturnos nos dias após a lua alcançar seu maior tamanho.

Leões africanos são mais suscetíveis a atacar e matar seres humanos nos dias que sucedem a lua cheia, de acordo com a pesquisa. O perigo existe porque os leões lutam mais para capturar suas presas durante as noites brilhantes, já que os predadores são facilmente vistos. Nos 10 dias após a lua cheia, no entanto, a lua minguante não aparece durante um tempo depois do pôr do sol.

Alguém que ainda esteja fora de casa quando a escuridão cai é uma presa fácil para esses famintos gatinhos. O número de ataques a pessoas a noite dispara nos primeiros cinco dias após a lua cheia.

Para as pessoas na Tanzânia, onde a pesquisa está focada, o perigo dos leões é muito real: mais de mil pessoas foram atacadas entre 1988 e 2009; mais de dois terços dos ataques foram fatais.

Pesquisas anteriores haviam mostrado que os leões têm problemas em caçar algumas presas quando a lua é brilhante. Como os ataques dos leões eram recorrentes na Tanzânia, os pesquisadores quiseram descobrir se a caça aos seres humanos eram também afetadas pelo ciclo lunar.

Eles anotaram a hora do dia e o período do mês de 500 ataques. E descobriram um efeito lunar específico: as taxas de ataque foram de duas a quatro vezes maior nos 10 dias após a lua cheia, em comparação com os 10 dias antes da lua cheia. A época do ano também se mostrou importante. Durante as noites na estação chuvosa, quando há maior probabilidade do céu ser nublado, os ataques aconteceram três vezes mais do que durante as noites da estação seca, quando as nuvens são raras.

Grande parte do perigo está nas primeiras horas da noite. Nos dias que antecedem a lua cheia, o período mais escuro da noite é no começo do dia, quando poucas pessoas saem de casa. Quando a lua começa a minguar, no entanto, há uma lacuna de escuridão entre o pôr do sol e o nascer da lua. As pessoas estão mais propensas a sair nesse horário, por isso são mais vulneráveis aos ataques.

As descobertas se estendem além da Tanzânia e pode ser uma explicação da mística criada entorno das trevas e da lua cheia.

Esqueçam dos lobisomens: se você sair de casa e ver uma grande lua, ao contrário do que os filmes de terror dizem por aí, essa será a noite mais segura para um passeio. Mas a visão da lua cheia é também um bom indício dos períodos de escuridão que estão por vir. [LiveScience]

1 comentário

  • ALX:

    Nada de zoologicos nesse periodo galera kkkkkkkkk, ainda bem q não abrem a noite kkkkkkk

Deixe seu comentário!