Como salvar uma vida com a manobra Heimlich

Por , em 24.06.2009

Não é sempre que temos a oportunidade de salvar a vida de alguém, mas, quando a situação aparece, é importante saber o que fazer. Quando Cody Gelling, de nove anos, encontrou seu irmão de três anos Logan engasgando, se lembrou de uma aula de primeiros socorros que tinha feito. Depois de tentar bater nas costas do irmão e não conseguir melhorar sua respiração, Cody realizou a manobra Heimlich – conseguindo tirar um pequeno anel que estava engasgando Logan. “Isso mostra que nunca sabemos quando precisamos (do conhecimento de primeiros socorros)”, afirmou o instrutor de primeiros socorros de Cody.

Logan Gelling faz parte agora de uma longa lista de pessoas que foram salvas pela manobra, criada pelo médico Henry Heimlich em 1974. Ele era um cirurgião torácico, e desenvolveu a técnica ao descobrir que o engasgamento era a sexta causa de morte mais comum nos Estados Unidos. Heimlich então criou a manobra que levou seu nome, que tenta tirar a obstrução da garganta ou traquéia ao utilizar a força do ar que fica preso nos pulmões.

A técnica induz uma tosse artificial que expele o objeto que esteja bloqueando a respiração da vítima.

Quando uma pessoa está engasgando, a técnica ensina que deve-se posicionar atrás na pessoa, fechar o punho e colocá-lo com o polegar estendido entre o umbigo e o osso externo, fazendo força com a outra mão. A pressão feita sobre o diafragma expulsa o ar dos pulmões, liberando as vias aéreas.

desengasgar outra pessoa a manobra de heimlich

Curiosamente, Heimlich, que atualmente tem 89 anos, só teve que realizar a manobra uma vez, em um restaurante. “Virei e vi um homem engasgando, então fiz a manobra e continuei com meu almoço”, afirma.

Para quem tiver o azar de engasgar sozinho, a manobra tem que ser adaptada, como a médica Marilyn Dover fez quando se viu sem conseguir respirar. “Fiquei em pé, coloquei minhas mãos fechadas no topo do meu abdômen, e contrai meu peito para expelir o ar dos meus pulmões”. Depois de fazer isso, Dover conseguiu tirar o pedaço de comida que estava fazendo com que ela engasgasse.

A foto no topo do texto é do filme Choke (Engasgar, em inglês), muito bom por sinal. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)

27 comentários

  • Tiago Gobbi:

    Acho que não logou da primeira vez hein? :(:( Queria dizer que já salvei a vida de duas pessoas, só por saber dessa técnica que aprendi não lembro como, talvez em algum documentário do discovery provavelmente! Enfim, da 2a vez, com meu próprio pai, ele se engasgou com carne de restaurante buffet pelo visto muito dura, e como ele come depressa já era, sorte q percebi logo que se engasgou, e após fazer umas 3 ou 4 vezes o procedimento e vendo que não desengasgava, ensinei as pressas o procedimento pro dono que era mais alto, e em poucos segundos ele fez meu pai por pra fora a carne e voltar a respirar! .. .. >>>===>>

    Eu sendo mais baixo não conseguia fazer ao certo o movimento pra cima, pra expulsar o alimento da via respiratória do meu pai ACREDITO EU, o interessante foi o dono do restaurante dias depois ter dito que se não fosse eu, e ter sangue frio, que ele não teria feito nada!! Aí está a importância acho, de sabermos desses procedimentos e mais ainda passarmos pra outros ok?!! Todos nós podemos salvar vidas e isso é algo realemente indescritível tenham certeza!!!

