Mais de 5,5 milhões de usuários já fizeram download do Firefox 4

Por , em 24.03.2011

A última versão do Firefox lançada ontem já foi baixada por mais de cinco milhões de pessoas. Mozilla, o segundo navegador de internet de mais popular, está mantendo um mapa em tempo real que mostra os lugares do mundo onde usuários os estão fazendo download e instalando o software.

Dentro das suas primeiras 24 horas, mais de 5,5 milhões de usuários baixaram o Firefox 4. No entanto, os números continuam aquém dos 8 milhões que baixaram a versão 3 no dia de sua liberação, em 2008.

Durante o ano passado, a faixa de mercado do Firefox diminuiu ligeiramente face à concorrência do Google Chrome. O Firefox 4 foi disponibilizado para download a menos de um mês depois que a Microsoft lançou o Internet Explorer 9, a última versão do seu navegador líder de mercado. Ambos prometem aos usuários uma experiência online mais rápida e mais segura.

Firefox, como seu rival, agora faz uso extensivo de HTML 5, o mais novo padrão para a linguagem de hipertexto usada para construir sites. Ambos os navegadores também possuem aceleração de hardware para exibição de páginas web, baseado no poder de um processador de gráficos de computador para melhorar a velocidade de imagens complexas.

O Firefox teve um rápido crescimento desde sua primeira aparição, em 2004. No seu auge, em 2009, detinha uma quota de mercado de 24%. No entanto, em fevereiro 2011 sua fatia do mercado de navegadores havia caído para 21%. Ao mesmo tempo, o navegador Google Chrome cresceu de 1% para 10%. O Internet Explorer continua a ser a plataforma dominante, apesar de sua queda ser a mais acentuada, de 68% em março de 2009 para 56% em fevereiro de 2011.

Alguns analistas acreditam que o Firefox ainda pode garantir uma fatia maior do mercado, cada vez mais fragmentada, especialmente entre usuários corporativos. O Internet Explorer 9 serve apenas para o Windows Vista e 7. Dois terços das empresas ainda estão usando o Windows XP; ou seja, se você quiser aproveitar ao máximo as vantagens do HTML 5, tem que escolher o IE9 junto de um upgrade para o Windows 7, ou mudar para o Firefox. Isso pode ser uma oportunidade significativa para o segundo navegador. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

14 comentários

  • PredadorXD:

    @EDUARDO SOROCABA, é software livre mané!

  • Negotanga:

    Instalado…e sendo avaliado!

    ” you are the first person to download the Mozilla 4.0. Congratulations, you got a real prize of USD$1.000.000,00. THAT’s NOT A JOKE, ITS TRUE! ”

    Clearing Cookies.. ||||| 21% |.

  • EDUARDO SOROCABA:

    aqui no meu pc só da GOOGLE CHROME
    O MELHOR E MAIS SUAVE

  • Samantha Drew Bieber:

    Eu já baixei mas estou acostumada com o Google Chrome, então não uso mais

  • EDUARDO SOROCABA:

    Impressão minha ou é materia paga????
    fica ai a minha pergunta

  • Christian:

    A mozilla pretende lançar ainda nesse ano o firefox 7 ( para acompanhar o rival chrome).

    Nessas guerras de navegadores, quem ganha é o usuário.

  • Joni:

    eu sou um dos 5,5 milhões.
    Adorei, parece muito mais rápido e fácil de usar, na minha opinião pelo menos….

  • André:

    Navegador Fiefox, simplesmente o melhor em tudo; velocidade de navegação, leveza (agilidade ao carregar, não ocupando muita memória do pc…)

  • Lima:

    Tenhos os principais navegadores instalados (IE, FF e Chome)nas versões atualizadas. Em que pese as melhorias implementadas no IE 9, continuo usando bem mais o FF, que é sem dúvida um excelente browser. Essa sua capacidade e facilidade de acrescentar novas características sempre foi um dos seus pontos mais fortes. Juntando isso a sua estabilidade, velocidade (ainda mais agora!) e facilidade de uso, O internauta consegue ter um navegador turbinado e personalizado, tornando a experiência na internet muito mais interessante. Até gosto do Chome, mais na minha opinião também não chega a rivalizar com o Firefox. No mais, todas as pessoas que próximas a mim que se propuseram a conhecer o FF terminaram por se torna usuários deste navegador. Eu recomendo o FF, recomendo também que procurem plugins(extensões) como DownloadHelper, IE Tab, ImTranslator, entre outras, e vc´s perceberam porque é tão mais legal usar o FF.

  • claudio:

    Virou o Opera desbotado e ruim.

  • arlindo:

    alan

    acho que você não soube usar o chrome, além de ter um ótimo sistema anti-crash tem muito menos memory leech que o firefox, instalei apenas duas vezes num período maior que um ano e nunca tive problemas. a arquitetura desse novo firefox continua mais pesada do que o necessário para usuários comuns o que me faz duvidar do seu sucesso

  • paulo:

    Uma bosta. Baixar é uma coisa prestar é outra. Já desinstalei. Voltei para o Google Chrome… alias o Firefox não acha nada e quando acha é porque usei o Google como pesquisa, então que adianta ?

  • Alan:

    O chrome é um navegador muito pesado, que trava a todo momento, e não possui estabilidade. De início parece leve, mas depois pesa mais que o firefox, que a princípio segura mais RAM mas depois se estabiliza bem.
    Usei o chrome por mais de um ano, acabei recentemente voltando pro fire, devido ao stress do “ops!” Não aguentava mais aquilo, sempre que iria subir alguma imagem, o maldito “ops!” era certeiro. E não adiantou trocar versão, mecher em regedit, atualizar…nada resolve aquilo.

  • O Holandes Voador:

    Baixei e não achei tão incrível.
    Continuo usando o Google Chrome!

Deixe seu comentário!