Mais um motivo para odiar as rugas

Por , em 8.06.2011

Rugas já são um problema estético temido o suficiente pela grande maioria das mulheres (e homens também), mas podem ser sinal de outra coisa além da idade: ossos fracos.

Pesquisadores da escola de medicina de Yale, EUA, estudaram 114 mulheres, entre 40 e 50 anos de idade, que estavam no começo da menopausa e que nunca haviam feito cirurgia plástica. Os cientistas deram notas para a aparência da pele do rosto e do pescoço das voluntárias baseadas no número de rugas e na profundidade delas. Eles também mediram a firmeza da pele da testa e da bochecha e sua densidade óssea com equipamentos de raio-X.

A ligação estava lá: piores rugas, baixa densidade óssea. Os resultados foram os mesmos mesmo quando fatores que influenciam a saúde do osso, como idade e gordura corporal, foram levados em conta. Os ossos e a pele têm a mesma base, colágeno, o que pode explicar a conexão. Os médicos vão continuar a pesquisa para ver se as rugas poderiam funcionar como um teste de densidade óssea com custos menores.

O médico Elton Strauss, da Escola de Medicina Mount Sinai, de Nova Iorque, leu o estudo e declarou que “as pessoas que têm rugas geralmente passam muito tempo no sol. Isso aumenta a produção de vitamina D, que faz bem para os ossos”. Então, ele imaginava que o efeito seria o oposto.

Os médicos envolvidos no estudo lembram que os resultados são preliminares e que a pesquisa não está completa.[Jezebel]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

Deixe seu comentário!