LHC pode encontrar nova partícula elementar

Por , em 4.04.2011

O Large Hadron Collider (LHC), é o mais poderoso colisor de partículas do mundo, e pode estar apenas a alguns meses de trabalho de encontrar uma nova partícula elementar – o sinal de uma nova força da natureza.

Os estudos estão focados no top quark (o mais pesado de seis quarks, blocos de construção fundamentais da natureza). Acredita-se que eles se comportam de maneira estranha quando são produzidos durante uma colisão entre prótons e antiprótons.

Basicamente, o top quark iria mais vezes em direção do próton do que do antipróton, mostrando uma “preferência” que ainda não tem explicação. E essa preferência sugere a existência de uma nova partícula, que não é prevista pelo modelo tradicional – ela seria uma espécie de mensageira de uma nova força que interage com esses top quarks.

Se a existência dessa partícula for comprovada, o modelo tradicional da física precisará ser alterado. Cientistas estimam que, se ela realmente existir, o LHC conseguirá provas ainda esse ano. [Wired]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 5,00 de 5)

17 comentários

  • Anônimo:

    Marcos, o caso da miséria do mundo pode ser resolvido de outra maneira. O que não se pode fazer é parar o conhecimento científico para atender a miséria. A miséria é gerada pela irresposabilidade dos políticos e das igrejas. E só parar de nascer mendingos que a sociedade melhora. Para isto temos que fazer como os países de primeiro mundo. O aborto assistido e até mesmo obrigatório, como aconteceu na china que era um país de terceiro mundo e passou para primeiro mundo em apenas 20 anos. Não é com o fome zero que se conserta uma nação de miseráveis.

  • Vitor:

    Claro…queremos o boson de Higgs!!

  • Vitor:

    Marcos…..não é desfazendo experimentos que só evoluem a humanidade que você terá dinheiro para matar a fome no mundo.

    Pode fazer pesquisas e as contas: Todo dinheiro gasto na PESQUISA DE COSMÈTICOS por ano, chegam á 7 vezes o gasto com LHC.

    MaIS BELEZA OU MENOS FOME?

  • Marcos:

    Com metade do dinheiro gasto nesse projeto, resolveriam o problema da fome e miséria no mundo.
    Isso é repugnante e vergonhoso.

  • Anônimo:

    Muitos mistérios do universo estão sendo decifrados no blog: “olhando o universo”. Veja edição de março de 2011. Matéria e energia escura, boson de Higgs, ráios cósmicos, matéria e antimatéria, o que existia antes do big bang, nascimento do universo sem o big bang, etc.

  • criancinha:

    Bóson de Higgs!!!!!!!!!! [6]

  • Alisson:

    Queremos o Boson de Higgs[5]

  • Bruno Juncklaus:

    De novo isso? ‘-‘

  • Davidson Lima:

    Queremos o boson de higgs! 😛

  • Fernandes:

    Umas perguntinhas básicas:
    1- Há quanto tempo e quanto em dinheiro investem nesse LHC? (O quê? Não é da minha conta? Só alienado pergunta isso, pois no mundo em que estamos, qualquer direcionamento de quantia vultosa usada de maneira aleatória, vaidosa ou irresponsável, é um crime social diante de tantas comunidades vivendo abaixo da linha da pobreza!)
    2- Quantas previsões (todas furadas/em atraso) estão no “projeto”?
    3- Por que os cientistas responsáveis não mostram à sociedade um algoritmo de aplicação socioambiental para justificar o dinheiro e o tempo gastos?
    4 E por último: já pensaram em projetos científicos que são entretenimento de milionários? Que são viagens na maionese apenas? Que são roteiros de ficção para alguns dizerem: “poxa, acho isso maneiro”; “legal pacas”; “incrível saber disso”; “demais esse negócio”?
    Já pararam pra pensar que assim como um livro de ficção, muitos trabalhos científicos empregam gente apenas para gerar notícia e entretenimento? E muitas teorias científicas são manipuladas por organizações de grande poder econômico para alavancagem de consumo?
    .
    Tudo bem, eu sou cético mesmo! Cético para uma ciência holywoodiana como a que temos visto, inclusive neste site, no qual temos lido de tudo (é cada coisinha viu!)
    .
    Afinal, o que é ciência? Ciência é conhecimento! E por que vemos tão poucas matérias sobre o homem conhecer, refletir e repensar sobre seu comportamento ético social?
    Será que ciência virou sinônimo de “insumo de investimento” apenas?
    .
    São coisas que sugiro uma consideração para pensarmos, pois acredito que já temos, em cada um de nós, muito conhecimento para fazermos uma sinergia no escopo de uma sociedade melhor – não que eu queira olvidar as pesquisas, NÃO! Eu digo o seguinte: se aproveitássemos para refletir e mudar nosso comportamento por conta do conhecimento que já temos, seríamos uma outra civilização com certeza; mas ficarmos apenas consumindo “ciência” sem haver mudança em nossas atitudes em relação ao consumo, ao convívio social, ao afeto, à família, etc, etc, não é evolução e sim INvolução!

  • FELIPE:

    Sera que eles poderiam fazer hamburgues nessa maquina. Porque eles conseguem fazer e imaginar cada coisa. =D

  • Felipe:

    Primeiro, Gabriel, que os seres humanos já criaram uma Mycoplasma mucoides em laboratório.

  • marcos:

    queremos o boson de higgs!

  • Krístian Amazonas:

    Nossa, nada a ver o que o “Gabriel” disse.
    Eu acho bem possível a descoberta de um novo elemento ainda esse ano, quem vai gostar dessa notícia é a minha professora de Química não só por isso, mas como também a descoberta de uma nova camada.

  • eduardo:

    queremos o boson de higgs! [2]

    Bem q esses dados poderiam ser disponibilizados para o público… mesmo sendo leigo (não sei p**** nenhuma de física quantica) acho essa parada muito maneira…

  • Gabriel:

    O ser humano não irá construir vida. Não adianta tentar, babs!

  • rafael:

    queremos o boson de higgs! 😛

Deixe seu comentário!