  • Tiago Gobbi:

    Já “salvei” duas pessoas, um padrasto com uma azeitona e meu próprio pai, com um pedaço de carne duro e comido as pressas pelo visto!! O cruel, foi que como meu pai era mais alto, meio que não deu certo e tive q desistir da manobra e explicar as pressas pro dono do restaurante!! Por sorte foi só ele fazer d 1a e meu pai jogou pra fora e conseguiu respirar ufa!! O fato é que a sensação de ter salvo uma vida, ainda mais do próprio pai é indescritível!! Mesmo não se achando, você se sente uma pessoa bem melhor, ou pelo menos mais digna de estar sobre a Terra!! Interessante que agora, anos depois, vim pesquisar sobre o nome, a manobra eu já conhecia, nem sei de onde, vim procurar o nome, pra ao menos indicar pros conhecidos! Valeu Hypescience tentarei acessar várias vezes!! 😀 😀

  • Luiz Fernando Martins:

    Essa é de utilidade pública, nunca se sabe quando alguém ou você mesmo vai precisar.

  • carmen:

    Procurei esta matéria..graças a Deus encontrei..meu marido…começa a tossir..se engasga..fica vermelho…fecha os punho..cerra os dentes..apavoro-me..não sei nem a qual especialista procurar…não tem alimentos na boca..uma tosse desencadeia isto..não tem febre…não é asmático..já caiu..bateu a cabeça..perdeu um pedaço da orelha…preocupo-me..quando sei que ele está sozinho…tem 57 anos……agradeço se ajudarem-me ou indicarem-me um especialista.. a matéria está ótima

  • luiz claudio:

    exelente manobra criada pelo médico Henry Heimlich em 1974.
    graças a deus ja tive o previlegio de usa em uma pessoa, e confesso que a satisfação é incalculavel quando a vitima volta a respirar normal!. Quero tambem dizer aos amigos que,essa manobra pode ser feita com a vitima deitada!,principalmente se ela estiver inconciente!.

  • Felipe:

    Esses Dias Ei Me Engasquei com miogo e galinha a sorte que meu pai tava ali se eu estivesse sosinho o que deveria vazer?

  • Lara .:

    Uma vez quando eu tava com uma dorzinha na garganta, minha mãe meu deu mel,só que o mel que ela estava me dando é muito doce, então eu só queria uma colher só, mas ela queria me dar duaas, ai eu bebir uma colher que ela me deu, quando eu percebir que ela tava colocando mais pra eu beber, eu fui tentar dize: “Mãe,não precisa ñ ,estar bom só essa colher” mas eu ñ tinha bebido totalmente ou mel, ou ele caio no lugar errado , ñ sei, só sei que quando eu virei e fui falar,derrepente minha voz não saiu,eu perdir o ar, eu ñ conseguir torcir,falar,respirar,nada! Minha mãe logo percebeu que eu ñ estava só engasgadaa,mas intalada… ela largou aa colher, e começou a me chamar,a bater nas minhas costas, ela me chamava e eu ñ conseguia responder, eu ficava com a boca aberta e com a cabeça pra baixo tentanto respirar,minha mãe entrou em pânico, continou batendo nas minhas costas, abriu minha boca,soprou,levantou minha cabeçaa, derrepentee eu conseguir torcir, e todo o mel q eu bebii começou a sair da minha boca, ai eu percebir q eu estava respirando, e comecei a choraar, choreei muito , pois isso jamais tinha acontecido comigo! Minha mãe ficou muito assustada! Quando contou para a amiga dela,a amiga disse q ela tinha q prssionar minha barriga por trás! Mas minha mãe ñ tinha conhecimento,eu lembrei que na aula de educação física o professor tinha ensinado, inclusive, ele passou um vídeo onde uma mulher faz esse procedimento com uma criança , que se engasga com carne! Mas eu, na hora não pensei em nada,e caso eu lembrasse, eu ñ saberia o que fazer,por que quem estava se engasgando fui eu, e ñ outra pessoa, a quem eu puderia ajudar! Depois disso, eu tenho medo até de engolir saliva, foi horríveel, eu tenho medo dee beber água, beber a saliva,comer arroz, por que engasga mt!Isso td por quee, eu me assusteei mt quando me engasguei! Será mesmo que da pra fazer esses procedimentos sozinhoo? fico apavorada, pois ,sei que a pessoa sem ar, fica sem consciência e eu ñ posso nem me imaginar assim! Sei que, caso alguém se engasgue perto de mim, posso fazer a manobra ,mas e eu? quando ninguém souber? Tenho um professor que diz que quando a gente engole, a gente ñ respira, ou desse ar, ou desse o alimento. Será que é por isso q a gente se engasga e fica sem respirar? Eu gostei mt das informações, espero que continue pesquisando e postando sobre isso, por que é muito interessante!! Um abraço!

