Quer viajar para Marte? Candidate-se aqui

Por , em 9.01.2013

Se você tem vontade de se mudar para longe (bem longe) e conhecer um “outro mundo” (literalmente), o projeto da Fundação Mars One pode ser uma boa pedida: ela procura candidatos para iniciar uma colônia em Marte e, com critérios de seleção básicos, praticamente qualquer um (que seja maior de idade) pode se inscrever no processo.

De acordo com informações divulgadas no site da organização, possíveis candidatos devem ter “um profundo senso de propósito, disposição para construir e manter relacionamentos saudáveis, capacidade de autorreflexão e habilidade de confiar nos outros. Eles devem ser resilientes, adaptáveis, curiosos, criativos e ter um raciocínio rápido”.

Big Brother Terra

O processo seletivo começa já neste primeiro semestre de 2013, e os candidatos serão avaliados tanto por especialistas da Mars One quanto por pessoas do mundo todo, em um “programa televisivo global” (“um Big Brother com propósito”, nas palavras da equipe do site Gizmodo).

Ao final da seleção, haverá pelo menos seis equipes de quatro integrantes cada, e a primeira a ser mandada (em 2022) será escolhida por votação popular – as demais serão enviadas a cada dois anos.

Para se candidatar, não é necessário ter treinamento militar ou experiência de voo em aeronaves – não é preciso sequer ser um “cientista”. “Os dias em que a bravura e o número de horas de voo em jatos supersônicos eram os critérios principais acabaram”, destaca Norbert Kraft, ex-pesquisador associado da NASA e atual diretor médico da Mars One.

“Agora estamos mais preocupados com quão bem cada astronauta trabalha e convive com os outros, na longa jornada da Terra a Marte, e pelos desafios da vida que se seguirá” – a princípio, é uma viagem só de ida, portanto a pessoa deve estar disposta a literalmente “abandonar” sua vida na Terra.

Os selecionados passarão por pelo menos oito anos de treinamento antes da viagem, que incluirão missões simuladas, testes em ambientes com movimentação restrita e aulas de eletrônica, conserto de equipamentos e primeiros-socorros. Em 2016, a organização começará a enviar equipamentos para o Planeta Vermelho, como sondas e abrigos que serão montados assim que os colonizadores chegarem.[Mars One] [Wired] [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,50 de 5)

56 comentários

  • Bárbara De Oliveira Costa:

    Candidatar onde? Não tem lugar pra isso.

  • Jean Wiiz:

    adeus terra estarei de partida pra marte boa sorte aos que ficarem na terra e não desista um dia vcs consegue

    • Gonçalo Santiago:

      muita gente se candidatou e escolherão os mais bem formados

    • Cesar Grossmann:

      Escolherão ou escolheram?

  • Israel Vieira S. Junior:

    minha mulher não quer ir…la estou solteiro kkkkkkk

  • Claudio Rockledge:

    Esqueçam disso, só vai a elite, essa campanha é apenas para arrecadar fundos.

  • Barbarah Caires:

    meu sonho conhecer outros planetas e habitar nele *–*

  • Barbarah Caires:

    Ainda da pra se inscreve? Aonde me inscrevo? Eu quero irrrrrrrrrrrrr pra marte

  • Michael Oliveira:

    eu toparia nao tinha nada a perde mesmo!!! ia e vou com prazer se me candidatarem!!!

