A McLaren precisa de um laptop de 20 anos para manter seu supercarro F1

Por , em 4.05.2016

O supercarro McLaren F1 é com certeza especial, não só por ser o carro de produção mais rápido do mundo com um motor naturalmente aspirado, mas também porque ele precisa de um laptop de 20 anos de idade para sua manutenção.

Sim, é isso mesmo que você leu. A McLaren ainda está atendendo os 100 F1s existentes com um laptop Compaq do início dos anos 90.

“A razão pela qual nós precisamos desses laptops específicos é que eles executam um cartão CA instalado dentro deles”, explicou um porta-voz da McLaren para o portal Jalopnik. “O cartão de CA é uma interface entre o programa de computador portátil (que é baseado em DOS) e o carro”.

Se você nunca ouviu falar de um cartão CA, não é o único. O CA é um cartão de acesso condicional. Computadores modernos usam smart cards ou chaves USB com códigos de acesso especiais para acessar sistemas vulneráveis. O cartão CA é usado como hardware personalizado, parte de um sistema integrado de segurança e proteção contra cópia.

Compaq LTE 5280

Apesar de ainda utilizar laptops Compaq LTE 5280 para fazer manutenção dos F1s, a McLaren está trabalhando em uma interface nova, que será compatível com laptops modernos, de acordo com informações do Jalopnik.

Por enquanto, no entanto, essas máquinas de mais de 20 anos são a chave para a manutenção um dos carros mais velozes do mundo. [TheVerge]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

2 comentários

  • Cesar Grossmann:

    A NASA usava computadores 8086 nos ônibus espaciais pelo simples motivo de terem sido certificados para trabalhar na órbita baixa da Terra.

    • Christyan Yury:

      Lembrei-me disso na hora.

Deixe seu comentário!