  • Marco Trindade:

    Essa manobra de fato é muito eficiente, mas se estivermos sozinhos o que devemos fazer?

  • André:

    Hoje, agora mesmo, às 20 e 40 salvaram-me a vida com esta técnica 🙁 Nunca se sabe quando vamos precisar. Estava eu a jantar sozinho quando engasguei-me com um pedaço de carne e fui pedir ajuda 🙁 Ainda estou meio a tremer.

  • Alexandre Viana:

    Agradeço a Deus primeiramente e depois as aulas de primeiro socorro que tive na Academia da PMMG por ter conseguido salvar a vida de minha filha de 10anos que se engasgou com um pedaço de carne sem o conhecimeto dessa manobra concer teza ela estaria morta neste momento. MUITO OBRIGADO A DEUS E AS AULAS DO TPB [TREINAMENTO POLICAL BASICO].

  • maria clara:

    gostei,meu manim de 6 anos engasgou e teve que fazer uma cirurgia e quase ficou cem respirar entao agora ja sei o que fazer quando ele se engasgar de novo!!!!!!!!!!!! espero que ninguem passe pelo que passei!!

  • Kathyleenn Fitaroni:

    Quando no caso for uma pessoa obesa, irá colocar a pessoa deitada, iniciar uma massagem cardíaca (ver massagem cardíaca – RCP) na direção dos mamilos, e iniciar a RCP normalmente, que no caso será o mesmo procedimento. E por fim a pessoa irá expelir o corpo estranho. Mas nunca se esqueça de chamar o SAMU, enquanto se faz a massagem. Em idosos pode-se fazer a Manora de Hemilich normalmente e se desmaiar fazer o mesmo procedimento da RCP.

    Acadêmica de Enfermagem.

  • wanderley luiz siqueira:

    Engasgo facilmente com minha propria saliva.
    sempre quando acontece, procuro olhar para o alto,
    dando uma espécie de tranco para traz.

    Gostaria

    de
    saber se há outra maneira para aliviar.
    Obrigado.

  • Wilma:

    Ás vezes não há o que fazer…Meu pai com 83 anos engasgou-se quando estava jantando(carne ao molho com batatas cozidas) e fizemos a monabra de Heimlich, ficou vermelho e foi perdendo a consciencia…imeditamente deitamos ele no chão e pressionando o dedo sobre a lingua induzimos o vômito, voltou a respirar e ficou novamente incosciente .Fizemos massagens cardíacas,respiração boca a boca(eu e minha filha enfermeira), mas infelizmente após o socorro da Siate ele faleceu por penumonia por aspiração de resíduos de alimentos…

  • Elke Cwiertnia:

    Tenho minha mãe de 82 anos.
    Ultimamenete ela tem tido muitos soluços depois de comer arroz, e também tosso por qualquer coisa.
    Esses dias tive um grande susto. Ela deixou de respirar por alguns segundos de tanto tussir. Meu Deus eu disse, me ajude !
    Foi quando pedi que ela se segurasse em meus ombros e olhasse para cima e tentasse inspirar pelo nariz e expirar pela boca. DEU CERTO !
    Acho que foi um anjo que me iluminou.Ela tem problema de refluxo e está sendo medicada.
    Acho que minha informação pode ser útil, nem sempre se engasga com algo na garganta, as vezes acho que a própria saliva também pode provocar isso.
    Boa sorte a todos.

