Macaco controla braço robótico com os pensamentos

Por , em 28.05.2008

Dois macacos com minúsculos sensores em seus cérebros aprenderam a controlar um braço robótico apenas com os pensamentos, utilizando-o para alcançar a comida e levá-la a suas bocas e até ajustando a pegada para diferentes tamanhos e ‘pegajosidades’ das porções quando necessário, disseram os cientistas nesta quarta-feira.

O relatório publicado na internet, pela revista científica Nature, é amais incrível demonstração até o momento da tecnologia de conexão entre cérebro e computador, que os cientistas esperam que irá permitir pessoas paralisadas a ganhar mais controle sobre as suas vidas. As descobertas sugerem que próteses controladas pelo cérebro, apesar de ainda não serem práticas já são tecnicamente possíveis.

Em estudos anteriores, pesquisas mostraram que humanos que haviam sido paralisados por anos poderiam controlar um cursor na tela de um computador com as ondas elétricas de seus cérebros; e estes “pensamentos” puderam mover um braço mecânico e até um robô em uma esteira.

O novo experimento, porém, demonstra o quão rápido o cérebro pode adotar o anexo mecânico como seu, refinando os movimentos enquanto interage com objetos em tempo real. Os macacos no experimento tiveram seus próprios braços gentilmente contidos enquanto eles aprendiam a usar o robótico. Continua…

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Phyllipe Leen:

    Muito interessante, pessoas que sofrem de Esclerose lateral amiotrófica, como o cientista stephen hawking vai facilitar a vida de quem sofre dessa doença!

    Tecnologia e ciênçia é a salvação das pessoas!

Deixe seu comentário!