Comer chocolate ajuda na matemática

Por , em 6.04.2009

Com o dia de dar chocolate chegando, desculpas para comer mais chocolate ainda são sempre bem-vindas. A última do mundo científico? Chocolate ajuda na compreensão de matemática.

Sabemos que o chocolate não cura tudo, ainda mais aquele seu bombom favorito, recheado de creme. No entanto, pequenas quantidades de chocolate meio-amargo ou amargo podem causar muitos benefícios à sua saúde. Ele mantém o coração saudável e ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer. Além disso, usado moderadamente, funciona como aspirina.

Agora, além disso, cientistas dizem que o doce ajuda com as contas. Ou algo assim.

Em um novo estudo britânico, alguns participantes foram alimentados com alguns componentes do chocolate, enquanto outros voluntários ingeriram. Depois disso eles passaram por uma bateria de perguntas que envolviam lógica matemática.

As pessoas que comeram os componentes do chocolate se saíram bem melhor.

A explicação científica é que o chocolate aumenta a circulação sanguínea no cérebro. “Agora sabemos que o chocolate pode até ajudar naquela tarefa de casa complicada ou em seu trabalho” declara David Kennedy, da Universidade de Nortúmbria, que conduziu os estudos.

No entanto, não se empolgue com a páscoa ainda. Quando os voluntários “do chocolate” precisaram contar de sete em sete números, ao contrário, (28,21,14,7…) eles tiveram mais dificuldade. De acordo com os cientistas isso ocorreu porque tarefas mais complicadas são realizadas em outra área do cérebro, não afetada pelo chocolate.

E é bom tomar cuidado: a “ajuda” do chocolate pode não parecer atraente se você está tentando fazer dieta. A quantidade da substância que os participantes do estudo tiveram que ingerir é equivalente a cinco barras de chocolate. [Live Science]