  • Gildenice:

    Eu gostei dos comentarios pricipalmente das fotos eu que sou muito insegura com relacao aos procedimentos para mim foi importante. com certeza vai ajudar a muita jente. mas tambeem gostaria de ver fotos com procedimentos com bebes e idosos.
    Obrigada

  • gileno porfirio:

    olá…. amei a ideia da MANOBRA,pois moro com dois idosos em um apartamento e morria de medo se acontecesse de eu precisar desenvolver tal ação.
    E também gostei ,pois estarei iniciando este ano minha vida universitária no curso de enfermagem…
    parabéns pelas dicas..

    abração

  • Waldecir:

    João você já tentou consultar algum médico, engasgar assim acredito que não seja comum.

    De qualquer maneira, uma dica que escuto é qndo você estive engasgado, para tentar tossir para empurrar o que te engasgou enquanto outra pessoa ou você mesmo usam os procedimentos de socorro.

    Também é uma boa comer devagar e mastigar bem. =)

  • Joao Paulo do Vale:

    Eu tenho uma tendencia a engasgar muito facilmente. Engasgo até mesmo com comprimidos. Já aconteceram muitas vezes. Já cheguei a ficar até 15 minutos engasgado mas conseguindo respirar e me salvando no final das contas. É muito comum ocorrer o engasgamento sozinho. Já tentei executar a manobra a manobra que Marilyn Dover fez em si mesma mas sem exito. Há mais detalhes de como agir nesse caso? Existem também maneiras de engolir evitando o engasgamento?

  • jacieli da silva bringel:

    um site super interessante ,que nos passa o objetivo dec salvar alguem eu e minha amiga alana b. garcia agradecemos e damos parabens pelo exelente site e ainda vou salvar alguem.

  • maria j.conceiçãó:

    Amei encontrar este informativo.tenho pessoas idosa em casa e que estão sempre se engasgando eu ficava sem saber o que fazer e agora já sei.obrigada é muito bom termos estes úts informativos.

  • Cristiano Canduri:

    Olá muito bom….uma vez tive umas aulas de primeiros socorros e aprendi a manobra espero nunca ter que coloca-la em pratica mas outro dia meu pai engasgou com um pedaço de carne….mas nem deu tempo ele saiu depressa e enfiou o dedo na garganta e depois disse que havia empurrado a carne para baixo ! Mas fiquei super agonizado em velo daquele jeito….Quís posiciona-lo para executar a manobra mas ele disse que não prescisava pois fiquei meio que em choque então aguardei pois vi que ele estava melhorando….mas tmb fiquei com muito medo que pudesse voltar não sei como é essas situações pois nunca presenciei tal ocorrido ! Mas graças a Deus ele melhorou sozinho sem ter que utilizar a técnica….Não sei se na verdade foi um engasgo ou oq ocorreu….mas terminou tudo bem ! Mas gostaria de saber se numa dessas ocasiões a manobra não resolver e a vitima for ficando inconsiente oq deve se fazer ? Obrigado !

  • Waldecir:

    Muito boa essa manobra, uma vez minha mãe engasgou e eu usei isso para a desengasgar, acredito que em pessoas obesas a manobra também deve funcionar bem porque apesar de grande, seu abdômen é “mole”.

  • Cicera:

    É destas reportagens que devemos estar sempre ligados, embora não parece mais cedo ou tarde podemos coloca-las em prática.Parabéns.

  • emiliano quirino nunes:

    excelente materia de primeiros socorros, por favor publiquem outros videos de primeiros socorros,.é disso q estamos precisando..mais uma vez parabéns.

  • FELIPE DAVID NETO:

    Excelente o artigo, bem explicativo e muito útil. Apenas acho que seria dificil de aplica-lo em pessoas obesas e/ou com barrigas avantajadas. Neste caso como deveriamos proceder?
    Sds, atenciosamente,
    Felipe David.

  • Sandra:

    Legal, aprendi.
    Agora só me resta experimentar. Tem alguem engasgado ai ??

Deixe seu comentário!