    • Vitor Dias:

      Eu Também mas só tenho 14 e falta 4 anos para mim 🙁 . Vou me inscrever na NASA com 16 e ser cobaia para ir ao espaço

  • AlexeLú Correr:

    Pensem que a humanidade esta empenhada em dar andamento, a colonizacao de outros planetas como Marte, voce acha que se geracoes se desenvolverem em outro planeta elas terao depois de alguns mil anos condicoes de se lembrar de suas origens, isso leva a pensar se a terra nao foi tambem colonizada por seres humanos que viviam em algum outro local no espaco a muito tempo atras… inclusive que tenham trazido pra ca boa parte da biodiversidade que existe no nosso planeta, e que para isso tenham moldado o clima de alguma forma, como precisaremos fazer numa possivel colonizacao de outros planetas. Ao longo da nossa historia, decobrimos novos locais para habitarmos e nos desenvolvermos aqui mesmo na terra, locais que ate entao a populacao da epoca nem poderia imaginar que existissem, mas foi necessario e fundamental descobrir que haviam outros continentes que pudessem nos abrigar aqui, foi assim, e a histotia esta se repetindo, combine a ideia de colonizacqo de outros planetas com a noticia de que a Terra esta esgotando cada ano mais cedo os recursos naturais que nos mantem, nao ha como evitar, este e o nosso destino.

  • Shaiene Barretos:

    como e isso eu nao queria morar em marte pq eugosto da terra mais tenho curiosidade de ir a marte e a lua mas nao quero quero ficar com minha familia

  • Roselio Mattes:

    pelo amor de Deus,onde eu me escrevo,me ajuda pessoal

    • Michael Oliveira:

      se descobrir me avisa também tá!!!

    • Barbarah Caires:

      tambem quero me inscrever!!!

  • Luiz Gustavo Ferraz:

    tenho muita curiosidade mais ir para la so com passagem de ida nem pençar a terra tem muita coisa boa e prefiro ficar aqui na terra

  • Marianna Goret:

    Antes de pensar em ir, precisa ter um plano de volta. Ah mais isso com certeza eles já tem em casos de emergência. Só não sei se esse “bote salva-vidas” comportará a “colônia”. Precisaria de médicos, professores, cientistas, e uma baita de gente pra abrigar corretamente os voluntários. E é claro que seria pelo bem da ciência, por que eu duvido que é bom você sair do seu conforto terráqueo pra ficar servindo de experiência pelo resto da vida.
    Pensando pelo lado “Serei lenda” até que seria bom. Ter o seu nome na história para sempre. Mas esse tipo de regalia não compensa.

    Conclusão: Não vale a pena. Eu quero ver lula morrer, Joaquim Barbosa acabando com a corrupção obscura, meus filhos nascerem, e torcer p/ obras da Copa e Olimpíadas ficarem prontas pra em 2022 o brasileiro não ter a fama pior do que ja tem.kkkkk…

    • Eskimi Bekum:

      quero ir com voce lá vamos ter filhos marcianos kkkkk

  • Wiliam Cesar:

    Sem campo magnético, na primeira tempestade solar, todos vocês seria vaporizado.
    Marte não tem um campo gravitacional normal. E as atividades vulcânicas? Eu teria mais coragem de viajar pra um outro planeta qualquer “recém-descoberto do que pra Marte.

  • Cristiane Oliveira:

    ” É óbvio que numa pirâmide social a elite não se arrisque” Exatamente, e querendo ou não esses são as “cobaias” de q eu tava falando. Só.
    Quanto a ficar aqui “nesse planeta consumindo tudo até secar a fonte”, a menos q vc se inscreva no programa ou nos próximos, não acho q depois dos, pioneiros, cm vc disse, vão enviar todos para lá, né?? Vai ter gente que realmente vai ficar aqui até secar a fonte. Provavelmente os q não tem recursos.
    Não sei onde vc viu valores judaico-cristãos.

    Abraços

    • Duda Weyll:

      Simplesmente no elogio à individualidade na pobreza e ignorância… Antes de sermos indivíduos, somos um superorganismo que, como qualquer superorganismo (abelhas, formigas, vírus, gafanhotos), se não migrar ou agregar recursos e território, morre. Cobaias são indivíduos para teste de procedimento, se quer ver assim tudo bem, mas antes das “cobaias” irem estão sendo gastos recursos nunca antes gastos para uma expansão territorial (vide Lua, em que estávamos em uma corrida armamentista com poucas sondas antes da viagem tripulada ou vide América, que foi um tropeço na tentativa de circunavegação com pouca ciência)… Não irão todos para lá, claro, a tentativa é de manter uma colônia com envios regulares de humanos, em um ou dois séculos será uma cidade de pequeno porte, ou seja, nós, o superorganismo, teremos mais fontes de recursos para não “secar a fonte” e mantermos nossa ilusória moral de elogio à ignorância.

