Mark Zuckerberg planeja levar internet para mais 5 bilhões de pessoas

Por , em 26.08.2013

Em parceria com empresas como Samsung, Nokia e Ericsson, Mark Zuckerberg, um dos criadores do Facebook, pretende expandir o acesso da população mundial à internet, atingindo pessoas que não têm condições de pagar valores normalmente cobrados pelo serviço.

De acordo com informações levantadas pelo grupo, apenas 2,7 bilhões de pessoas (cerca de 1/3 da população) tem acesso à internet, e o índice de crescimento anual (menos de 9%) não tem sido “rápido o bastante”.

“Os possíveis projetos incluem desenvolver ferramentas de compressão de dados, aumentar a capacidade de redes para suportar dados com mais eficiência, construir sistemas para armazenar dados de modo mais eficaz e criar estruturas que diminuam o uso de memória por parte de aplicativos”, explicam os representantes, em texto encaminhado a veículos de comunicação.

África offline

Um dos focos do grupo será o continente africano. “A África, atualmente, é quase como a fronteira final, o último lugar onde a penetração [das tecnologias de acesso à internet] pode crescer e há lucro a ser obtido”, aponta Tom Jackson, editor chefe do site de tecnologia HumanIPO.

Embora seja essencial para o sucesso da iniciativa, o lucro em si, de acordo com Zuckerberg, não é o grande objetivo deles. “Se nós realmente só quiséssemos focar em ganhar dinheiro, o primeiro bilhão de pessoas que já está no Facebook tem mais do que as outras 5 ou 6 bilhões juntas. Não é justo, mas é assim que as coisas são”, diz. “E nós apenas acreditamos que todo mundo merece estar conectado e ter acesso à internet, então colocaremos muita energia nisso”.

Uma iniciativa similar foi lançada recentemente pelo Google, o Project Loon, em que balões são usados para transmitir sinal de internet móvel – uma alternativa mais barata do que o uso de satélites. A ideia, atualmente, está sendo testada por 50 pessoas na Nova Zelândia. [BBC, CNN, Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • D:

    5 milhões de espionados.

    • D:

      *5 bi

    • Daniel Loureiro:

      bacana, fico contente que a nova geração de empresários tem esta visão de colaborar com o mundo mais do que simplesmente juntar dinheiro e poder. Parabéns ao Zuckerberg, Larry Page, Sergey Brin, Jeff Bezos e até mesmo ao Bill Gates, que depois de velho resolveu fazer a sua parte 🙂

Deixe seu comentário!