Lua fornece água para Saturno

Por , em 1.08.2011

Segundo um novo estudo, uma lua gelada de Saturno está regando seu planeta de origem, criando um halo enorme de vapor de água.

A descoberta significa que a Enceladus, a sexta maior lua de Saturno, é a única lua do sistema solar conhecida por influenciar a composição química de seu planeta-mãe. Isso também resolve um mistério de 14 anos que intrigava os cientistas: qual a fonte da água na atmosfera de Saturno.

Os astrônomos já sabiam que a atmosfera de Saturno tinha traços de água gasosa em suas camadas mais profundas, mas a presença de água na atmosfera superior do planeta era um mistério. O fenômeno foi primeiramente relatado em 1997, mas até agora, a fonte da água era desconhecida.

Enceladus tem uma superfície frígida de gelo, mas seu interior é ativo, especialmente em seu pólo sul. Nesta região dinâmica, a atividade geotérmica está concentrada em quatro trincheiras que são apelidados de “listras de tigre”, por causa de suas marcas na superfície.

Essas fissuras, que tem cerca de 130 quilômetros de comprimento e 2 de largura, formam géiseres (aquelas erupções de água) que expelem vapor no espaço.

Os pesquisadores estimam que cerca de 3 a 5% da água expelida pela lua acaba caindo sobre Saturno. Enquanto a maioria da chuva de Enceladus é perdida no espaço, congela nos anéis de Saturno, ou cai sobre outras luas do planeta, a quantidade que atinge Saturno é suficiente para explicar a água em sua atmosfera superior.

Análises da Agência Espacial Europeia revelaram que esta água cria um anel de vapor de água em torno de Saturno. A largura total desse anel é mais de 10 vezes o raio de Saturno.

A órbita elíptica da Enceladus significa que a distância da lua de Saturno varia à medida que ela viaja ao redor do planeta. Observações indicam que os constantes jatos de vapor reabastecem o anel ao longo de sua órbita.

Apesar do tamanho do anel, ele não havia sido detectado até agora porque o vapor de água é transparente. Sintonizados com comprimentos de onda infravermelhas, equipamentos permitiram que ele fosse detectado.

Não há como comparar esse comportamento com a Terra. Segundo os pesquisadores, não há quantidades significativas de água do espaço entrando na nossa atmosfera; isso é exclusividade de Saturno. [MSN]

11 comentários

  • Renan:

    ecochatos… agua é abundante no universo

    • leandro:

      tenho uma pergunta, por que a gravidade dessa lua nao mantem o vapor de agua preso ao planeta formando uma atmosfera, como e possivel esse vapor sair assim como quem nao quer nada para o espaço?

    • Fagner:

      Geysers…

  • eset:

    Será que no Dilúvio ocorreu algo parecido?

  • nataly c.:

    Isso é impossivel, se a água saisse de Enceladus ela nao chegaria a Saturno porque evaporaria no espaço devido a pressao.

    • Glauco:

      Não é impossível se houver uma conexão elétrica entre essa lua e o planeta.

    • Mahrio:

      Pense o significa “Evaporar no Espaço”!

      Não seria água líquida tal como a que sai da sua torneira. Seriam moléculas de água tal como existem inúmeros fragmentos e poeiras no vácuo do espaço(sim, não é totalmente vácuo).

  • Gyver:

    Um professor meu falou uma vez de uma teoria semelhante que isso também teria acontecido com a terra há milhares de anos quando se deu o diluvio relatado na biblia. A água do diluvio vinha na verdade de uma lua de gelo que o planeta terra tinha.

    • Fagner:

      Esqueça o que a bíblia diz…

    • JLKLEIN:

      a historia nunca falou sobre o planeta terra ter duas luas.

  • gabriel:

    halo? o termo e em ingles de auréola ou e ralo?

Deixe seu comentário!