    • Cristiane Oliveira:

      Viu errado, pois eu sou cética em relação à religiões.
      E acho q só porque você não concorda com a opinião de alguém ou não conseguiu dobrá-la, não precisa desrespeitar essa pessoa. Você me chama de individualista, pobre e ignorante, mas parece bastante ingênuo quanto ao que ainda está por vir.

      Um abraço.
      Melhoras.

    • Duda Weyll:

      Você está chamando pessoas que passarão por uma seleção mundial voluntária, terão um treinamento de 4 anos e uma estrutura de bilhões de dólares de despreparados? Eu não lhe ofendi, você que se confundiu, pois para o elogio à pobreza e ignorância não precisa ser pobre, ignorante ou religioso, é só ter afinidade com um preceito moral explicitado no novo testamento. Eu não desejo ninguém pobre ou ignorante no mundo, querida, e também sei que é utopia não querer, mas se ameniza isso dando oportunidade de transformação pra quem é VOLUNTÁRIO, ninguém irá com um cano de calibre 12 na nuca.

  • Falcone Big:

    Que tal se a gente mandasse span com o nome dos Big Brothers ???
    Com o Pedro Bial encabeçando a lista…

    Hmm, se bem que já íamos começar poluindo outro planeta… Péssima idéia =(

  • Joaquim Guedes Batista:

    Acho isso, uma falta do que fazer, estudem outras coisas que sirva para humanidade, estive fazendo uma pesquisa, na divisa do estado do Piauí, com o estado do Ceara, o povo daquela região, não tem agua no subsolo e quando chove bem não passa dos 250mm por ano, procurem uma solução mais plausivels .

    • Jonatas:

      Acuse os verdadeiros culpado, amigo: tu, eu, e todos os brasileiros. Porque? porque aceitamos politicos corruptos custando 80.000 reais por cabeça aos cofres publicos para sustentar suas regalias; investimentos pesados em festas e emissoras mediocres cuja programaçao nao inclui uma unica informaçao util, isso sem falar em sem nem questionar pagarmos as maiores taxas de impostos do mundo para sustentar sistemas imperfeitos, presidiarios e muita gente que nao quer trabalhar.
      A ciencia e a pesquisa espacial sao os veiculos que nao so permitiram a existencia de vosso computador, mas as informaçoes de satelites que proporcionaram a pesquisa que voce citou.

    • Jalzerio Figueira:

      COncordo com jonatas, os EUA gastam 4.3 Trilhoes anuais em defesa. Uma missão à marte custará a bagatela de 60 Bilhoes… percebe que tem algo errado ? Lula sozinho tem uma fortuna “mágica” estimada em 40 bi… Lula sozinho “adquiriu” a capacidade de financiar um programa espacial só para ele… dá vontade de xingar… A viagem espacial não é o problema da humanidade… .o roubo e o militarismo paranóico , SIM. Deus nos abençoe. ” E julgará entre muitos povos e castigará poderosas nações até mui longe; e converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.” Miquéias 4:3 http://biblia.bo.net.br/jfarc/miqueias/4/3/
      Só assim se vai dar jeito no planeta terra…

    • Daniel Roberto:

      Tua resposta foi, no mínimo, fantástica! o/

    • Falcone Big:

      [BOLSA-FAMÍLIA DETECTED]

      Depois desse seu comentário, eu nunca senti tanta vontade de ir pra Marte…
      Gente que pensa como você, são os que põe os políticos corruptos no poder e depois descaradamente põe a culpa em cientistas e pesquisadores chamando os de fúteis e a toa.

