Mensagens instantâneas podem revelar como anda a saúde do relacionamento

Por , em 7.07.2010

As palavras que escrevemos podem falar mais do que aquilo que queremos dizer. Um estudo revelou que quanto mais frequentemente as mulheres usam o pronome “eu” em suas mensagens instantâneas, mais elas estão satisfeitas com os seus parceiros. O mesmo vale para os homens: eles também relataram maior satisfação em casais onde a mulher usou “eu” em muitas mensagens instantâneas.

Este novo estudo, diferente de outros realizados em laboratórios, baseou-se em cenários da vida real, pois as mensagens instantâneas são uma ótima maneira de entender como as pessoas se comunicam no dia-a-dia de um relacionamento.

Os pesquisadores acompanharam as trocas de mensagens entre vários casais. Entre os pronomes usados, os casais usaram “eu” quase 20 vezes mais do que “nós”. E todos os casais eram mais propensos a usar palavras positivas.

Ao fim do estudo, nem todos os casais ainda estavam juntos. Foi descoberto que as pessoas que usam palavras emotivas como “grande”, “feliz” e “amor” tendem a ser mais felizes em seus relacionamentos e permanecem neles por um bom período.

Mulheres que mandavam muitas mensagens com o pronome “eu” foram 30% mais propensas a permanecer em seus relacionamentos em comparação com outras.

A explicação pode partir do fato de que mulheres que falam mais sobre si mesmas tendem a falar sobre si e suas vontades com seus parceiros, se expressando mais, e sendo mais feliz no seu relacionamento.

Outras descobertas sugerem que quanto mais os homens se utilizavam de expressões de sarcasmo positivo, como “oh que bom”, menos satisfeitos eles estavam em seus relacionamentos e a probabilidade de terminar a relação era maior. Tanto para homens quanto para mulheres, o uso de emoções negativas, como “raiva”, não estava relacionada com a sua satisfação com o relacionamento ou sua estabilidade.[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Vielmond:

    Amizade (pouco colorida ou pálida) virtual: escolher um assunto do gosto de ambos e se comunicar com mensagens CURTAS sem maior conteúdo muito pessoal , mas frequência regular incluindo temas de interesse convergente. ……….perigo : mudar de estagio e de cor quando se tratar de sexo diferente !

  • cleide:

    nao entendi nada
    nadica de nada

  • Aline:

    aaaaahhh!!! que legal!!! eu tava com medo de falar so sobre mim que tava ate diminuindo os eus das mensagens…. kkkkkkkk ja tava fazendo certo sem saber! nivel de satisfação otimo

  • Farofa:

    é mesmo? que bom!
    brinks

Deixe seu comentário!