Medalhas olímpicas de 2012 são as maiores e mais pesadas da história

Por , em 28.07.2011

As 2.100 medalhas criadas para as Olimpíadas de Londres em 2012 são as mais pesadas medalhas de jogos de verão que vão chacoalhar no pescoço de um atleta até hoje, com 400 gramas cada.

Elas foram projetadas pelo mesmo criador de modelos que o cineasta Stanley Kubrick usou em “2001: Uma Odisséia no Espaço”, o britânico David Watkins.

Com 85 milímetros em diâmetro, as medalhas são as maiores também – a equipe britânica até teve que ajustar os bolsos de seus ternos formais para que coubessem neles as medalhas de 7 milímetros de espessura.

A frente das medalhas tem um ícone sobreposto sobre o rio Tâmisa de Londres, e linhas geométricas que supostamente representam a energia da cidade. Nas costas, a deusa grega Nice aparece fora do Estádio Panatenáico de 1896 (dos primeiros jogos olímpicos), representando o espírito do jogo.

Enquanto as medalhas de ouro parecem perfeitas para serem derretidas e transformadas em um bom pedaço de joia, elas têm na verdade apenas 1,34% de ouro, com 92,5% da medalha sendo de prata, e o resto cobre.

Apenas os Jogos Olímpicos de Inverno, de Vancouver, em 2010, vencem as medalhas de 2012 em tamanho e peso, pesando o dobro. O recorde anterior de medalhas de jogos de verão era dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, que pesavam 231 gramas cada.[Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • João Vitor:

    Também são as mais bonitas!

  • josé:

    Já as medalhas olímpicas mais caras ( superfaturadas no minimo 150 x mais caras ) da história das Olimpíadas serão as da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.

  • nazareno dantas:

    A Grã-Bretanha acertou no design das medalhas. Mostrou que mesmo uma olimpíada sendo altamente moderna , o formato dos objetos tem que ser classico. Sem muita invenção.

  • Nivaldo Junior:

    Só vai dar atletas com o pescoço torto com torcicolos…esperamos que os Brasileiros tragam algumas de ouro dessa vez…que a última foi uma vergonha.

Deixe seu comentário!