      Vai lá e pede pro PT: bolsa-computador, bolsa-internet, bolsa-satélite, bolsa-roteador, bolsa-fibra-óptica…

  • joserios:

    Seria o meu sonho conhecer outros planetas e habitar nele.
    Aqui na terra não tenho nenhuma segurança de habitação talvez lá eu tenha.
    Porém para eu habitar lá preciso saber se tem como eu plantar e colher a plantação,será que lá chove como aqui na terra?
    Também quero saber se com a tecnologia que temos atual poderia nos comunicar com a terra?
    Porque sem ouvir ou assistir o E.C.B Bahia jogar fica difícil viver rsrsrs

  • Marcelo Muniz:

    Pra galera que reclamou “onde ta o link de cadastro”: “The astronaut selection program will start in the first half year of 2013. If you fill in this form, you will receive all updates and announcements regarding the Astronaut Application Program and selection criteria.”

    Ainda não da pra se cadastrar galera, o processo ainda esta para começar. Fiquem ligados nas atualizações do site.

  • Rone Firmino:

    Pouco dinheiro seria preciso não? Cada um decide usar a grana como quer, mas teria retorno financeiro? Cientifico até teria.. A unica maneira viavél, seria o patrocinio de empresas ou até pessoas bilionárias.. ( como James Cameron que chegou a patrocinar uma camera 3D para o rover Curiosity mas a Nasa cancelou).. Isto iria satisfazer o ego de muita gente: TENTAR colonizar outro planeta.. Ah tá… Que leis iriam existir lá? De qual país? É uma utopia! Mesmo se os humanos tivesem tempo de provar pra SI MESMOS que podem colonizar outros mundos, não iriam conseguir administrar o recursos do planeta á longo prazo. Haveria gerras, crimes etc… ( mesmo que utopicamente falando o terraformassem) Hum.., uma segunda Terra? Uma segunda chance de acertarmos nossas diferenças e nos auto-governarmos de novo? = Utopia desnessesária…..:|

    • Cristiane Oliveira:

      Concordo em tudo contigo.

  • Heitor Giacomini:

    http://mars-one.com/en/

  • Johnny S.:

    Uma viagem só de ida para Marte???

    E onde eu candidato a minha sogra???

  • Jean Kleber:

    Farão um Reality Show para recrutar candidatos para ir para Marte?! E os candidatos serão escolhidos por votação popular(via sms, internet)?!

    Será que é só eu que achei essa idéia ridícula?
    Não sou contra a colonização de Marte; mas esse processo de seleção é uma piada.

  • Almanakut Brasil Blogs:

    Poderiam fazer que nem aqueles caminhões de pau-de-arara, que falavam que ia para Sum Paulo e deixavam todo mundo para trás na primeira parada! Peguem os condenados de primeiro escalão, procurados pela Interpol e uma boa rapa de safados, joguem na caçamba do foguete e larguem perdidos pelo espaço!

  • Valdomiro Manzato:

    Seria ótimo para enviarmos nossos políticos…

  • jodeja:

    Muito obrigado, estou preparando condução própria.

  • Franco Picciolo:

    Estou dentro…É só começar a seleção…Estou cansado de tanto egoísmo, destruição e maldades. Gostaria de viver em um lugar onde haja muita paz e harmonia entre as pessoas.

    • Ed Alexandre:

      “muita paz e harmonia entre as pessoas” ou seja, todas as 24 =S

  • Halane Simpson:

    Onde posso me inscrever?

  • Evandro Sanguinetto:

    Faltou o link para cadastramento!!!

    • Guilherme de Souza:

      Como de costume, o link da fonte está no final do texto (http://mars-one.com/en/). Lá tem mais informações sobre como se cadastrar!

    • Asdrubal:

      O problema é que não queremos o link da fonte da informação. Queremos mesmo o link do site da inscrição. Muito agradecido 😉

  • Daniel Ferreira:

    Uma viagem só de ida? Não, obrigado.

