Tubarão sucumbe à força de um lince que o arrasta para fora do mar

Por , em 10.04.2015

Muitas espécies felinas são excelentes pescadores, e linces não são exceção. Porém, um lince surpreendeu especialistas com o que é provavelmente a melhor história de pescador de todos os tempos: puxou um tubarão para fora da água.

O momento dramático foi capturado por John Bailey em Vero Beach, na Flórida, EUA, quando ele estava andando pelo Parque Estadual Sebastian Inlet. De repente, o animal saltou e arrastou um tubarão de aproximadamente 1,2 metro para fora da água. Bailey fotografou a ação. O lince, aparentemente assustado, em seguida, correu para dentro da floresta, deixando o tubarão na praia.

Liz Barraco, uma porta-voz da Comissão de Conservação da Vida Selvagem da Flórida, diz que não há motivos para acreditar que a fotografia seja falsa.

Sem frescuras

Linces são conhecidos por comer uma variedade de mamíferos e aves e, ocasionalmente, peixes. “Mas esta é a primeira vez que os vi pescando em água salgada”, observa a especialista. Ainda assim, ela não acha que a situação seja muito surpreendente, pois estes felinos são predadores oportunistas.

A página do órgão no Facebook diz que o tubarão era provavelmente um adulto da espécie Rhizoprionodon terraenovae. Em resposta a alguns usuários que perguntam se o gato poderia, na verdade, ser uma pantera, a agência disse que seus especialistas acreditam que é mesmo um lince. Dando zoom na imagem, as manchas nas patas traseiras do bicho ajudam a identificá-lo.

Barraco acrescenta que o número de linces na Flórida é desconhecido. “Eles podem viver bem perto da costa se há manchas de habitat natural nas proximidades, mesmo se houver desenvolvimento na área”, conta. [National Geographic]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 3,00 de 5)

1 comentário

  • Norman Charles Benjamin:

    O animal fotografado é um pantera da Florida, parente próximo a puma e a onça brasileira. É cerca de três vezes maior do que um lince.

Deixe seu comentário!