  • Carlos Eduardo:

    Eu viajaria numa boa… Onde é que me inscrevo? 😛

  • Cristiane Oliveira:

    “Os dias em que a bravura e o número de horas de voo em jatos supersônicos eram os critérios principais acabaram.”

    Basicamente… começou a temporada de recrutamento de cobaias, né gente?

    • Asdrubal:

      Cobaias já somos neste triste planeta. Para além de cobaias, somos escravos.

    • Cristiane Oliveira:

      Exatamente, e não precisa procurar outro local pra escrever a mesma história, né? Porque as pessoas nunca mudam. Vai ser um novo começo, um novo planeta, mas a espécie e os instintos humanos são os mesmos, as “cobaias” vão acabar refazendo os mesmos passos da humanidade. Exploração do recursos até a escassez, guerras p/ tomar esses recursos para si… E óbvio q a escravidão dessa sociedade em Marte vai ser em relação a nós, porque lá não há nada ainda e eles dependerão diretamente de nós, por muitos e muitos anos.

      Os portugueses, entre outros, foram as “cobaias” , vieram para cá quando não havia realmente nada, e povoaram e exploraram o Brasil, mas séculos depois a Inglaterra um dos que detinha maior avanço tecnológico pra época nos colocou em profunda dependência financeira.

      Se vc já estudou um pouquinho sobre a colonização da América pode imaginar o que está por vir nos próximos séculos.

      Aguardaremos os próximos capítulos… Rsr

    • Jalzerio Figueira:

      Imagina gente… a problemada que isto vai dar… se faltar mulher… se um homem por força e imposição montar um harém de deixar os outros “na mão” imaginem as negociatas crimes que poderão acontecer… UM psicopata pode com facilidade ser escalado para ir e dominar o lugar…

    • Duda Weyll:

      Então, segundo você, Cristovão Colombo, Vasco da Gama, Marco Polo, Vikings e astronautas das missões Apollo eram só cobaias? Eles foram sem certeza de voltar também.

    • Cristiane Oliveira:

      Se eles não cobaias não sei o q são. Eu não sei de nenhum Rei que tenha ido junto com as esquadras nas Grandes Navegações, não sei mesmo, se houve, nunca li isso em texto algum.
      Pelo contrário, eles mandavam as frotas p/ explorar e conquistar cada vez mais recursos e enriquecer a si mesmos sob a forma do Estado.
      É triste, mas é como nas guerras medievais os trabalhadores, camponeses despreparados, iam sempre na frente e quando restavam poucos homens de pé, o exército de cavaleiros do Rei, a nobreza, esse sim treinado e qualificado aparecia para o momento importante e de fato decisivo da batalha, o fim.
      Desculpa, mas não deu pra eu não fazer a relação com isso, quando eu li que não são cientistas, nem médicos, ninguém altamente qualificado que vai pra essa missão, pelo menos não precisa ser, mas sim pessoas comuns, “qualquer um”, como tá no texto, apenas com algumas características como pré-requisito. Parece o xadrez, os peões, peças menos importantes vão na frente, e os mais importantes vão depois p/ definir o jogo.

    • Duda Weyll:

      O MarsOne e só uma das várias missões agendadas para Marte, a NASA, a China e a Rússia tem suas próprias missões, com pessoas qualificadas para pesquisa científica. Quanto a quem vai, sempre é melhor quem está abaixo da pirâmide social ir na frente, é mais uma questão de transformação do que de indivíduos menos importantes. A Austrália foi colonizada por presidiários e hoje tem o melhor IDH do mundo, os EUA foram colonizados por classes subjugadas da Europa e África e hoje são potência mundial. É óbvio que numa pirâmide social a elite não se arrisque, isso é comum até nas formigas, que mandam fêmeas esterilizadas no lugar da rainha pra reconhecer terreno, fazer juízo de valor com valores judaicos-cristãos não melhora muito, só nos mantêm aqui nesse planeta consumindo tudo até secar a fonte.

Deixe seu comentário!